Desde a última quinta-feira (30), as ligações locais para telefones fixos feitas a partir de orelhões não estão sendo cobradas em 2.020 municípios brasileiros. A medida foi publicada nesta terça-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e proibiu a operadora Oi de cobrar pelas ligações. A gratuidade é válida em 282 cidades do Paraná. Na região de Cambé serão 20 municípios atendidos. Os usuários dessas localidades poderão fazer as ligações gratuitas até 10 de outubro.

Segundo a Anatel, a operadora não conseguiu cumprir as metas de qualidade nos telefones de uso público, que era de ter 90% dos aparelhos em funcionamento em 30 de junho. A Oi alcançou 86%.

Somente na área da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), estão na lista: Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabaudia e Sertanópolis

A lista completa das localidades pode ser acessada no site da Anatel.

Para fazer as ligações gratuitas, o usuário só precisa tirar o telefone do ganho e discar. Se usar o cartão, o crédito não será debitado.

Em 1.278 municípios de todo o país a gratuidade vai até 30 de outubro. E em outras 742 cidades o prazo é maior ainda, vai até 31 de dezembro deste ano, porque o número de orelhões é inferior ao mínimo exigido, que é quatro aparelhos para cada 1 mil habitantes. A gratuidade pode ser prorrogada caso o índice não atinja a meta no fim do prazo.

Oi alega intempéries climáticas e problemas com fornecedores

Em comunicado divulgado no site oficial da empresa, a Oi atribui o não-cumprimento das metas ao atraso na entrega de 135 000 equipamentos por parte de fornecedores nacionais e também a intempéries climáticas. A empresa alega que “voluntariamente ofereceu gratuidade no uso de orelhões” nas cidades onde a meta não foi atingida. A Oi compromete-se, ainda, a substituir 252 mil aparelhos no período 2012/2013. A Oi é a maior operadora de telefones públicos do país, com um parque que soma 760 mil orelhões em 4 mil municípios.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.