expo_indigena1Está aberta ao público a exposição Povos Indígenas no Norte do Paraná que procura valorizar e mostrar a cultura dos povos indígenas que habitaram o Paraná há milhares de anos, de uma forma moderna onde estão presentes artesanatos, animais, áudios-visuais e material arqueológico.
Os objetos em exposição têm como marco inicial o século XVI, com a chegada do europeu e o inicio do contato e das trocas culturais na região. Segundo o presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé – FUNCAC, Marcio Berguio Martin, é Importante salientar a descoberta do Sitio Arqueológico da Fazenda Santa Dalmácia em Cambé, onde a presença indígena pode ser comprovada, através de material arqueológico presente nessa exposição. “Também é de grande importância para a história do Paraná, a descoberta da Missão Jesuítica San Joseph, quando os missionários jesuítas estiveram na região conhecida como Guairá, por volta de 1620, e que também é destacada nesse evento.”
Aberta no Museu de Cambé a exposição Povos indígenas no norte do ParanáMarcio Martin salienta que a trajetória dos povos indígenas está retratada desde os tempos onde eles ainda não tinham feito o contato com os europeus, até os dias de hoje. “Convidamos toda a comunidade para conhecer essa exposição que foi elaborada com muito carinho pelos funcionários da FUNCAC. É uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de nosso município”.
Essa exposição que apresenta a trajetória dos indígenas que habitavam a região norte do Paraná há milhares de anosvai permanecer aberta a visitação pública até 21 de fevereiro nos horários de 8:30 as 11h30 e das 13 as 17 horas, de segunda a sexta, no Museu Histórico de Cambé, localizado na Praça Santos Dumont, 161. As visitas de escolas e demais instituições, podem ser agendadas pelo telefone 3174-0291.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui