A ministra da Cultura, Ana Buarque de Hollanda, recebeu hoje, 16/02, em Brasília, a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, o deputado Alex Canziani e representante do deputado André Vargas, Wagner Pinheiro, para discutir as soluções para a reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde, destruído por um incêndio no último domingo.

A ministra afirmou que já tinha conhecimento do fato desde a última segunda-feira, 13/02, quando se encontrou com o deputado André Vargas na posse da presidente da Petrobras, no Rio de Janeiro. Vargas havia narrado os fatos a ela e entregado jornais que registraram o incêndio. Também falou com ela por telefone no dia de ontem e hoje durante a reunião.

A ministra apresentou algumas possibilidades, mas destacou que, para isso é preciso agilidade nos projetos. Entre essas possibilidades, está a conclusão do processo de tombamento pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, uma vez que o Teatro possuía apenas o tombamento pelo patrimônio do Estado e o federal estava em andamento. Uma visita dos técnicos de Brasília deverá ser agendada nos próximos dias. “Deste forma seria possível recursos para reconstrução por se tratar de patrimônio de preservação nacional”, disse Vargas.

Outra possibilidade é a inclusão do projeto de reconstrução na Lei Rouanet, para a capitação de recursos junto a empresas e pessoas por meio de incentivos fiscais. A ministra sugeriu que a UEL encaminhe rapidamente o projeto para agilizar o início da captação dos recursos.

Uma outra forma é a liberação de recursos do Governo Federal para o Ouro Verde. “Mas para tudo isso é preciso haver agilidade na conclusão da perícia, na avaliação dos estragos e na apresentação dos projetos de reconstrução, tanto por parte da UEL, como pelo Governo do Estado”, alerta Vargas.

“Temos que unir forças nesse momento para garantir a reconstrução do Teatro. O Ministério da Cultura demonstrou vontade de ajudar, esperamos agilidade nos projetos”, reforçou Vargas. 

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.