16.4 C
sábado, abril 20, 2024
spot_img

ANO DE 2013 PODERÁ TER UM DOS COMETAS MAIS BRILHANTES DO SÉCULO

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

cometa-ison-brilhante-terra-ceu-history-channelO ano de 2013 poderá ser inesquecível no que diz respeito aos cometas. Para este ano que acaba de começar, os astrônomos estão prevendo a passagem única de um cometa recém-descoberto pelos pesquisadores russos Vitali Nevski e Artyom Novichonok. Avistado pela primeira vez em setembro do ano passado e batizado como cometa Ison, este corpo celeste promete ser um dos mais brilhantes do século.

Estre cometa levou milhões de anos para chegar até nós, depois de iniciar sua viagem de uma nuvem chamada Oort – um reservatório de trilhões e trilhões de pedaços de rocha e gelo, sobras do nascimento dos planetas. Segundo os astrônomos, esta talvez seja a única viagem do cometa perto da Terra. Este corpo celeste é escuro como o asfalto e tem sua superfície esburacada e empoeirada com gelo. O cometa Ison é pequeno: possui algumas dezenas de quilômetros de diâmetro, com uma pequena tração da gravidade.

Por enquanto, este cometa só em visível em telescópios sofisticados, mas até o começo do segundo semestre ele será visível em pequenos telescópios e binóculos. Em outubro, ele passará perto de Marte e a estrutura do cometa deverá sofrer alterações. Sua superfície mudará quando o gelo responder ao choque térmico: aparecerão fissuras na crosta e pequenas quantidades de gás que aumentarão à medida que o cometa é aquecido. Seria o início da formação da cauda do cometa.

No final de novembro, o cometa será visível a olho nu, logo após o cair do dia, na mesma direção do sol poente. Sua cauda pode esticar como um holofote para o céu acima do horizonte. Em seguida, ele vai oscilar rapidamente em torno do Sol, passando a 3,2 milhões de quilômetros do astro, distância mais próxima do que a de qualquer outro planeta.

Além do Ison, outro cometa poderá ser visível neste ano. Trata-se do 2014 L4 (PanSTARRS), descoberto em 2011 e que poderá ser outro objeto que dará show no céu em 2013.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttps://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.