Audiência pública finaliza Plano de Saneamento Básico

104
A população de Cambé poderá participar da audiência pública final para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico ainda este mês de novembro. O evento foi definido para o dia 29, com início às 19h30, mo Ceprhusk (Centro de Promoção Humana Symphoriano Kopf). O endereço é Rua Rio Grande do Norte, 51, Centro.
A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Cambé, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL).
O Plano Municipal de Saneamento Básico, cuja elaboração é determinado pela Constituição Federal e legislações reguladoras, é um conjunto de ações de saneamento básico elaborado para as necessidades do município.
De acordo com os grupos envolvidos em sua elaboração, o plano estabelece diretrizes para o abastecimento com água potável, a rede de esgoto, a drenagem urbana e a limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos.
“O processo de elaboração do plano foi iniciado nos primeiros meses deste ano, inclusive com a realização de audiências públicas preparatórias na área de abrangência das bacias hidrográficas em regiões distintas de Cambé”, informa o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo César de Godoy, junto com o secretário Claudiney Gloor. “Nessa fase foram colhidas propostas apresentadas pela comunidade. Paralelamente, a FAUEL elaborou o diagnóstico da situação do saneamento básico no município”, acrescentam ambos.
Após a realização da Audiência Pública Final para que a comunidade possa conhecer a versão preliminar e apresentar propostas em pontos que exigirem mudanças, o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores, para análise e aprovação.
Em sua versão final, o plano deverá estabelecer ações emergenciais a curto, médio e longo prazos, trazendo indicativos e metas. “Seus principais pontos devem visar a melhoria da cobertura de água e esgoto no município, além da drenagem e da limpeza urbana e a gestão dos resíduos sólidos”, afirma o secretário e o técnico, que adiantam: “Em seu contexto a meta é a universalização dos serviços de saneamento básico, de forma que 100% da população seja atendida”.


Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *