Avenidas de Cambé receberão iluminação de LED

128
As principais avenidas de Cambé vão receber até o fim do mês novas luminárias de LED. A Secretaria de Obras vai instalar 500 pontos de LED 120 Watts nas vias Avenida Inglaterra, Avenida Brasil, Avenida Gabriel Freceiro de Miranda, Avenida Antônio Raminelli, Avenida Roberto Conceição e Rua Belo Horizonte. O investimento para a nova iluminação é de aproximadamente R$ 1 milhão com recursos do fundo COSIP – Contribuição do Custeio da Iluminação Pública. A Prefeitura também vai aumentar a rede, serão instalados 450 pontos de lâmpadas de vapor de sódio em outras áreas sem iluminação.
De acordo com o engenheiro eletricista responsável pelo projeto, Diego Francisco, a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas novas luminárias vai gerar uma economia de mais de 50% para o município, cerca de R$ 150 mil por ano. “A vida útil desse tipo de luminária gira em torno de 12 anos e o dá um retorno do investimento em até 6 anos e meio. Ou seja, a nova iluminação vai se pagar na metade da vida útil dela, teremos metade do tempo de uso gratuito”, argumenta o engenheiro. Diego Francisco também afirma que a manutenção das novas luminárias são mais simples e mais barata.
Mais cores
Outro grande benefício da melhoria da iluminação é a geração de conforto e segurança para os pedestres ao transitar pelas ruas. “A diferença das luzes de LED para as antigas é o conforto visual que as novas luminárias darão ao pedestre, pois a reprodução de cor das novas lâmpadas é mais elevada. As luminárias antigas não tinham a fidelidade de cor, em função do tom amarelo.” declara Diego Francisco. “A população vai perceber essa mudança logo de início, vão perceber uma cidade mais clara, com mais cores e com isso uma cidade mais segura e mais movimentada à noite”, completa.
O engenheiro eletricista também aposta que o comércio noturno vai ser beneficiado com a troca das lâmpadas nas avenidas. “A claridade que facilita a visão das pessoas no ambiente trará a sensação de  segurança para os comerciantes estenderem as horas de funcionamento do comércio. Os motoristas também terão mais confiança no trânsito durante a noite, com uma via mais iluminada terão mais facilidade de identificar pessoas, objetos e outros veículos”, afirma.
Sustentabilidade
Uma das principais características da iluminação LED é a sustentabilidade. As luminárias são mais resistente devido a sua estrutura composta por materiais mais sólidos, reduzem a poluição visual, não contém nenhum elemento poluente e contaminante, não emitem radiações ultravioletas e raios infravermelhos, sua iluminação mais clara é mais fiel às cores reais e seu consumo de energia é baixo em relação às lâmpadas anteriores. Por serem mais duráveis do que as do outro modelo, os custos com manutenção serão reduzidos, fazendo valer a pena o investimento.
Internet das coisas
Para o engenheiro eletricista, a principal vantagem do projeto é o avanço tecnológico da cidade. “Cada luminária possui um equipamento integrado que permite a conexão com internet. Ou seja, as luminárias vão criar uma estrutura de comunicação de dados que se estenderá por toda a cidade. Estamos criando uma estrutura que vai inserir Cambé no conceito de cidade inteligente utilizando a internet das coisas”, explica Diego Francisco.
Num futuro próximo toda a gestão da iluminação pública será através de uma plataforma digital. “Vamos poder controlar toda a iluminação da cidade através de um computador, tablet ou até mesmo um celular. Saberemos instantaneamente, por exemplo,  quando uma luminária em qualquer ponto da cidade parar de funcionar. Poderemos também controlar a intensidade da iluminação, aumentando em horários de grande movimento e reduzindo em locais menos movimentados, gerando uma economia de energia” argumenta Diego.
Esse sistema de iluminação já é utilizado nas principais cidades do mundo, e gera benefícios com sua eficácia na iluminação, e sua praticidade com o sistema de conexão à rede. A instalação dos 500 pontos é a primeira parte do projeto que prevê mudar toda a iluminação da cidade para a tecnologia LED. “O projeto técnico de implantação está pronto. Até 2021 pretendemos expandir para mais 2 mil pontos de iluminação dentro dos bairros e, em um futuro próximo, estender por toda a cidade”, afirma o engenheiro eletricista.


Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *