unnamed (16)No próximo dia 22, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Campanha que segue até o dia nove de maio, terá como dia “D”, a data de 26 de abril e apresentará novidades na identificação de seu público alvo. Em 2014, a faixa etária foi ampliada, neste ano, crianças de seis meses até menores cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) integram o público visado pelo Ministério da Saúde. Pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também deverão ser vacinados.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

De acordo com o Infectologista , Wilson Costa Júnior, médico do município a gripe, é uma doença que causa morte e precisa ser combatida através da prevenção “A gripe é uma doença que causa mortalidade e a vacina evita morte por complicações da gripe, com isso, os perfis que apresentam maior vulnerabilidade ( perfis divulgados pela OMS) precisam estar atentos ao período da vacinação.” O Infectologista afirma ainda, que a gripe mesmo sendo já tão conhecida por todos precisa ser tratada com atenção e medidas simples “ Para que essa doença que apresenta risco não se propague, agora com a  chegada do inverno, é aconselhável que pessoas que apresentam sintomas não se desloquem a locais de aglomeração e que ao tossir e/ou espirrar façam a utilização de lenços.”

O dia 26 de abril (sábado)foi selecionado como o dia de mobilização nacional. Nesta data, 13 postos de vacinação e  cerca de 60  profissionais de saúde de Cambé atenderão o público que se encaixe nas determinações da OMS.
Para mais informações sobre a Campanha de Vacinação contra a gripe, ligue : (43)3174-0224.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.