Cambé dá início à Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

408
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Multivacinação com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente, em especial das crianças que estão com as vacinas de rotina atrasadas. Mais de 10 tipos de vacinas para o combate de doenças frequentes estão disponíveis para menores de 15 anos de idade.
A Campanha Nacional de Vacinação vai do dia 11 até o dia 22 de setembro e é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde. As vacinas disponíveis para menores de 7 anos são: BCG, Hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A, e varicela. E entre 7 e 15 anos: Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela.As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cambé atendem das 7h às 19h. E no dia 16, sábado, será realizado o “Dia D”, data da divulgação e mobilização nacional. As UBSs funcionarão das 8h às 17h, para intensificar a Campanha. Para receber as doses, basta comparecer no local de vacinação com a carteirinha e o documento de identificação em mãos.
HPV
Foi prorrogado o prazo para a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), doença sexualmente transmissível (DST). A campanha de imunização contra a doença vai até o dia 30 de novembro, e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé. Homens e mulheres até 26 anos de idade podem ser imunizados. Gestantes e pessoas alérgicas a algum componente da vacina não podem receber a dose.De acordo com o Ministério da Saúde a vacina é totalmente segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV. Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país.Além disso, qualquer pessoa pode realizar o teste rápido para DSTs (HIV, sífilis, hepatites B e C) nas UBSs, preferencialmente gestantes, de Cambé, ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Secretaria de Saúde, na Rua Pará, 154. É necessário portar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *