Cambé está a cinco casos para declarar Epidemia de Dengue
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 18th abril 2016

epidemia-dengueMais um boletim epidemiológico foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, dia 18 de abril. Nesse documento, consta a atualização de casos notificados e confirmados de Dengue, Zikavírus e Chicungunya.
De acordo com o Boletim, não há nenhum registro de Chicungunya, um caso de zikavírus foi confirmado até o momento, existem 1.660 notificações de dengue e 295 casos confirmados da doença, ou seja, Cambé está a cinco casos de registrar Epidemia de Dengue. Essa análise baseia-se nos dados trabalhados pelo Ministério da Saúde, que apontam que em um município com pouco mais de 100 mil habitantes, 300 casos da doença configura situação epidêmica.
Esses dados não surpreendem a Vigilância em Saúde do município, que colheu o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti ( Lira’a) do dia 11 ao dia 15 de abril e segue fazendo o balanço dos números colhidos.
De acordo com o Chefe da Vigilância em Saúde de Cambé Maurício Gomes da Rocha Neto, novamente o que o poder público solicita da população é consciência. “Já traçamos quando e como serão os próximos mutirões. O início do segundo ciclo de mutirões, que irá contar com a participação de mais de 60 trabalhadores, está previsto para começar dia sete de maio, mas as datas estão sujeitas a alterações, já que é preciso alinhar a disponibilidade de trabalhadores de outras secretarias para a realização da força-tarefa, mas nada disso terá efeito se a população não cuidar de seu quintal e também denunciar casos de irresponsabilidade”.
Cambé está a cinco casos para declarar Epidemia de Dengue Para dar conta das denúncias e também por indicação da Secretaria de Saúde do Estado, a Saúde Pública criou a Ouvidoria da Saúde, onde as pessoas podem fazer sugestões, reclamações e denúncias relacionadas a área. “Registramos 46 atendimentos durante o mês de março em nosso número de telefone e 21 desses contatos foram denúncias relacionadas a dengue.E com esse auxílio direto da população, conseguimos ser mais rápidos ainda e fomos direto ao problema”, frisou a Secretária Municipal de Saúde Pública Maria de Brito Lô Sarzi.
Atenção cambeense, caso você presencie alguma situação que coloca em risco a saúde pública, como a presença de focos de Aedes aegypti em alguma residência, denuncie na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 3174-0344.

Compartilhe nossa Matéria