A Prefeitura de Cambé corre contra o tempo para entregar quatro centros municipais de educação infantil, tentando assim minimizar o déficit de vagas, que hoje gira em torno de mais de 1200 crianças de 0 a 5 anos de idade. Os números foram confirmados pelo prefeito José do Carmo Garcia (PTB). A entrega das unidades deve ocorrer até o final do ano. A construção dos novos centros educacionais tende a criar 500 vagas para o município. Hoje, mais de 1800 alunos são atendidos em Cambé.

Enquanto isso, José do Carmo concentra forças para tentar cumprir o que determina o Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014. Segundo o planejamento, os municípios deverão ampliar, no mínimo de 50%, a oferta de vagas para crianças de até 3 anos na educação infantil. A meta deverá ser cumprida até 2024. O prefeito ainda citou a promessa feita em 2015 pelo então ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, de que os recursos obtidos pelo governo federal através do pré-sal poderiam ser revertidos para a educação.

O discurso, no entanto, não vingou e as cidades brasileiras, conforme o prefeito, “ficaram a ver navios”. “Por conta disso, temos que tirar dinheiro dos recursos livres. Com esse cenário econômico adverso, é muito complicado para a saúde financeira de Cambé. Outra saída é buscar verbas estaduais ou federais”, disse.

Em fevereiro, a situação dos 17 centros de educação infantil de Cambé foi discutida na Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, vereador Paulo Soares Nora (PTB), protocolou um pedido de informação para saber como andava a situação das creches. Ele justificou que tem, nos últimos dias, tem recebido reclamações das mães que necessitam das vagas, mas não conseguem.

“No início deste ano, aumentou o numero de mulheres que partiram pro mercado de trabalho privado buscando auxiliar na renda familiar. Com isso, muitas delas ficavam com os filhos, mas agora precisam destas vagas. Estou, através da Câmara, reivindicando prioridade nesta demanda. Vamos cobrar atenção especial do prefeito”, ressaltou.

Fonte: Rafael Machado – Portal Bonde

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.