unnamed (6)Ele tem apenas 16 anos, mas acumula lutas e vitórias em dez anos de prática no Taekwondo. Demosntrou sua paixão pelo esporte desde o início e com isso, conquistou admiração, respeito e confiança, e não apenas de familiares, mas também de olhares críticos e profissionais.

Alexssandro Henrique Caus, há dois anos é um atleta preparado pelo treinador Flávio Alves. Flávio, que luta e capacita atletas na Academia Madureira, situada em Londrina, conta que sua atitude de convidar Alexssandro para integrar a equipe de cerca de 40 atletas que visam uma carreira voltada a competições, foi devido a capacidade técnica que o atleta possui “Em uma das vezes que fui assistir o combate entre atletas da região, conheci o Alexssandro. Já na primeira vez que o vi lutar, o chamei para treinar na Madureira. Vi em sua luta a sua capacidade técnica e sabia que se ele tivesse apoio profissional, conquistaria títulos.”

Assim dito, assim feito. O dia 21 de dezembro foi decisivo na vida de Alexssandro, já que foi nesta data que ele conquistou seu “passaporte” para a Seleção Brasileira de Taekwondo. A disputa que foi em Betim- MG, e reuniu seis atletas de diferentes estados, na categoria 68 kg, alcançou um nível de dificuldade extrema, já que entre os competidores estavam o Campeão Nacional de Taekwondo, o Vice-Campeão e o Campeão da Copa Brasil de Taekwondo. Mesmo neste ambiente, onde a maioria dos atletas já possuem ampla experiência, Alexssandro Caus conquistou o 3° Lugar no Grand Slam Juvenil, o que lhe deu direito a uma vaga na Seleção.

Seu treinador Flávio Alves, que segue o preparando para os próximos desafios, conta quais os planos para 2014 “ O Alexssandro entrará agora em uma rotina intensa de treinamento, temos em vista já em janeiro o ”Camping”, evento que reunirá cerca de 40 atletas, femininos e masculinos, para trocarem experiência. Em março seguimos para a China, para que ele lute o mundial.”

Quem assiste a rotina de Alexssandro mão imagina que suas batalhas ultrapassaram o tatame“ Voltei a competir após três meses parado, tive uma inflação nos músculos do quadril e não aguentava de dor, acho que tirei força da minha família para continuar e assim venci esse último desafio.”, diz Alexssandro.

O atleta que a partir de agora terá auxílio da Federação Brasileira de Taekwondo para participar das competições, sempre contou com a ajuda da família para tornar possível as viagens “Meus pais sempre deram suporte ao sonho de Alexssandro de participar das competições, mas arcar com todas as despesas é complicado, ficamos um pouco aliviados em ter um pouco de apoio da Federação, mas não são todos os gastos que serão cobertos.”, conta o irmão João Páulo, que também pratica Taekwondo. João por entender do esporte conta sobre a importância de um apoio “ Gostaria muito que meu irmão conseguisse um patrocínio, os gastos são muitos, existe o gasto com equipamentos de treino, alimentação e auxílio saúde, isso não é coberto.”

Alexssandro e seu treinador seguem elaborando treinamentos ainda mais intensos, já quem além dos campeonatos nacionais e internacionais que o atleta participará, eles também enfrentarão a novidade da troca de categoria “ Meu atleta completará 17 anos em 2014, o que altera suas características de classificação, ele passará a competir na categoria adulto”, completa Flávio Alves.

O Secretario Municipal de Esportes Fabio Fernandes, confirma fala da família “ É importantíssimo para Cambé abrigar um atleta desse porte. A Prefeitura segue acompanhando a evolução do atleta para que seu talento seja cada vez mais explorado”.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.