Campanha de Vacinação contra a Gripe continua até o dia 22 de maio

91

vacina_influenza22Dia 9 de maio, foi a data escolhida pelo Ministério da Saúde para a mobilização nacional da campanha contra a Influenza. A campanha que teve início dia 4 de maio e seguirá até o próximo dia 22, tem como público-alvo indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Cambé que aderiu a essa mobilização promoveu em suas Unidades Básicas de Saúde a vacinação dos grupos de risco durante todo o último sábado, dia 9, e considerou positiva a procura da população pela vacinação no Dia “D” da Campanha contra gripe.

Segundo estimativa do setor de epidemiologia da secretaria municipal de saúde pública, a meta de vacinação para os idosos é vacinar 11.470 pessoas. Até o dia 9 de maio, de acordo com o balanço do setor, 4.058 idosos foram imunizados, o que corresponde a 35,38%; Já a meta de vacinação para trabalhadores de saúde é vacinar 2.565 profissionais e até o dia 9 de maio, 343 trabalhadores foram vacinados, o que corresponde a 13,37% da meta. O cálculo para as crianças é vacinar 5.085 crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias e de acordo com o setor de epidemiologia, até o dia 9 de maio, 1.483 crianças foram vacinadas, alcançando 25.55% da meta; a meta para a vacinação em gestantes é de imunizar 1.043 grávidas e até 9 de maio, 243 gestantes foram vacinadas, o que corresponde a 23,30% da meta. Por fim, o planejado pela secretaria municipal de saúde pública é imunizar 171 mulheres púerperas (mulheres até 45 dias após o parto) e até o dia 9 de maio, 75 mulheres foram vacinadas, o que alcança 43.86% da meta para esta faixa.

Por enquanto, também segundo balanço geral da Secretaria Municipal de Saúde, 6.602 pessoas, ao total, foram vacinadas e a meta é imunizar 21.054 munícipes, com isso, até o dia 9 de maio,o setor de epidemiologia da cidade atingiu 29,46% da meta.

Assim como é de conhecimento geral, apenas a UPA não aplicará a vacina, mas todas as UBS continuarão promovendo a Vacinação Contra a Gripe até o final da campanha, dia 22 de maio.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito. Mais informações pelo telefone 3174-0224.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *