Campanha de vacinação contra a Dengue terá postos volantes em Cambé

70
A Secretaria Municipal de Saúde Pública divulgou as ações para a segunda etapa da vacinação contra a dengue que inicia no dia 3 de março. Todas as unidades de saúde do município disponibilizarão as doses da vacina para pessoas entre 15 e 27 anos durante o mês. Além dos atendimentos nos postos, agentes e servidores da secretaria também percorrerão colégios estaduais da cidade, faculdades e empresas para imunizar o público-alvo. Segundo a secretária de Saúde, Djamedes Garrido, o objetivo é alcançar a totalidade dessa população. “Grande parte do público da vacinação não tem a cultura de procurar as Unidades de Saúde. Por isso, estamos nos organizando para ir, literalmente, atrás dessas pessoas”, explicou. A meta da campanha é imunizar 22.492 cambeenses, a primeira etapa da vacinação apenas alcançou apenas 31% do público-alvo.
Djamedes Garrido reforça a importância da vacinação. “A vacina é uma ferramenta essencial para evitar uma epidemia da doença, já que, além de imunizar grande parte da população, a vacinação restringe a proliferação do vírus”. Em Cambé, já foram confirmados 12 casos dengue nesse ano.
Segundo dados da SESA, a imunização contra a dengue tem se mostrado duradoura depois de tomadas as 3 doses da vacina. No entanto, a vacinação não substitui os cuidados necessários para o controle do mosquito Aedes aegypti. Todos devem continuar eliminando recipientes que acumulam água para evitar a infestação pelo mosquito transmissor de várias doenças.
A vacina contra a dengue tem três doses, que devem ser administradas de seis em seis meses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde(SESA), quem não recebeu a primeira dose em outubro pode ser vacinado nesta fase da campanha. A vacinação está disponível na UBS a partir do dia 3 até o dia 31 de março.


Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *