Campanha de Vacinação contra o HPV também imunizará meninos em Cambé
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 19th outubro 2016

A campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (VPH ou HPV), que antes era disponibilizada exclusivamente para adolescentes do sexo feminino, de algumas faixas etárias, será disponibilizada também para meninos de 12 a 13 anos de idade, a partir de janeiro de 2017, segundo determinação do Ministério da Saúde.

De acordo com o MS, subtipos do vírus estão relacionados a quase todos os casos de cânceres no colo de útero, o que explica o foco inicial no sexo feminino. No entanto, ainda que em números menores e sem o mesmo nível de divulgação, o vírus HPV está também relacionado a cânceres como o de pênis, ânus e boca, tornando necessária a imunização de ambos os sexos.
O HPV é o vírus sexualmente transmissível mais comum. Cerca de 50% dos homens e mulheres sexualmente ativos nos Estados Unidos, por exemplo, já contraíram o vírus em algum momento da vida, por isso, é notório que a prevenção é a medida ideal para este tipo de doença, afirma ainda o Ministério da Saúde.
De acordo com a 17° Regional de Saúde, Cambé, assim como os outros municípios atendidos pela regional, contarão com a vacinação para meninas e meninos, em janeiro de 2017, mas a data específica ainda não foi divulgada.
Mais informações na Vigilância Epidemiológica de Cambé, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo fone 3174-0215.
Compartilhe nossa Matéria