Campanha Eu Protejo a Criança e o Adolescente da Violência Sexual é lançada dia 18 de maio
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 13th maio 2016
protejo_criancaA Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social lança a “Campanha Eu Protejo a Criança e o Adolescente da Violência Sexual”, no dia 18 de maio, a partir das 13h30, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que fica na rua Caçadores, 50, Jardim São Francisco.
O evento, que acontece no Dia Nacional Contra a Exploração e o Abuso Sexual, foi organizado com o intuito de chamar a atenção da população, como um todo, sobre esses abusos que acontecem em diferentes classes sociais em todo o mundo. Durante o evento, será apresentado aos presentes qual é o papel de cada técnico do Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS de Cambé, além da Campanha “4 Passos – Como Proteger as Crianças e Adolescentes” e também será ensinado a comunidade como preencher a ficha de identificação de violência, hoje disponível em todas as instituições educacionais do município.
Trabalho do CREAS e atuação
Desde 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS atende mulheres e famílias inteiras que sofrem ou sofreram algum tipo de abuso ou exploração sexual. Segundo a Coordenadoria do CREAS, desde o início dos atendimentos foram registrados 311 casos, ou seja, em cerca de seis anos de atuação, o CREAS atende mais de 51 casos de abuso por ano, um número alto, de acordo com especialistas da área, acredita-se que o número de denúncias vem crescendo por conta da conscientização crescente das pessoas de que a assistência social não é exclusiva do cidadão de baixa renda, ela é um direito disponibilizado a todo brasileiro, mas a coordenadoria também afirma que por mais que as denúncias estejam aumentando, há a noção por parte dos profissionais que muitos casos graves de abuso e exploração não chegam a ser registrados. O Centro de Referência Especializado em Assistência Social, atende mais de 30 mulheres hoje na unidade, além dos atendimentos psicosocial familiar.
A realização da campanha é da Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Mais informações pelo fone 3174-0452.
Compartilhe nossa Matéria