Três escolas estaduais de educação especial instaladas na mesma área no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, inauguraram nesta quarta-feira (26) o Circuito Helena Kolody – um trajeto no qual foram distribuídos textos da poetisa paranaense. A atividade envolve alunos e professores das escolas Agrícola Henriette Morineau, Integração e Treinamento do Adulto Cita e Terapêutica Vivenda.

As três instituições compartilham um pequeno bosque, no qual foram distribuídos haicais (poemas concisos de origem japonesa) de Kolody. Os poemas foram trabalhados em várias disciplinas desde o início do ano, com 240 alunos das três escolas. “Nós estamos dando continuidade a um trabalho homenageando Helena Kolody, visando o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse a diretora das escolas Maria Helena Cuduh.

De acordo com presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba, Joana Estela Gulin, o objetivo do projeto é despertar e estimular todos os sentidos nos alunos. “Com esse contato direto, nós estamos estimulando os alunos a preservarem a natureza e um melhor entendimento em todas as disciplinas”.

Na disciplina de Literatura, a professora Dalva Carnelos Resende, trabalhou as obras de Kolody com os alunos em sala de aula. “Depois da leitura, eles expressavam o que sentiram com a leitura”, disse. De acordo com a professora, o objetivo foi trabalhar a liberdade de expressão valorizando o potencial de cada aluno. Além de ler e interpretar as obras, os alunos escreveram o livro “O despertar”, com as releituras das obras da poetisa paranaense.

O projeto faz parte da proposta pedagógica da escola, apresentada pela Secretaria de Estado da Educação, no início do ano. Em todo o Estado estão sendo realizadas várias atividades pedagógicas nas escolas da rede estadual de ensino em homenagem ao centenário da escritora.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.