Três escolas estaduais de educação especial instaladas na mesma área no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, inauguraram nesta quarta-feira (26) o Circuito Helena Kolody – um trajeto no qual foram distribuídos textos da poetisa paranaense. A atividade envolve alunos e professores das escolas Agrícola Henriette Morineau, Integração e Treinamento do Adulto Cita e Terapêutica Vivenda.

As três instituições compartilham um pequeno bosque, no qual foram distribuídos haicais (poemas concisos de origem japonesa) de Kolody. Os poemas foram trabalhados em várias disciplinas desde o início do ano, com 240 alunos das três escolas. “Nós estamos dando continuidade a um trabalho homenageando Helena Kolody, visando o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse a diretora das escolas Maria Helena Cuduh.

De acordo com presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba, Joana Estela Gulin, o objetivo do projeto é despertar e estimular todos os sentidos nos alunos. “Com esse contato direto, nós estamos estimulando os alunos a preservarem a natureza e um melhor entendimento em todas as disciplinas”.

Na disciplina de Literatura, a professora Dalva Carnelos Resende, trabalhou as obras de Kolody com os alunos em sala de aula. “Depois da leitura, eles expressavam o que sentiram com a leitura”, disse. De acordo com a professora, o objetivo foi trabalhar a liberdade de expressão valorizando o potencial de cada aluno. Além de ler e interpretar as obras, os alunos escreveram o livro “O despertar”, com as releituras das obras da poetisa paranaense.

O projeto faz parte da proposta pedagógica da escola, apresentada pela Secretaria de Estado da Educação, no início do ano. Em todo o Estado estão sendo realizadas várias atividades pedagógicas nas escolas da rede estadual de ensino em homenagem ao centenário da escritora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.