C_2014112038141Um lendário festival de rock ao ar livre, realizado na zona rural de Cambé e apelidado posteriormente de “Wodstock Pé-Vermelho”, vai completar 41 anos no próximo mês. O nome oficial do evento foi “1.a Colher de Chá – Concerto de Rock Brasil” e entre as atrações se destacavam Mutantes, Joelho de Porco, o portenho Tony Osanah e a banda psicodélica Escaladácida. Também se apresentaram no festival bandas de Joinville ( Banana Tree), Curitiba (A Semente) e da região (Os Vultos e Os Bárbaro).

O Brasil vivia os terríveis tempos da ditadura militar (governo Garrastazu Médici) e a MPB dominava o cenário artístico nacional. Mas o rock brazuca pós-60 também conquistava o seu espaço. No embalo do movimento hippie e de grandes festivais do gênero que começavam a acontecer em países com os Estados Unidos e Inglaterra, um grupo de londrinenses e cambeenses teve a ideia de promover o encontro musical de dois dias no Clube Recreativo Cascata, uma chácara com um enorme campo aberto e uma refrescante cachoeira. A propriedade ficava ao lado de uma estrada de terra.

Entre os organizadores estavam Paulo Cesar Troiano, radialista e promotor cultural conhecido como Paulão Rock `n Roll, Claudio Coimbra, Wilson Vidotto, o Bidu, realizador (em 1969) do 1.o Festival da Canção de Cambé, que revelou a cantora Neuzza Pinheiro, e Carlos Alberto Cavali, baterista da banda Os Bárbaros.

Segundo relato de personagens envolvidas na história, Coimbra já planejava um festa para o Clube Cascata e precisava de uma banda para tocar. Paulão, que conhecia Arnaldo Baptista, sugeriu que trouxessem os Mutantes. Os dois foram até São Paulo, mas chegaram lá com a ideia de transformar a festa em um festival de rock. Com a possibilidade de fazer um show nos moldes do Woodstock (EUA, 1969), a respeitada banda dos irmãos Arnaldo e Sergio Baptista se interessou pela proposta. Com Mutantes na parada, convencer o Joelho de Porco, Tony Osanah e outros músicos foi mais fácil.

As dificuldades para organizar o concerto de rock pioneiro foram grandes. Mesmo assim, como muitas outras pessoas se juntaram ao grupo inicial, a divulgação pode ser feita também em outros estados.

Mochileiros

O grande dia da Colher de Chá foi 11 de fevereiro de 1973, quando muitos estudantes de Londrina e região se deslocaram até o local do evento. Mas praticamente uma semana antes já começaram a chegar mochileiros de diversas regiões do país para o primeiro concerto de Rock Brasil que se tem notícia.
Muitas barracas foram armadas no acampamento da chácara. Artesãos, hippies, moças tomando banho de cascata: o clima no local era de grande liberdade. O palco, projetado por Wilson Vidotto, tinha 15 metros  de comprimento por 7 metros de largura. De cada lado, uma torre de caixas de som com dois metros de altura. Os shows só terminaram por volta das 4 horas do dia 12,

Cambé e seu festival entraram para a história do rock nacional.

Texto: Londrix Comunicação
Contatos com a redação do Planeta Sercomtel podem ser feitos pelo telefone (43) 3323-0280 ou pelo e-mail: planeta1@sercomtel.com.br

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.