Com mais de 600 participantes reunidos no Harmonia Tênis Clube, a 2ª Conferência Municipal de Educação de Cambé, convocada pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, iniciou o processo de elaboração do 1º Plano Municipal de Educação que terá vigência nos próximos dez anos.
Professores, coordenadores, diretores e funcionários das redes públicas e privada, alunos e pais de alunos, representantes de entidades filantrópicas e outras instituições ligadas ao ensino marcaram presença no evento, que foi aberto com uma apresentação cultural.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cambé, Juliana Salles Romagnolli Peres, esta 2ª Conferência foi para convocar os diferentes segmentos da sociedade a participarem da elaboração do Plano Municipal de Educação.
No início dos trabalhos, a secretária municipal de Educação, Cláudia Aparecida Paschoal de Souza, esclareceu aos presentes sobre as etapas que deverão ser cumpridas para a elaboração do plano e como os representantes da sociedade poderão participar de cada uma delas.
Também foram apresentados aos participantes todos os integrantes do Conselho Municipal de Educação, que atuarão como intermediários diretos da população na captação de propostas para o plano. Todo o processo tem também a participação da professora-doutora Doralice Aparecida Paranzini Gorni, da Universidade Estadual de Londrina.
A primeira etapa após a 2ª Conferência será a da realização de um levantamento sobre a educação de Cambé, com ênfase para os dados sobre os alunos. Esse trabalho de cadastramento será pela internet, com o uso de um sistema disponibilizado pelo setor de informática da Prefeitura de Cambé.
Encerrado o levantamento, o resultado obtido será utilizado no estudo que definirá as propostas das ações do Plano Municipal de Educação. “Nesta etapa vamos trabalhar as necessidades de Cambé para os próximos dez anos”, esclarece a presidente do Conselho Municipal de Educação, Juliana Salles.
A terceira etapa será a da análise dos recursos disponíveis para atender essas necessidades. Só então a proposta do 1º Plano Municipal de Educação de Cambé será concluída, para ser debatida e aprovada em nova Conferência Municipal e posteriormente encaminhando para votação na Câmara de Vereadores.
Apesar das várias etapas a serem cumpridas, a presidente do Conselho e a secretária municipal de Educação, Cláudia Paschoal, acreditam que Cambé terá o seu plano definido até o início de 2012.
Quanto à participação e representatividade da população no processo, Cláudia e Juliana estão otimistas. A 2ª Conferência teve cerca de 670 participantes inscritos e, de acordo com ambas, de pessoas que representam a educação em todos os seus aspectos e também da sociedade como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.