Segunda-feira (7/4), passa a ser um dia muito especial e uma data a ser lembrada com carinho pelos trabalhadores em cooperativas do estado do Paraná. Isso por que em um evento realizado do Palácio do Iguaçu, o governador Beto Richa assinou o convênio de cooperação técnica entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop. O convênio prevê a construção de até 30 mil moradias para famílias de trabalhadores atendidos pelos sindicatos vinculados à entidade em todo o Paraná, com renda mensal de até seis salários mínimos. As casas serão construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o presidente da Fenatracoop Mauri Viana, as principais necessidades dos trabalhadores ligados aos sindicatos filiados a federação é na saúde e moradia. Ao usar a palavra durante o evento, Mauri Viana revelou que nas cooperativas do interior do Paraná muitos trabalhadores têm que se deslocar grandes distâncias até o seu local de trabalho, diariamente. “Nosso objetivo é garantir todas as condições para que nossos companheiros trabalhadores possam garantir o seu ganho, mas sem perder o vinculo com a família e tenho certeza, ao ter a sua moradia perto do seu local de trabalho, significa mais qualidade de vida e um melhor desempenho na sua função”, afirma Mauri Viana ao mencionar que a Fenatracoop representa cerca de 650 mil trabalhadores no Brasil, sendo 75 mil no estado do Paraná.

unnamed (18)A partir da assinatura do convênio, serão analisadas as necessidades de subvenção financeira por parte do governo estadual, serviços da Copel e Sanepar. A Cohapar prestará assistência técnica na elaboração de projetos de construção e de urbanismo.  “Falo sem medo de errar, há mais de 20 anos não havia um projeto como esse que vai garantir a construção de moradias dignas, onde os trabalhadores poderão viver com todo o conforto e segurança com sua famílias”, revela Viana.

Ao saber pelo presidente da Fenatracoop que o Paraná foi o primeiro estado a assinar o convênio que viabiliza a construção de moradias destinadas aos trabalhadores, o governador Beto Richa afirma: “Mais uma vez o Paraná é exemplo nacional de compromisso com a moradia e com os trabalhadores. Através desta parcerias com a Fenatracoop, estamos garantindo a dignidade através da moradia própria aos trabalhadores”.

O governador também disse durante o evento quer  Governo do Estado do Paraná tem como meta atender 110 mil famílias com projetos habitacionais. Em três anos, os investimentos na área somam R$ 4,5 bilhões. A meta de casas rurais para o campo, de 10 mil unidades, já foi superada antes do prazo, chegando já a 12 mil unidades. “Estamos fazendo uma revolução na habitação do Paraná, reduzindo o déficit habitacional do estado. Nosso governo tem compromisso com habitação”, disse o governador.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.