Cooperativas: Com a diferença de 779 votos os trabalhadores aprovaram a greve
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 23rd setembro 2015
2.851 trabalhadores votaram com o sindicato e aprovaram a greve nas cooperativas: C.Vale, Frimesa, Copagril e Cotriguaçu
2.851 trabalhadores votaram com o sindicato e aprovaram a greve nas cooperativas: C.Vale, Frimesa, Copagril e Cotriguaçu

Atendendo a determinação da Justiça do Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa realizou assembleia extraordinária com os trabalhadores das cooperativas: C.Vale, Frimesa, Copagril e Cotriguaçu. Durante os dias 21 e 22 de setembro, os trabalhadores votaram para aceitar a proposta patronal ou aprovar a greve. Já na quarta-feira dia 23 de, aconteceu a abertura e apuração das urnas.
unnamed (10)A direção do Sintrascoopa montou uma ilha de edição e exibição na sede do sindicato na cidade de Palotina, onde transmitiu ao vivo pela internet nos sites: www.sintrascoopa.com.br e www.fenatracoop.com.br toda a apuração dos votos. A Rede Brasil de Televisão Canal 10 de Palotina também transmitiu ao vivo o processo de contagem dos votos que teve início às 9h30 e terminou por volta das 12h30. “Fizemos questão de transmitir do início ao fim da apuração dos votos para demonstrar toda a ética e a transparência com que foi realizada a nossa assembleia com os trabalhadores em cooperativas da região oeste do estado do Paraná”, afirma o presidente da Fenatracoop e do Sintrascoopa Mauri Viana Pereira ao mencionar que a assembleia envolveu cerca de oito mil trabalhadores da base de representação do sindicato Sintrascoopa.

RESULTADO
unnamed (11)Depois de vários trabalhos de divulgação e conscientização dos trabalhadores da importância de todos estarem envolvidos na campanha salarial e na luta por melhores salários. O sindicato Sintrascoopa montou uma estrutura gigantesca para captar os votos dos trabalhadores. Com a finalidade de oferecer a oportunidade de todos votarem, o sindicato utilizou urnas itinerantes que foram levadas nos locais de trabalho. Mesmo com toda a tentativa de opressão e intimidação por parte do patronal, 5.040 trabalhadores votaram sendo, 2.851 votos para aprovação da greve, 2.072 votos pela aprovação da proposta patronal, 76 votos nulos e 41 votos em branco. “O trabalho realizado pela equipe da Fenatracoop e do Sintrascoopa foi brilhante e eu sempre acreditei na rapaziada. Não deu outra, com a diferença de 779 votos, os trabalhadores aprovaram a greve e deram a oportunidade do sindicato, em greve lutar por melhores salários”, comemora Mauri Viana.
De acordo com Viana, agora a direção do Sintrascoopa vai oficializar as cooperativas do resultado da assembleia e comunicar o prazo de 72 horas para que as cooperativas se manifestem com relação a decisão dos trabalhadores pela greve e no dia 1º de outubro deve paralisar as atividades nas cooperativas. “Pedimos aos companheiros trabalhadores que a partir do dia 1º de outubro, não venham ao trabalho, fiquem em casa, assim vão evitar maiores transtornos”, ressalta Mauri Viana.

Compartilhe nossa Matéria