DER publica edital de licitação das passarelas da PR 445 na região de Cambé e Londrina

357

O Departamento de Estradas e Rodagem – DER publicou nesta segunda-feira (17) o edital de licitação das três passarelas da PR 445. A abertura da licitação será no dia 17 de agosto, às 9h30, informou do deputado Tiago Amaral (PSB).

Uma delas será em frente ao supermercado Tonhão, em Cambé. A outra fica em frente ao Iapar e a terceira no Jardim Acapulco, em Londrina. “Nós tivemos uma grande batalha com outras regiões do Estado para manter os recursos que já estavam previstos no orçamento do ano passado para este ano. O Estado é muito grande e outros parlamentares de outras regiões queriam priorizar outras ações, mas conseguimos manter esses recursos para Cambé e Londrina”, comentou Tiago Amaral.

O montante passa de R$ 2,5 milhões. A previsão é que elas fiquem prontas até maio. “Após o lançamento do edital são mais dois meses para a conclusão do processo. Claro que tudo depende da tramitação porque pode ocorrer uma ação impetrada por um concorrente que não concorde com o resultado. Após a assinatura, serão mais 180 dias para a conclusão das obras. Por isso, a nossa expectativa é que até maio as passarelas sejam entregues à população”, explicou.

Novo projeto do Contorno Norte prevê mudanças no traçado

Em reunião que ocorreu na última sexta-feira (14), na Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, entre a Comissão de Infraestrutura de Londrina e o DER, marcada por Tiago Amaral, a concessionária Econorte apresentou o novo projeto do Contorno Norte, uma das principais obras da região. O projeto, dividido em três etapas, traz mudanças em relação ao anterior. A primeira etapa é de Ibiporã até a PR 545, a segunda da PR 545 até a PR 445 e a terceira da PR 445 até Cambé. “Em função do crescimento urbano das cidades, o traçado foi estendido mais para o norte com aumento de 4 km de extensão do trecho, mas os pontos de partida e chegada continuam os mesmos”, explica Tiago Amaral. Assim que o DER aprovar o projeto, será feita a licitação.

Outra importante obra para a região de Londrina, a duplicação da PR 445 até Irerê – um trecho de 15km – terá três novas pontes. O projeto é do DER e a licitação está prevista para ocorrer até o final do ano. Os recursos no valor de R$ 250 milhões estão previstos no orçamento, explicou o diretor geral do DER, Nelson leal Junior, durante a reunião convocada por Tiago Amaral.

“Não há mais espaço para projetos pensados apenas pelos governos. Eles devem ser construídos em conjunto com a sociedade civil organizada que deve apontar as prioridades para a região. Assim teremos mais transparência e também maiores resultados de desenvolvimento para a nossa região”, explica o deputado Tiago Amaral. A comissão volta a se reunir em um mês.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *