Escola de Pais, uma parceria entre assistência social e educação
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 3rd julho 2015
cras_escoladepaisA Secretaria Municipal de Assistência Social de Cambé, através do Centro de Referência da Assistência Social do Jardim Novo Bandeirantes (CRAS) realizou o primeiro encontro de 2015 da Escola de Pais, da Escola Estadual Dom Geraldo Fernandes, no Jardim Silvino, no dia 1° de julho e contou com a participação de 38 pais. O tema tratado foi, CRAS e famílias: uma importante relação.
Essa reunião de pais é fruto da primeira reunião do comitê local que aconteceu no dia 17 de junho, quando o CRAS se colocou a disposição para realizar palestras e conversas com a rede que participa deste Comitê. A escola prontamente disponibilizou esse momento a partir do Projeto “Escola de Pais”.
“A importância dessa reunião é estreitar relações com a rede de atendimento às famílias que são referenciadas pelo CRAS nesse território, bem como orientá-los em relação aos seus direitos socioassistenciais”, afirma a assistente social Mileni Alves Secon.
O CRAS é uma unidade pública e representa a principal estrutura física do programa Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF), que oferece proteção básica e modifica, por meio de ações, a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.
A partir da realização do Cadastro único, o CRAS do Jardim Novo Bandeirantes oferece vários benefícios como o Bolsa Família, Tarifa social, auxílio alimento, vale-transporte, auxílio-funeral, Benefício de Prestação Continuada e passe livre. No local são realizadas diversas oficinas socioassistenciais como dinâmicas de grupo, oficina de Patch Work, bordados em geral, trabalhos em MDF, brinquedocras dentre outras.
O PAIF tem por finalidade o protagonismo das famílias de acordo com as necessidades de cada uma delas.

 

Compartilhe nossa Matéria