Falta de chuva ameaça abastecimento de água em 21 municípios do Paraná

70

A Sanepar volta a recomendar que a população consuma água tratada de forma racional. Apesar das pequenas variações nas temperaturas e das chuvas esparsas dos últimos dias, em vários municípios a situação é crítica ou de alerta.

Permanecendo a estiagem, o calor e o excesso de consumo, poderá ocorrer problema no abastecimento de água nos próximos dias em São Mateus do Sul, Rio Azul, Rebouças, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Iracema do Oeste, Vera Cruz, Terra Roxa, São José das Palmeiras e Nova Aurora.

Sem chuva nos próximos 15 dias, podem ter problemas no abastecimento de água: Pranchita, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Nova Prata, Vitorino, Bom Sucesso do Sul, São Jorge do Oeste, Verê e Cambará.

Nesta segunda-feira (13), moradores de regiões altas, que não possuem caixa de água para armazenar o produto em seus imóveis, podem enfrentar dificuldades. As principais áreas nesta situação são Jardim Esplanada, em Ponta Grossa, e Vila Flores, em Prudentópolis. Também estão sendo afetados, em pontos dispersos, os endereços mais distantes e mais altos de Irati, Mallet, Ortigueira e de Santo Antônio da Platina. Em Toledo, a estiagem comprometeu o nível de água de dois poços, reduzindo o fornecimento de água tratada para as regiões mais altas.

Em São Sebastião da Amoreira, o poço que abastece a cidade apresenta déficit na oferta de água, com reflexos em toda a cidade. Em Jardim Alegre, onde a vazão dos poços caiu 25%, caminhões-pipa levam água até os reservatórios da Sanepar para reforçar a disponibilidade de água. Para os moradores de Cianorte, o sistema de rodízio, implantado em 7 de fevereiro, será mantido por tempo indeterminado.

COMO COLABORAR – Para reduzir o consumo de água tratada reduza o tempo no banho; não lave carro e calçada com água tratada. Reutilize a água usada no tanque ou máquina de lavar para limpar calçada, canil, molhar as plantas.

Oriente a família a mudar os hábitos de consumo. Até as crianças podem economizar, ensine-as a fechar a torneira enquanto escova os dentes. Ao lavar a louça, use a cuba da pia; ensaboe tudo de uma vez e só abra a torneira para enxaguar. Ao fazer a barba, mantenha a torneira fechada.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *