CLINICA DE PODOLOGIA CAMBÉ Av. Canadá, 610 Sala 311 Centro Comercial Canadá- Centro, Cambé WhatsApp: (43) 9.9918-7889 - Telefone: (43) 3254-7433 Av. Canadá esquina com Rua Holanda
CLINICA DE PODOLOGIA CAMBÉ Av. Canadá, 610 Sala 311 Centro Comercial Canadá- Centro, Cambé WhatsApp: (43) 9.9918-7889 - Telefone: (43) 3254-7433 Av. Canadá esquina com Rua Holanda
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

Chamamos podopatias às doenças nos pés e a que mais se destaca, especialmente no sexo feminino, onde a incidência é maior, são as fissuras calcâneas, também conhecidas por rachaduras nos pés, caracterizadas por lesões lineares ou estreitas da pele.

Segundo a Podóloga Jucélia Rodrigues as lesões lineares são decorrentes de espessamento, endurecimento e perda da elasticidade da pele, fazendo-a se abrir e rachar.

Levando em consideração sua espessura, podemos observar vários tipos de fissura calcânea; algumas fissuras fazem lesões superficiais e outras acometem tecidos mais profundos, ocasionando sangramento, por ocasião de espessamento e endurecimento da camada superficial da pele. Afirmou a Podóloga Viviane Oliveira

PRINCIPAIS CAUSAS DAS FISSURAS CALCÂNEAS:

  • Andar e pisar incorretamente;
  • Causas hereditárias;
  • Frio, calor (alterações climáticas);
  • Pouca hidratação ( não beber a quantidade de água recomendada);
  • Diabetes, pele ressecada, pele sem sensibilidade;
  • Alterações vasculares;
  • Complicações da psoríase;
  • Micoses;
  • Agressões químicas;
  • Andar descalço; usar sapatos abertos nos calcanhares (sandálias);
  • Nos casos mais complicados, as fissuras poderão sangrar, poderão ficar muito dolorosas e poderá haver risco de contrair infecções bacterianas, porque o pé ficará em contato com o chão ao pisar.

PREVENÇÃO DE FISSURAS CALCÂNEAS OU RACHADURAS NOS PÉS:

Segundo as podólogas da Clinica de Podologia Cambé é errado lixar bastante os pés, pois eles ficarão com a pele muito fina e sem queratose (pele morta), aumentando as fissuras, dai o organismo entende isso como uma agressão e trata de se proteger, formando mais queratose. Somente a podóloga, profissional responsável pelo tratamento dos pés, deverá saber a quantidade de queratose a ser removida sem prejudicar a integridade e a saúde dos pés.

RATAMENTO DAS FISSURAS CALCÂNEAS OU RACHADURAS NOS PÉS:

Hidratação dos pés. Para hidratar as fissuras calcâneas, existem vários tipos de hidratante, devendo-se evitar os que contenham ácido salicílico em sua fórmula, pois é contraindicado nos portadores de diabetes, que têm a pele muito ressecada em consequência da diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), agravando mais os riscos de complicações.

É recomendável procurar a Clinica de Podologia Cambé para orientação de uso de produtos adequados e técnicas corretas para amenizar as rachaduras e fechar as fissuras; tudo isso depende da causa e da colaboração do cliente.

Fissuras profundas e demoradas para fechar, poderá ser decorrente de diabetes; nesse caso o cliente deve ser encaminhado a um dermatologista ou algum outro especialista para o diagnóstico das causas das fissuras calcâneas.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.