Grupo entregou documento aopresidente da Casa com solicitações da área empresarial
Asenadora Gleisi Hoffmann (PT) recebeu, na manhã desta terça-feira (29), emBrasília, 52 representantes do Espaço Mulheres Executivas do Paraná, associaçãoque reúne mulheres empenhadas no fortalecimento das relações empresariais. Depoisde um café da manhã no restaurante do Senado, o grupo se dirigiu ao gabinete dapresidência para entregar ao presidente da Casa, senador José Sarney, documentocom solicitações da área empresarial.
Odocumento aborda três questões referentes à melhoria do ambiente para aatividade econômica no Brasil. Uma delas refere-se à reforma tributária. Ogrupo pede a desoneração de tributos nas folhas de pagamento. Outrareivindicação é a criação de cursos profissionalizantes para beneficiários doPrograma Bolsa Família. Gleisidestacou os investimentos do Governo Federal no ensino técnico no Paraná e vaipropor que quando os beneficiários do Bolsa Família forem cadastrados, tambémfaçam inscrição em curso de qualificação profissional.
Aaplicação de um índice mínimo de 30% de mulheres nos conselhos federais e nasdireções das empresas públicas é o terceiro tópico abordado no documento.GleisiHoffmann acredita que é possível atender às reivindicações do grupo. “Estamosencaminhando os debates para atender todas as solicitações. É claro que têmalgumas questões que acabam levando mais tempo para serem analisadas, como é ocaso da reforma tributária. Mas nós já temos o compromisso da presidente DilmaRousseff de enviar ao Congresso, ainda este ano, algumas propostas para a desoneraçãode tributos como, por exemplo, a retirada do INSS patronal e do salárioeducação das folhas de pagamento. Isso vai ter um impacto significativo. Quanto àparticipação das mulheres no comando das empresas, temos que fazer um pacto coma sociedade”, afirmou a senadora, acrescentando que a maior participaçãofeminina nas bancadas do Senado e da Câmara será um tema da pauta da reformapolítica.

ParaGleisi, a entrega do documento à presidência da Casa contribui para a atuação dassenadoras no Congresso. “Queremos sensibilizar o presidente pela nossa causa. Éimportante que ele saiba que tem um grupo de mulheres organizadas, que têmmetas, objetivos e querem fazer a diferença nesse debate”, destacou.
A diretora financeiraexecutiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff, fez uma avaliação positiva do evento. “Conseguimos mobilizar váriaslíderes do Paraná, tanto da iniciativa pública como da iniciativa privada, quesão grandes formadoras de opinião. Viemos em apoio a nossa senadora, que énossa líder. É nosso primeiro contato no Senado e entendemos que será um passoimportante para o empoderamento e reconhecimento das mulheres profissionais nodesenvolvimento do Brasil’, afirmou.
Segundo a presidente do Espaço Mulheres Executivas,Regina Arns, as reivindicações não se referem apenas ao Paraná. “Acredito que são inquietações a nívelde Brasil. Estamos buscando alternativas e propondo soluções para construirmosde forma conjunta”, frisou.
MANDATO

Durante o encontro, Gleisi afirmou que assuntos relacionados à economia, àsáreas de fronteira, à agricultura e a preocupação com questões de gênero serão focopermanente do seu mandato. A senadora também abordou as oportunidades que podemse abrir para empreendedores do Paraná com a construção de um linhão detransmissão de energia gerada em Itaipu para o Paraguai. A obra deve serconcluída até 2012 e possibilitará a industrialização do país vizinho, que hojeenfrenta apagões e problemas de distribuição de energia que impedem um processode industrialização.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.