Governador confirma instalação em Londrina da segunda UPS do interior

108

O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (14), em Londrina, que o governo instalará em dezembro na cidade a segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) do interior. O anúncio foi feito durante o lançamento da Operação República, que reforçará o policiamento durante o feriadão. A cerimônia marcou também o início do estágio operacional de 2 mil alunos soldados da Polícia Militar, que durante a operação irão para as ruas pela primeira vez.

A UPS de Londrina será a 12ª do Estado. As 10 primeiras estão instaladas em Curitiba. No mês passado, o governo instalou em Cascavel a primeira base do interior. “Os resultados nas áreas de UPS são muito satisfatórios. Há redução da violência e mais tranquilidade no dia a dia da população. É isso que queremos também em Londrina”, disse Richa.

O governador lembrou que as UPS fazem parte de um grande conjunto de investimentos em segurança que o governo estadual vem fazendo desde o ano passado. “Em 2011 anunciamos a contratação de 3 mil policiais  – a maior já feita no Estado – e há quatro meses anunciei um novo concurso, que vai contratar mais 6 mil”, disse.

Richa informou ainda que o governo encerrou nesta quarta uma das etapas da licitação para a compra de cerca de 1.250 viaturas com tecnologia embarcada. Ele lembrou também que foi autorizada uma concorrência internacional para a compra de dois novos helicópteros. Com isso, será possível instalar uma base do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) Foz do Iguaçu, semelhante a que já existe em Londrina..

NOVOS POLICIAIS – “Agora, temos aqui novos policiais, prontos para ir para as ruas, garantindo mais segurança à população”, afirmou o governador. Para Londrina, são 114 novos policiais que iniciam o estágio operacional supervisionado. Eles vão se juntar ao efetivo do 5º Batalhão da PM, que é de 613 policiais.

No Estado todo, mais de 2 mil novos policiais militares começaram nesta quarta-feira a fase de estágio, que terá 800 horas. A fase teórica, já encerrada, teve 1.195 horas de aulas.

“É mais uma etapa do cumprimento das metas do governo na área de segurança, que incluem a ampliação do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil”, disse o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques. “Só na Polícia Civil incorporamos 372 policiais no ultimo mês. Agora, reforçamos o sistema de segurança da região com os novos policiais militares.”

FERIADÃO – A Operação República, lançada oficialmente em Londrina, vai intensificar o policiamento em todo o Estado durante o período de feriado prolongado da Proclamação da República. Nos cinco dias, serão realizadas operações bloqueio, saturação, além de abordagens a pessoas e vistorias a veículos e estabelecimentos.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Roberson Bondaruk, os principais alvos da ação serão locais de grande circulação de pessoas e carros, além de bairros residenciais e áreas comerciais. “No feriado, muitas pessoas resolvem viajar, visitar familiares e amigos e acabam sendo alvos dos marginais, por isso reforçamos a segurança em todo o Estado”, disse.

Os policiais militares realizarão policiamento ostensivo preventivo fardado e reservado, à pé e motorizado, por meio de patrulhamento e policiamento presença. A operação, que começou às 17 horas desta quarta-feira (14/11), vai até a última hora de domingo (18/11).

RODOVIAS – Os mais de 12 mil quilômetros de estradas estaduais também terão policiamento intensificado durante o feriado prolongado. Serão realizadas operações de fiscalização com o uso de radares eletrônicos e bafômetros, a fim de coibir o alcoolismo ao volante e o excesso de velocidade.

Cerca de 40 mil veículos devem descer para o Litoral pelas rodovias estaduais PR-508, PR-407 e PR-412. Para estas estradas, será dobrado o número de policiais militares rodoviários.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *