Governo promove reuniões do Consocial em Umuarama

87

O Governo do Paraná e a Associação dos Municípios do Entre-Rios (Amerios) promoveram nesta sexta-feira (02), em Umuarama, encontro regional de preparação para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A reunião faz parte de uma série de 18 conferências. As próximas serão realizadas em Cascavel no dia 05 e União da Vitória, Cambé, Matinhos, Paranavaí, Laranjeiras do Sul e Curitiba no dia 09.

As conferências regionais dão início à discussão sobre transparência e controle social da gestão pública e elegem os delegados para a etapa estadual, que será realizada em março de 2012, em Curitiba. A etapa nacional reunirá todos os documentos elaborados pelos estados e será realizada em maio de 2012, em Brasília.

“São encontros importantes com oportunidades para a discussão da gestão pública, transparência e controle de gastos. A reunião de Umuarama foi ótima e congregou 32 municípios”, disse o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz, que também é coordenador do Consocial no Paraná. Em Umuarama participaram cerca de 100 pessoas das discussões.

Sob a coordenação da Controladoria-Geral da União (CGU), a Consocial tem como principais objetivos a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. Mauro Munhoz explica que a conferência opera com quatro eixos: transparência, engajamento da sociedade, combate à corrupção e atuação dos conselhos de políticas públicas como estâncias de controle.

AEN



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *