unnamedUm projeto que se fortalece a cada ano, vem conquistando cada vez mais infraestrutura para proporcionar a seus colaboradores e participantes, condições de trabalho e conforto para a efetivação das tarefas. O Programa Hortas Comunitárias segue como uma das ações da Secretaria de Assistência Social e conta com os trabalhos da Secretaria Municipal de Obras e Companhia de Desenvolvimento de Cambé-COMDEC que executam as intervenções estruturais necessárias para elaborar ainda mais esse projeto que abriga 23 hortas.

Esse é o caso da Horta do Jardim Santa Isabel, que esperava pela construção de uma calçada em volta da plantação, que abrange um quarteirão. Segundo informações da COMDEC, a calçada que conta com 195m² de concreto, contará também com sinais de trânsito e acessibilidade.

A construção que era uma reivindicação antiga da comunidade ficou pronta no final de março e já gera mais facilidade no acesso as hortas “Essa calçada representa muito para as pessoas que trabalham aqui. Em dias de chuva já entrávamos na horta com dificuldade com todo o barro, agora a acessibilidade é muito melhor”, conta a Vice-Presidente da Horta do Jardim Santa Isabel, Laurinda Maria de Oliveira Camargo. Outro Horticultor que fala sobre o Programa, é Antônio Fernando de Souza “Além da calçada, que ajuda a transição dos trabalhadores da horta e moradores dos bairros, a Prefeitura através da COMDEC, instalou um portão que reforça a segurança de nossas plantações.”

Odair Paviani e Sergio Amaro Oliveira, que coordenam o Programa Hortas Comunitárias de Cambé destacam os investimentos feitos nesse projeto “Vemos essas estruturações acontecendo e ficamos satisfeitos, pois não há como dar continuidade a um Programa tão importante sem investimento. Com essa obra, que proporciona ao Jardim Santa Isabel e aos Jardins Tupi, Esperança e Bairro Bela Vista, mais segurança no trajeto e conforto, temos condições de trabalhar melhor.”

A Horta Comunitária do Jardim Santa Isabel, que conta com um Presidente, João Lisiere, Vice-Presidente, Tesoureiros e Conselheiros, mostra seu valor diariamente, produzindo hortifrutis orgânicos de qualidade, acumulando mais de 150 vendas por semana.

Segundo os moradores essa vitória se dá através da luta de todos os participantes do Programa “Nós comemoramos muito essa calçada, pois é algo que dá ainda mais valor ao nosso trabalhão. Essa vitória é nossa e do Vereador Rômulo que sempre esteve conosco reivindicando essa construção”, conta Laurinda Maria de Oliveira Camargo.

As Hortas Comunitárias de Cambé é um Programa Municipal, que integra as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social. Esse Programa mantém seu cadastro apto a novos registros de pessoas durante todo o ano Mais informações: (43)3174-0185.

Foto: Gisele Cabrera
Fonte: Emily Müller Gusmão
Relações Públicas Prefeitura de Cambé

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.