Crianças, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social formam o público-alvo atendido pelas ações sociais e gratuitas promovidas pelo hospital com foco na promoção da saúde.

Amanda de Santa

A responsabilidade social sempre norteou o trabalho do São Francisco Instituto Vida. Durante mais de 70 anos de história, a instituição já realizou uma série de ações e projetos gratuitos em benefício da comunidade cambeense. Esse trabalho entra em uma nova fase em 2018. Mulheres, crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social formam o público-alvo dos três principais programas sociais conduzidos pela instituição: Aprendendo a Ser Mãe, Um Olhar para o Idoso, e Campanha Viva Melhor.

Foto: Mônica Souza

O foco do programa Aprendendo a Ser Mãe é oferecer atendimento humanizado às gestantes durante o pré-natal, parto e puerpério. O hospital é um dos cinco do Paraná entre os participantes da segunda fase do projeto Parto Adequado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que visa reduzir o número de cesarianas sem indicação clínica por meio da promoção da educação continuada, incentivo ao parto normal e humanizado e ao aleitamento materno.

Em abril, a instituição inaugurou o Quarto de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) e se tornou o primeiro hospital da região a investir em uma estrutura física especialmente projetada e equipada para oferecer conforto, segurança e privacidade às gestantes em trabalho de parto. O espaço possui cama, banheira de imersão, televisão, frigobar, banheiro privativo, iluminação especial, bola suíça e banqueta de parto, que atuam como métodos não farmacológicos para alívio da dor. Doulas e acompanhantes são bem-vindos.

Foto: Divulgação

Dentro do programa Um Olhar para o Idoso, o destaque é a oficina Memória Eu Estimulo a Minha, que já está na segunda turma. As atividades com grupos de pessoas com mais de 60 anos são conduzidas pela assistente social e gerontóloga, Liz Clara Campos, semanalmente, no auditório da instituição. Para humanizar o atendimento ao idoso, a instituição investiu recentemente em adequações na estrutura física e treinamento profissional das equipes.

A gestora financeira do São Francisco Instituto Vida, Michele Sonomura Casimiro, explica que as ações socioeducativas para os idosos são acompanhadas por profissionais de diversas áreas da saúde, que avaliam, monitoram e orientam os participantes na prevenção e tratamento de doenças crônicas. “A nossa intenção é aumentar e diversificar as atividades para que mais idosos se interessem em participar e recebam acompanhamento”, adianta.

Dentro da Campanha Viva Melhor estão incluídas as ações de voluntariado; serviços gratuitos oferecidos em datas comemorativas do calendário de saúde – como aferição de pressão, orientação nutricional, testes de glicemia, para citar alguns exemplos -; procedimentos cirúrgicos e atendimentos em parceria com o poder público municipal; e disseminação de informações relevantes de saúde, nos canais da instituição, com o objetivo de conscientizar para uma vida mais equilibrada e saudável.

A administradora hospitalar do São Francisco Instituto Vida, Keila Cinara Feltran Chinaglia, explica que todos os projetos foram pensados para atender a demanda do município de Cambé numa integração entre as áreas da saúde e assistência social. “Com essas ações esperamos contribuir para a prevenção de doenças, humanização do atendimento, redução da fila de espera do SUS [Sistema Único de Saúde] para alguns procedimentos, promoção de educação continuada dos profissionais de saúde”, cita.

Michele Casimiro explica que os eixos e diretrizes de cada programa foram escolhidos de acordo com o que preconizam os ministérios da Saúde e de Desenvolvimento Social, as políticas públicas do país e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Fornecer informações multissetoriais, promover a saúde e a prevenção são ações fundamentais”, afirma. Segundo ela, as atividades visam contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil, envelhecimento saudável e promoção do bem-estar da população.

Sobre o hospital

O São Francisco Instituto Vida é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende convênios, particulares, cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS), e oferece serviços médicos e hospitalares de urgência e emergência. Possui em sua estrutura Pronto Socorro 24 horas; Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Centro Cirúrgico; Unidades de Internação; Centro de Especialidades; Laboratório de Análises Clínicas (Clinilab); e Serviço de Imagem (Ultramed). A instituição está localizada na Rua Presidente Kennedy, 163, no centro de Cambé.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.