Um posto de combustível foi notificado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) por poluir a nascente do Cambezinho, o qual alimenta o Lago Igapó. Há cerca de dez dias fiscais do IAP encontraram peixes mortos e espuma grossa no Vale do Cambezinho localizado próximo à divisa de Londrina com Cambé.

De acordo com o chefe do IAP em Londrina, Andrew Pinheiro, o resultado de uma análise de material confirmou uma elevada presença de detergente no Cambezinho. ”Havia 2,4 miligramas por litro. Estava cinco vezes acima do limite de 0,5 miligrama. E isso porque no ponto em que foi feita a coleta o detergente já estava mais diluído”, afirmou.

Conforme Pinheiro, o posto de combustível não possui licença para fazer lavagem de veículos. O material utilizado pelo lavador estava sendo despejado na rede pluvial, que desemboca no Cambezinho. ”O lavador foi embargado e a empresa foi notificada para se apresentar no IAP. Se não houver obediência serão tomadas medidas punitivas, como multas”, afirmou Pinheiro.

Além da notificação do posto de combustível, fiscais do IAP encontraram também pelo menos três pontos de lançamento de esgoto clandestino no Cambezinho. No entanto a origem do material, que provavelmente vem de casas da região, não foi identificada, conforme o chefe do IAP. A reportagem tentou contato com o proprietário do posto de combustível, mas não obteve sucesso.

Fonte: Folha Web

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.