14 mil candidatos concorrem às 5.087 vagas ofertadas neste ano pela universidade

Começou às 14h deste domingo (11) a segunda fase do processo seletivo 2011/2012 da UFPR. Hoje, os candidatos aprovados na primeira etapa do vestibular realizam a prova de compreensão e produção de texto. Amanhã (12) é a vez das provas específicas, que variam de acordo com o curso. Os portões foram abertos às 12h45, quando as filas de estudantes já preenchiam a entrada dos campi.

Dos 15.093 aprovados na primeira fase, 14.064 compareceram à prova de hoje. 1029 faltaram, o que representa 6,81% do total de candidatos.

O reitor Zaki Akel Sobrinho esteve presente no campus Agrárias no momento da chegada dos estudantes. Conversando com os candidatos, ele fez questão de ressaltar o clima de tranquilidade nos locais de provas. “Gostaria de parabenizar o Núcleo de Concursos por mais um vestibular bem sucedido. Eu estive em outros campi e o clima é de total sossego. Essa é a marca da organização da universidade”, salientou.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, professor Raul Von der Heyde, a segunda fase costuma de fato correr sem maiores problemas, mesmo nos campi com maior concentração de estudantes, como no Centro Politécnico, no campus Botânico e na PUC-PR. No campus Agrárias, cerca de 800 estudantes realizam as provas para os cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e para o curso de formação de oficiais da Polícia Militar, além dos candidatos que possuem necessidades especiais.

Neste ano, o vestibular da UFPR teve o maior número de inscritos desde 2004, ultrapassando a barreira dos 50 mil candidatos. Para o reitor, essa marca mostra a força da instituição. “Isso sinaliza que nós temos uma boa imagem perante a comunidade. Nós só tomamos as providências para que eles façam as provas da forma mais tranquila possível”.

Hoje, a duração máxima da prova é de 4h30. Para segunda-feira, depende do curso. Os que têm apenas uma prova específica têm duração de 2h30 e nos que têm duas provas, a duração é de 5 horas. A expectativa do Núcleo de Concursos é de que o resultado final do processo seletivo 2011-2012 seja divulgado no dia 6 de janeiro, dependendo do cumprimento do prazo de divulgação do Enem, previsto para o dia 4.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho acompanhado as sessões da cãmara pela internet. Como soou usuário do transporte coletivo para me deslocar até a faculdade observo que o vereador Paulo Tardiolle é o que mais tem se empenhado para melhorar e regularizar a situação da cidade. No entanto, como sou primo de um ex-prefeito não gosto quando o Tardiolle fala que todas as administrações passaram e ninguém teve coragem para fazer licitação. Mas como o vereador Paulo Tardiolle está correto em sua afirmação não tenho argumentos para debater. Mas agora chegou a hora de ver se este vereador é realmente diferenciado ou é mais um que vai enterrar sua carreira política, pois se conceder mais um ano de prazo para TIL trabalhar sem licença, fará parte dos covardes que passaram e não resolveram. Será que o longo discurso que o senhor faz na Câmara vai acabar servindo também para você Tardiolle. O Santo Amaro ainda tem esperanças em você. Não nos decepcione.

  2. Esse Elder “desenhista cego”, se não fosse a boquinha arrumada pelo mano (defensor do nepotismo) já tinha morrido de fome. Até uma criança faz rabiscos como o dele. Tão dizendo por aí que o cargo dele é cabide e o homem não trabalha de jeito nenhum e que nunca gostou de trabalhar. Já que ele gosta de fazer graça, vamos colocá-lo na rodinha. Queremos saber do governador se ele permite funcionários fantasmas em seus quadros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.