Manchete dos Jornais desta quinta-feira, 04 de Junho de 2015
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 4th junho 2015

Governo e deputados fecham proposta de reajuste salarial até 2017 para pôr fim à greve
Representantes do governo estadual e deputados acertaram ontem um plano de reajuste salarial para os servidores até 2017. Pela proposta, o funcionalismo teria reajuste de 3,45% em outubro, em parcela única, e a inflação de 2015 seria zerada em janeiro de 2016. As perdas inflacionárias do próximo ano seriam pagas em janeiro de 2017 – quando os servidores também ganhariam um adicional de 1% referente às perdas não pagas de 2015. Os sindicatos de servidores vão convocar assembleias nos próximos 4 dias para decidir se aceitam a oferta

————————————————————————————

O Globo

Manchete: Número de presos subiu 87% em oito anos no país
Déficit de vagas nas penitenciárias cresceu 139% entre 2005 e 2013

Quatro em cada dez detentos não estão condenados, o que agrava a superlotação
Enquanto o Congresso debate o endurecimento de penas, a superlotação nos presídios se agrava. Dados divulgados ontem pelo governo, sobre pesquisa feita em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostram que a população carcerária no Brasil cresceu 87,7% em oito anos. No mesmo período, o déficit de vagas aumentou 139%. A pior situação é a de Alagoas, onde há 3,7 presos para cada vaga.
No Rio, há dois detentos por vaga. Minas Gerais foi o estado em que o aumento do número de presos foi maior no país: 729%. No país, 40% das vagas são ocupadas por presos que ainda não foram condenados. (Pág. 3)

Lava-jato: STJ quebra sigilo de Cabral e Pezão
Investigados na Operação Lava-Jato, o governador Luiz Fernando Pezão e o ex-governador Sérgio Cabral tiveram o sigilo telefônico quebrado por decisão do ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). (Pág. 4)

Para segurar a inflação: BC sobe juros pela sexta vez
Apesar da queda no PIB no 1o trimestre e do aumento do desemprego para 8% em abril, o BC elevou a taxa básica de juros para 13,75% ao ano, para tentar conter a inflação. (Pág. 21)

Lei das estatais: Renan recua sobre sabatinas
Após reação da presidente Dilma e de proposta alternativa do PSDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse abrir mão das sabatinas de presidentes de estatais. (Pág. 8)

Foto-legenda: Batalha sem fim
Um guarda municipal é cercado por moradores da Vila Autódromo, na Barra, durante tentativa de remoção de duas casas. Depois de muita tensão, confronto e nove pessoas feridas, Justiça suspendeu operação. (Pág. 13)

FBI investiga fraude em escolha de Copas
O FBI ampliou a investigação sobre a Fifa e abriu inquérito sobre suposta corrupção na escolha das Copas de 2018 e 2022. (Págs. 29 e 30)

‘Saída de Blatter tem de ser apenas o início’ (Pág. 16)

Em 1929, crise afetou café no Brasil e emprego nos EUA. Efeitos de 2008 persistem até hoje. (Pág. 22)

Crise afeta livros
Pesquisa indica queda de 5,16% no faturamento do setor em 2014.

 

————————————————————————————

Gazeta do Povo

Manchete: Governo e deputados fecham proposta de reajuste salarial até 2017 para pôr fim à greve
Representantes do governo estadual e deputados acertaram ontem um plano de reajuste salarial para os servidores até 2017. Pela proposta, o funcionalismo teria reajuste de 3,45% em outubro, em parcela única, e a inflação de 2015 seria zerada em janeiro de 2016. As perdas inflacionárias do próximo ano seriam pagas em janeiro de 2017 – quando os servidores também ganhariam um adicional de 1% referente às perdas não pagas de 2015. Os sindicatos de servidores vão convocar assembleias nos próximos 4 dias para decidir se aceitam a oferta
CORPUS CHRISTI
Obras em pistas exigem atenção de quem vai às praias no feriado
A previsão é de que haja lentidão nesta quinta-feira nos acessos às principais estradas que ligam Curitiba às praias do Paraná (BR-277) e de Santa Catarina (BR-376). Confira o que abre o que fecha no feriadão e as procissões de Corpus Christi em Curitiba. + Festas juninas começam na próxima semana com muitas atrações
TRANSPORTE PÚBLICO
Operadores do transporte da RMC vão assumir a bilhetagem
As linhas integradas da região metropolitana de Curitiba estão ganhando novos validadores que vão separar definitivamente a gestão financeira da Rede Integrada de Transportes. A nova gestão ficará a cargo da Metrocard – associação cujo presidente é Alexandre Gulin, que tem participação em empresas de ônibus
ENSAIO
Ópera para todos
Alunos da rede municipal de ensino de Curitiba assistiram ontem ao ensaio geral do espetáculo L’occasione fa il ladro (a Ocasião faz o ladrão, em tradução livre), apresentado pela Ópera Orchestra Curytiba, no Teatro Ópera de Arame. A estreia para o público em geral será nesta sexta-feira

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Juro vai a 13,75%, o mais alto em quase sete anos
Objetivo do sexto aumento seguido é controlar a inflação. Efeito é desestímulo ao consumo e aos investimentos. (Págs. 6,7 e 17)

Pacote de Sartori
14 propostas para enfrentar a crise (Págs. 5,8,9 e 18)

Kiss e a Justiça Militar
Dois condenados, seis absolvidos (Págs. 11)

Sob pressão, Del Nero tenta fazer sucessor no comando da CBF (Esporte 29)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Com taxa de desemprego em alta, BC eleva juros
Selic sobe 0,5 ponto e vai a 13,75% ao ano; cresce parcela de desempregados
Apesar dos sinais de que a economia brasileira está em recessão, o Banco Central elevou mais uma vez a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano. É o sexto aumento consecutivo desde a reeleição da presidente Dilma Rousseff, em outubro do ano passado.
Além disso, a instituição indicou que continuará a elevar a Selic para colocar a inflação na meta de 4,5% no final do próximo ano
Nos últimos 12 meses encerrados em abril, o IPCA (índice oficial da inflação) acumula alta de 8,17%.
Horas antes da decisão, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que é importante que o Banco Central continue “vigilante”.
O aumento dos juros ocorre num momento de piora do mercado de trabalho. Segundo o IBGE, a taxa no país subiu para 8% no trimestre encerrado em abril —a maior da série histórica, iniciada em 2012. Em igual período do ano anterior, estava em 7,1%.
Com a queda da renda, mais pessoas passaram a procurar emprego, mas a geração de vagas não foi suficiente para absorver a demanda. (Mercado A13 e A16)

Foto-legenda: Dois lados
Rachados, membros do sindicato de professores se agridem em manifestação na av. Paulista; em votação, maioria decidiu manter paralisação que dura 81 dias, a mais longa da história da categoria na rede estadual de SP. (Cotidiano C1)

Dois bombeiros são condenados no caso da boate Kiss
A Justiça Militar do Rio Grande do Sul condenou dois bombeiros e absolveu outros seis de responsabilidade no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, que deixou 242 mortos em 2013.
O ex-comandante da regional Moisés Fuchs e o capitão Alex Camillo foram sentenciados a um ano de prisão por inserção de declaração falsa em documento público. Os dois vão recorrer da decisão. (Cotidiano B4)

Bancária diz ter sido impedida de deixar trabalho após sofrer aborto (Mercado A17)

Ronaldo faz articulação por saída de chefe da CBF
O ex-jogador Ronaldo, que integrou o Comitê Organizador da Copa de 2014, iniciou uma articulação pela saída de Marco Polo Del Nero da presidência da CBF. O ex-atleta se reunirá com dirigentes e empresários em Berlim, na final da Liga dos Campeões, para conseguir apoio. Apesar de liderar a frente, ele diz não ter decidido se encabeçaria chapa para comandar a entidade. (Esporte B6)

Renan recua de ofensiva por indicação em estatais
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), recuou na ofensiva de dar ao Senado a palavra final na indicação de chefes de estatais, como a Petrobras e a Eletrobras, após reação da presidente Dilma à proposta.

A sabatina de indicados não tem apoio da oposição. O senador Aécio Neves (PSDB), por outro lado, apresentou projeto para ampliar a transparência no setor. (Poder A4)

A pedido do FBI, J.Hawilla usou grampo em investigação na Fifa (Esporte B7)

Leia “Reação institucional”, sobre julgamento de decisões econômicas do governo, e “Patriotismo e liberdade”, a respeito de espionagem americana. (Opinião A2)

————————————————————————

EBC

Compartilhe nossa Matéria