Manchete dos Jornais nesta quarta-feira, 02 de dezembro de 2015
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 2nd dezembro 2015

Comissão aprova CPMF na previsão orçamentária
Após acordo com PMDB e outros partidos da base, o governo conseguiu que a Comissão Mista do Orçamento liberasse ontem a inclusão da CPMF na previsão de arrecadação do relatório de receita do Orçamento de 2016…

Zika vírus – Transmissão sexual é investigada
Além da picada do Aedes aegypti, pesquisadores investigam a transmissão do zika vírus também por sêmen, transfusão de sangue e leite materno. Especialista da OMS diz que, sem vacina, será difícil controlar doenças transmitidas pelo mosquito…


 

O Globo

Manchete : PIB sob risco de depressão
Economia tem queda generalizada no 3º tri
Resultado só não é pior que o da Ucrânia
Crise pode ser a mais grave em 35 anos

O PIB caiu 4,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2014, o pior resultado da série do IBGE, iniciada em 1996. Investimentos e consumo das famílias tiveram queda recorde. E a indústria de transformação não amargava resultado tão ruim desde a crise global, em 2009. Muitos analistas já veem a economia em depressão, que é uma recessão mais profunda e duradoura. A atual recessão, iniciada em 2014, poderá durar 11 trimestres e representar, no período, um tombo de 8,1% do PIB, segundo a FGV. Caso confirmada, será a pior crise em 35 anos. (Págs. 23 a 28)

BTG orientou Cunha a alterar MP por e-mail
Deputado diz que conversa com banco é natural
Troca de e-mails entre diretores do BTG Pactual e Eduardo Cunha (PMDB) revela que o banco orientou o deputado a alterar em 2014 trechos de medida provisória sobre tributação de empresas no exterior, revela MAIÁ MENEZES. Não é possível dizer se os pedidos foram atendidos. Cunha confirmou os diálogos e que conversou com outras empresas. O BTG não comentou. O Conselho de Ética adiou para hoje decisão sobre ação contra Cunha. (Págs. 3 a 7)
Rede e PPS representam contra Delcídio (Pág. 8)

Zika vírus – Transmissão sexual é investigada
Além da picada do Aedes aegypti, pesquisadores investigam a transmissão do zika vírus também por sêmen, transfusão de sangue e leite materno. Especialista da OMS diz que, sem vacina, será difícil controlar doenças transmitidas pelo mosquito. (Pág. 32)

Obama: metas com peso de lei
Na Conferência do Clima, em Paris, o presidente Barack Obama cogitou pela primeira vez um acordo com peso de lei contra gases-estufa. (Pág. 33)

Foto-legenda : Campus da Uerj vira camping
Alunos da Uerj que montaram barracas dentro da universidade para impedir ontem o reinício das aulas fazem assembleia para decidir sobre o protesto. O objetivo deles é pressionar o estado a pagar a 7.100 bolsistas que estão sem receber desde outubro. (Pág. 18)

Colunistas
Elio Gaspari – De Oswaldo Cruz a Dilma: zika é fruto do descaso (Pág. 20)

Merval Pereira – O dilema do PT no Conselho de Ética (Pág. 4)

Míriam Leitão – Lula e Dilma ignoraram os alertas (Pág. 24)


O Estado de S. Paulo

Manchete : PIB cai 1,7% no trimestre e recuperação fica para 2017
Investimento e consumo das famílias determinaram o resultado; previsão para o ano é de queda de 3,7%
O Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 1,7% no terceiro trimestre em relação ao anterior e 4,5% sobre igual período de 2014, informou o IBGE. A queda, generalizada, foi marcada por retração nos investimentos e no consumo das famílias, num quadro que combina crise política e econômica. O investimento teve um tombo de 4% sobre o trimestre anterior e de 15% sobre o mesmo período de 2014. Como resultado de julho a setembro, o PIB registra seis trimestres consecutivos de recuo, superando a recessão de 1998 a 1999, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Analistas já preveem prolongamento da recessão até meados de 2017. Em março, a média das projeções apontava uma redução de 1% no PIB deste ano – e, agora, alcança 3,7%. Para 2016, a previsão é de queda de 2,9%. O economista Samuel Pessôa afirma que “a crise chegou para valer ao consumo das famílias”. O relatório do banco de investimentos Goldman Sachs cita que a economia brasileira passou da recessão para a depressão. (Economia / Págs. B1, B4 e B6)

Análises
Celso Ming – Apesar de tudo, a atual crise não é tão brava quanto a dos anos 80, quando contas externas derretiam. (Pág. B2)

José Paulo Kupfer – Situação do mercado de trabalho sustenta previsões de que contração ainda não está no fundo do poço (Pág. B4)

Fazenda admite queda maior que a esperada
O Ministério da Fazenda reconheceu que a retração do PIB foi acima da esperada. O governo previa queda de 1,1% e o mercado, de 1,3%. Para a equipe econômica, fazer o ajuste fiscal é indispensável para reverter o cenário “menos favorável em que tem se movido a economia”. (Pág. B6)

Decisão sobre destino de Cunha opõe PT e Planalto
A decisão sobre o futuro do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, provocou racha entre Planalto e PT. Enquanto o presidente do partido, Rui Falcão, recomendou aos três petistas do colegiado que votem pela cassação, o governo foi contra. O Conselho de Ética adiou para hoje o veredicto. (Política / Pág. A4)

Partidos pedem ao Conselho de Ética cassação de Delcídio
Os partidos Rede de Sustentabilidade e PPS pediram ontem ao Conselho de Ética do Senado a abertura de investigação que pode resultar na cassação do mandato do senador Delcídio Amaral (PT-MS) por quebra do decoro parlamentar. PSDB e DEM apóiam a iniciativa e querem relatoria. (Política / Pág. A6)

STF abre dois inquéritos – STF abriu 2 inquéritos contra Delcídio, Renan e Jader e um deputado (Pág. A8)

OMS emite alerta mundial para zika vírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu ontem alerta para que mais de 140 países reforcem a vigilância contra o crescimento de infecções provocadas pelo zika vírus. O comunicado cita o aumento de nascimentos de bebês com má-formação e de casos da síndrome Guillain-Barré, identificados no Brasil, e sugere o isolamento de pacientes. O documento reconhece pela primeira vez a ligação entre o vírus e o crescimento dos casos das doenças. (Metrópole / Pág. A21)

Comissão aprova CPMF na previsão orçamentária
Após acordo com PMDB e outros partidos da base, o governo conseguiu que a Comissão Mista do Orçamento liberasse ontem a inclusão da CPMF na previsão de arrecadação do relatório de receita do Orçamento de 2016. (Economia / Pág. B11)

Juiz aceita denúncia contra ex-presidente da Eletronuclear
O juiz Marcelo da Costa Bretas, da 7.ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio, aceitou denúncia contra14 réus da primeira ação penal da Operação Lava Jato sobre o setor elétrico. Entre eles, Othon Luiz da Silva, ex-presidente da Eletronuclear. (Política / Pág. A12)

Ato contra reorganização termina em confronto
Um protesto de estudantes contra a reorganização escolar do governo Geraldo Alckmin (PSDB) terminou em confronto coma Polícia Militar na noite de ontem. Os alunos bloquearam por quase três horas as duas pistas da Avenida 9 de Julho, na região central. Por volta das 21h, quando a polícia tentou liberar o trânsito, houve confusão. (Metrópole/A23)

Eliane Cantanhêde
Pior dos mundos – O PT defende uma coisa, o Palácio do Planalto faz outra, os petistas ficam tontos e o País vai ladeira abaixo. É o pior dos mundos. (Política/A2)

Roberto DaMatta
A crise desembrulha o Brasil – Sábios dizem que crise é oportunidade. Mas ela também desembrulha os elos entre ocupantes de cargos e quadrilheiros embalados por propina (Caderno2/C10)

Notas&Informações
Dilma, campeã do fracasso – Dilma bate recordes negativos. Mas não reconhecer os erros é o sintoma mais agourento (Pág. A3)

A presidente perplexa – Ao se confessar “perplexa” com Delcídio, Dilma mente ou demonstra que não consegue governar (Pág. A3)


Gazeta do Povo

Manchete: A conta do ônibus não fecha
Repasse extra da Urbs a empresas é paliativo e não impedirá alta na tarifa

NOVA DOENÇA
Cidades do PR com infestação de Aedes aegypti correm risco de surto de zika
DINHEIRO PÚBLICO
Saúde tem orçamento ampliado e deverá receber R$ 107,5 bilhões em 2016
CURITIBA
Repasse extra da Urbs a empresas é paliativo e não impedirá alta na tarifa
INDÚSTRIA
Electrolux demite mais de 500 pessoas em Curitiba
INDÚSTRIA
Fábrica da New Holland vai cortar jornada e salários em Curitiba
CELULOSE
Klabin vai investir R$ 1,8 bilhão em 2016 para concluir fábrica no Paraná


Zero Hora

Manchete : PIB encolhe mais e aprofunda recessão
Piores do que o esperado pelo mercado e pelo governo, os números do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o agravamento da recessão atravessada pelo país e forçaram uma revisão para baixo das projeções da economia para o fechamento de 2015 e 2016 (Economia)


Folha de S. Paulo

Manchete : Economia afunda em crise histórica
Em meio a descontrole político e pessimismo de empresários e consumidores, PIB encolhe 1,7% no terceiro trimestre. Em meio à prolongada crise política e à desconfiança crescente dos empresários e consumidores, a recessão brasileira se aprofundou. No terceiro trimestre, o PIB do país encolheu 1,7% em relação ao segundo. A retração é de 4,5% ante o mesmo período de 2014. Analistas e investidores esperavam que a queda anual fosse menor, de 4,1%. O terceiro trimestre evidenciou o fracasso do ajuste fiscal do governo, que sem apoio do Congresso não apresentou projeto de Orçamento para 2016 com receita suficiente para os gastos. A derrocada econômica caminha para ser uma das mais graves da história do Brasil. Segundo estimativas, a contração da economia em 2015 ficará perto de -4%. A recessão é a mais duradoura desde que o Plano Real, de 1994, conteve a inflação e as crises nacionais. Com a alta dos índices de inflação, da dívida pública e dos juros, os investimentos caem há nove trimestres, e o consumo diminuiu pela terceira vez neste ano. Economistas afirmam que o cenário de deterioração deve continuar no ano que vem. (Mercado págs. 1 a 9)

Sessão sobre continuidade de ação contra Cunha é adiada
Acusado de envolvimento do petrolão e de ocultar contas no exterior, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), conseguiu protelar mais uma vez o trâmite de seu processo de cassação. A sessão do Conselho de Ética na qual seria definida a continuidade ou não da ação foi adiada para hoje. Os três deputados petistas do Conselho, que podem definir o futuro de Cunha, estão divididos. (Poder a6)

Surto de zika faz grávidas cancelarem viagens ao NE
Grávidas têm cancelado viagens ao Nordeste com medo de serem infectadas pelo vírus zika, relacionado a aumento de casos de microcefalia, má-formação do cérebro que pode limitar o desenvolvimento do bebê. Mariana Martins, 33, moradora de Brasília, por exemplo, cancelou ida a casamento no Recife do qual seria madrinha. Região estima queda de 20% nas reservas para dezembro. (Cotidiano b1)

Receita suspeita do patrimônio de filhos de Bumlai
Documentos da Receita mostram que três filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, preso na Lava Jato, têm R$ 166 milhões em patrimônio sem que exista renda suficiente para isso, relata Estelita Hass Carazzai. (Poder a4)

Governo afasta o chefe da segurança dos Jogos do Rio
O governo federal afastou José Carlos de Nardi da chefia da segurança dos Jogos do Rio. O general tinha se declarado contra o projeto que libera o visto para estrangeiros, de alguns países, que venham à Olimpíada. (Esporte b7)

Em crise, BTG negocia créditos e deixa negócios
Para reforçar o caixa em crise com a prisão de André Esteves, o BTGPactual deve vender até sexta (4) a participação na rede de hospitais D’Or. Em outra frente, Bradesco e Itaú negociam a compra de até R$ 4 bilhões em empréstimos. O banco estuda ainda emitir R$ 1 bilhão em títulos. (Mercado pág. 10)
Obama recua e defende que parte de acordo do clima tenha força de lei (Mundo A14)

Foto-legenda : Bagunça
Escola em Osasco é furtada e depredada — alunos que ocupavam o local em protesto contra a reforma da rede paulista negam envolvimento; o Ministério Público pediu a suspensão da reorganização em parte do Estado (Cotidiano b4)

Mônica Bergamo
Trancado sozinho na cela por 24 horas, Delcídio teve claustrofobia
O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) passou mal na prisão no fim de semana. Pela primeira vez completamente sozinho, trancado em uma sala sem janelas por 24 horas, teve sensação de claustrofobia. Ele prevê que perderá o mandato. “Sou só eu agora”, tem dito. Maika, sua mulher, muitas vezes chora compulsivamente. (Ilustrada C2)

Editoriais
Leia “Colapso”, a respeito de contração da economia brasileira, e “Paradoxo de Paris”, acerca de perspectivas da conferência do clima na capital francesa. (Opinião A2)


Edição: Equipe Fenatracoop, 02 de Novembro de 2015

 

Compartilhe nossa Matéria