Manchete dos Jornais nesta quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 17th agosto 2016

Supremo manda investigar Dilma
Ministro Teori Zavascki autoriza inquérito para apurar se presidente afastada, Lula, Mercadante e Cardozo tentaram obstruir Justiça
O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou abertura de inquérito contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo. Em despacho anteontem, o ministro autorizou a realização de diligências – andamento processual que é praxe após abertura de investigação. Em junho, Teori informou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que havia anulado gravação em que Lula e Dilma conversam sobre entrega do termo de posse do petista como ministro da Casa Civil. O diálogo é, para Janot, um indicativo da tentativa de obstrução da Justiça. Com a autorização de Teori, a Procuradoria- Geral da República (PGR) e a Polícia Federal poderão conduzir investigações com objetivo de obter provas. Após as diligências, a PGR pode pedir arquivamento – se entender que não há indício de crime – ou oferecer denúncia ao STF….


O Globo

Manchete: STF autoriza inquérito contra Dilma e Lula
Ex-ministros Cardozo e Mercadante também são investigados
O grupo é suspeito de ter tentado atrapalhar as investigações da Lava-Jato
O ministro do STF Teori Zavascki autorizou abertura de inquérito para investigar a presidente afastada, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Lula por tentativa de obstrução da Lava-Jato com a nomeação do petista para ministro da Casa Civil. Também serão investigados os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante, entre outros. Em mais uma tentativa de evitar seu impeachment, Dilma divulgou carta aos senadores em que defende um plebiscito para novas eleições, mas até aliados receberam o apelo com ceticismo. (Págs. 3 e 4, Merval Pereira, Míriam Leitão e Elio Gaspari)

Benefício por invalidez deve reduzir
Na reforma da Previdência, o governo quer mudar a aposentadoria por invalidez, que hoje é integral. A proposta vai prever um piso entre 60% e 70% para o valor do benefício, que subiria de acordo com o tempo de contribuição. (Pág. 21)

Saneamento no Rio atrai investidores
A Aegea, da Região dos Lagos, e a Águas do Brasil, que presta serviço em Niterói, querem participar da privatização do saneamento em outras áreas do Estado do Rio. Investidores estrangeiros também devem disputar as concessões. (Pág. 19)

No Mercosul, azeda clima entre Brasil e Uruguai (Pág. 9)

O carioca que recriou a Fifa
Aos 100 anos, morre o dirigente que conduziu o Brasil ao tri, transformou a Fifa e a Copa do Mundo e ajudou a trazer a Olimpíada (Págs. 25 e 26)


O Estado de S. Paulo

Manchete: Supremo manda investigar Dilma
Ministro Teori Zavascki autoriza inquérito para apurar se presidente afastada, Lula, Mercadante e Cardozo tentaram obstruir Justiça
O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou abertura de inquérito contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo. Em despacho anteontem, o ministro autorizou a realização de diligências – andamento processual que é praxe após abertura de investigação. Em junho, Teori informou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que havia anulado gravação em que Lula e Dilma conversam sobre entrega do termo de posse do petista como ministro da Casa Civil. O diálogo é, para Janot, um indicativo da tentativa de obstrução da Justiça. Com a autorização de Teori, a Procuradoria- Geral da República (PGR) e a Polícia Federal poderão conduzir investigações com objetivo de obter provas. Após as diligências, a PGR pode pedir arquivamento – se entender que não há indício de crime – ou oferecer denúncia ao STF. (POLÍTICA / PÁG. A4)

Petista propõe pacto e plebiscito
Na Mensagem ao Senado Federal e ao Povo Brasileiro, Dilma Rousseff se diz alvo de “inequívoco golpe” e propõe pacto nacional e plebiscito para antecipar eleição. (PÁG. A6)

Moro diz que Lula é de sua competência
O juiz Sérgio Moro decidiu que é de sua competência julgar o ex-presidente Lula pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção no esquema de desvios da Petrobrás. (PÁG. A5)

Primeiro grande leilão do governo Temer não tem interessados
Escolhido para ser um marco do governo do presidente em exercício Michel Temer na área de privatizações, o leilão da distribuidora de energia Celg, de Goiás, foi cancelado por falta de interessados. Nenhum investidor depositou as garantias para participar da disputa, marcada para sexta-feira. O preço mínimo de venda da empresa, de R$ 2,8 bilhões, foi considerado fora da realidade pelo mercado. (ECONOMIA / PÁG. B1)

Uruguai acusa Brasil de tentar comprar seu voto
O chanceler do Uruguai, Rodolfo Novoa, acusou o Brasil de tentar “algo como comprar” o voto de seu país para impedir que a Venezuela assuma a presidência do Mercosul. O Itamaraty chamou o embaixador uruguaio para explicações. (INTERNACIONAL / PÁG. A11)

Discurso anti-PT marca campanha na capital (POLÍTICA / PÁG. A8)

Monica De Bolle
cama de Oblomov
Entender por que o Brasil chegou a esse ponto e como dele se livrar é imprescindível para retomar um debate que leve a soluções. (ECONOMIA / PÁG. B4)

Notas & Informações
Hora de começar de novo
PT ocupa modesto oitavo lugar no ranking de inscritos por 35 partidos para disputar as eleições. (PÁG. A3)

O prejuízo do BNDES
Resultado negativo se deve essencialmente ao provisionamento de recursos contra o risco de calotes. (PÁG. A3)


Folha de S.Paulo

Manchete: Dilma faz em carta aberta último apelo a senadores.
Em investida pré-julgamento, petista se diz inocente e pede novas eleições.
Nesta terça, Dilma tornou-se formalmente investigada no Supremo sob suspeita de tentar obstruir Lava-Jato, por decisão de Teori Zavascki. Ela nega acusação.

Planalto pede que Cidades prepare, com urgência, nova proposta de regularização fundiária

Retomada deve ser mais lenta, sugerem dados econômicos.

Odebrecht diz ter pago caixa dois a Marta em 2010

Teori autoriza inquérito para investigar Dilma na Lava Jato

Acrônimo investiga empréstimo do BNDES para obra de aeroporto em SP

Ausência de família de Lula em depoimento é um ‘direito’, diz defesa

Elio Gaspari Gosto pelo monólogo levou Dilma ao ponto onde está

Aloysio Nunes diz que Lula não tem ‘limite’ para falar infâmias

Em CPI da Merenda, ex-membros da Coaf acusam investigadores de coação

Nova regra eleitoral pode incitar crimes, diz cientista político em seminário


Edição: Equipe Fenatracoop, Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2016

Compartilhe nossa Matéria