Manchete dos Jornais neste sábado 13 de fevereiro de 2016
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 13th fevereiro 2016

Governo confirma 41 casos de microcefalia por zika
Em dez dias, o número de casos confirmados de microcefalia relacionados à zika subiu 141%. Segundo o Ministério da Saúde, 41 bebês foram diagnosticados com a má-formação após as mães terem sido infectadas. No boletim anterior eram 17. São investigados 3.852 casos suspeitos de microcefalia no País – 462 foram confirmados. Grupos feministas estão fechando argumentos para pedir ao Supremo Tribunal Federal a interrupção da gravidez por causa da má-formação, alegando “tortura psicológica” às mulheres. A OMS sugere que grávidas adiem viagens para locais com zika. ..


O Globo

Manchete: Casos de microcefalia ligada à zika sobem 141%
Em apenas dez dias, registros aumentaram de 17 para 41
Exército fará mobilização contra o mosquito hoje, mas não irá a áreas com risco de conflitos
O número de casos confirmados de microcefalia associada ao vírus zika cresceu 141% em dez dias, passando de 17 para 41, segundo o Ministério da Saúde. Ainda há 3.852 casos sendo investigados. O Nordeste é a região com o maior número de doentes. O governo fará hoje mobilização contra o Aedes, mas o Exército informou que não irá a áreas conflagradas. Ontem, garis da Comlurb retiravam entulho acumulado há semanas no local que será visitado pela presidente Dilma, em Santa Cruz, no Rio. (Pág. 3)

Rio: criadouros até em áreas públicas (Pág. 8)

Dilma faz reunião com Lula
Investigado em três frentes, o ex-presidente Lula recebeu ontem, em São Paulo, visita da presidente Dilma. Em reunião com aliados no Instituto Lula, o petista evitou falar de denúncias que ligam seu nome a um sítio em Atibaia e um tríplex em Guarujá. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu a campanha eleitoral de Dilma e disse que Lula tem “absoluta lisura”. (Pág. 5)

Caso Pedro Paulo pode ir ao STF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo abertura de inquérito para investigar a acusação de que Pedro Paulo, secretário municipal do Rio e pré-candidato a prefeito pelo PMDB, agrediu a ex-mulher em 2010. (Pág. 7)

Diretor da OMC vê políticas no limite
Para Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o cenário global é preocupante. Em entrevista a Lucianne Carneiro, ele lembra que, em muitos países, políticas fiscais e monetárias que poderiam estimular o crescimento já estão no limite, e a economia não reage. (Pág. 21)

Míriam Leitão
Política industrial fracassou e custou caro ao país. (Pág. 18)
Guilherme Fiuza
Petistas roubam país para ficarem ricos mesmo. (Pág. 16)


O Estado de S. Paulo

Manchete: Propina serve para ‘comprar apoio político’, afirma Janot
Procurador-geral diz ao Supremo que dinheiro desviado da Petrobrás foi usado para formar coalizões partidárias
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou, em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), que verbas públicas foram usadas para comprar apoio político e partidário. O esquema está sob investigação da Operação Lava Jato. “Pelo até aqui apurado, o uso de apoio político deixou de ser empenhado em razão de propostas ou programas de partido. As coalizões deixaram de ocorrer em razão de afinidades políticas e passaram a ser decididas em razão do pagamento de somas desviadas da sociedade, utilizando- se, para tanto, de pessoa jurídica que, até o início da operação policial, gozava de sólida reputação no mercado financeiro mundial”, escreveu Janot, em referência ao pagamento de propinas a agentes políticos em contratos da Petrobrás. No parecer, o procurador-geral também defende rejeição de agravo protocolado pela defesa do ex-ministro Antonio Palocci. (Política/ Pág. A4)

Parte da mudança de Lula foi para sítio em Atibaia
Documento do Palácio do Planalto que detalha despesas do governo confirma que parte da mudança do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi para um sítio em Atibaia (SP), em janeiro de 2011. Ontem, Dilma e Lula se reuniram em São Paulo para traçar estratégia contra a crise. (Política/ Pág. A6)

Vice do TCU deixa relatoria após suspeita
Vice-presidente do Tribunal de Contas da União(TCU), Raimundo Carreiro deixou a relatoria do processo sobre acordo de leniência entre governo e UTC. Ele é investigado por suspeita de ter recebido propina da construtora. (Política/ Pág. A7)

Petrobrás sai de prédios alugados para cortar custo
A Petrobrás está devolvendo prédios alugados para reduzir custos. Dois imóveis no centro do Rio já foram entregues e a empresa planeja sair de outros em Macaé, no norte fluminense, na Bahia e no Espírito Santo. (Economia/ Pág. B1)

Corte no Orçamento deve sair até dia 19 (Economia/ Pág. B5)

Governo confirma 41 casos de microcefalia por zika
Em dez dias, o número de casos confirmados de microcefalia relacionados à zika subiu 141%. Segundo o Ministério da Saúde, 41 bebês foram diagnosticados com a má-formação após as mães terem sido infectadas. No boletim anterior eram 17. São investigados 3.852 casos suspeitos de microcefalia no País – 462 foram confirmados. Grupos feministas estão fechando argumentos para pedir ao Supremo Tribunal Federal a interrupção da gravidez por causa da má-formação, alegando “tortura psicológica” às mulheres. A OMS sugere que grávidas adiem viagens para locais com zika. (Metrópole/ Págs. A14 a A16)

Oposição quer reduzir mandato de Maduro (Internacional/ Pág. A9)

Gilles La Pouge
Os abalos do setor bancário
Podemos distinguir duas escolas. A pessimista afirma que esta crise é grave e profunda. A otimista acha que tudo não passa de exagero. (Economia/ Pág. B7)

Notas & Informações
Indecisão e incompetência
Não há como evitar a desconfiança no caso de um governo com folha corrida tão ruim. (Pág. A3)

A sensação de governar
A Dilma só resta combater mosquitos. E a nós, esperar que pelo menos isso ela faça direito. (Pág. A3)


Gazeta do Povo

Manchete: CORRUPÇÃO: ‘Jeitinho brasileiro’ contradiz indignação popular contra a corrupção no setor público
HISTÓRIA
O problema da corrupção no Brasil começou na colonização portuguesa
ANÁLISE
Corrupção “do bem” e corrupção do mal
INVESTIGAÇÕES
Figurinhas carimbadas da Lava Jato, offshores facilitam a ilegalidade. Entenda como funcionam
INVESTIGAÇÕES
E se o ex-presidente Lula for mesmo preso?


Folha de S. Paulo

Manchete: Campanha de Dilma não teve caixa 2, diz Cardozo
Lava Jato suspeita que empreiteira fez repasse no exterior a marqueteiro do PT
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou ter “absoluta convicção” de que não houve caixa dois na campanha de reeleição da presidente Dilma (PT). A Lava Jato suspeita, conforme a Folha publicou nesta sexta (12), que a Odebrecht fez repasses para contas no exterior controladas por João Santana, marqueteiro das campanhas da petista em 2010 e 2014. Para o ministro, não há elementos substanciais na mensagem apreendida de Marcelo Odebrecht em que o empreiteiro afirma: “Dizer do risco de cta na Suíça chegar na campanha dela”. Cardozo disse ainda que o então tesoureiro da campanha petista e atual ministro Edinho Silva (Comunicação Social) sempre reafirmou a legalidade e a aprovação dessas contas partidárias. Em sua delação, o empreiteiro Ricardo Pessoa afirmou que foi persuadido por Edinho Silva para doar mais à campanha. A Procuradoria- Geral da República pediu ao Supremo para investigar o atual ministro, que nega ter se beneficiado do petrolão. Os advogados de João Santana negaram qualquer irregularidade e criticaram a falta de acesso ao inquérito no qual ele é citado. (Poder A4)

Especialista vê chance de vírus da zika no país ser mutante
Para o virologista israelense Leslie Lobel, o vírus da zika “provavelmente” passou por mutação antes de chegar ao Brasil, vindo da África. “Minha pergunta é se essa mutação criou uma nova patologia no Brasil.” Para ele, mais urgente do que desenvolver uma vacina é provar a ligação entre o vírus e a microcefalia e outras doenças graves. (Cotidiano B5)

Governo buscará aval para deficit de até 0,5% do PIB
O governo quer flexibilizar a meta fiscal de 2016 para comportar deficit primário (despesas maiores que receitas) de até 0,5%do PIB. Para isso, tentará aprovar no Congresso, que definiu que neste ano deve ser poupado 0,5% do PIB, sistema de banda de flutuação com margem de variação de um ponto percentual. (Mercado A13)

Servidorde SP usa expediente para ir a ONG de Russomanno
Diretor da pasta de Esporte da gestão Alckmin( PSDB), controlada pelo PRB, Judson Reinert fica parte do expediente na ONG do deputado Celso Russomanno (PRBSP), informam Reynaldo Turollo Jr. e Catia Seabra. O servidor admitiu que vai “às vezes” à ONG, mas negou atuação ligada a ela. Disse visitar no local o pai de Russomanno, que está doente. O deputado se disse surpreso ao saber que Reinert vai com frequência à ONG. (Poder A9)

Juiz anula decisão que isentou Itaú de multa de R$331 mi
Um juiz federal do Distrito Federal anulou decisão de conselho ligado ao Ministério da Fazenda que isentou o Itaú Unibanco de pagar multa de R$ 331 milhões por tributos não recolhidos. O magistrado cita como justificativa irregularidades no órgão apontadas pela Operação Zelotes. Cabe recurso da decisão. (Poder A6)
Ministro do TCU deixa relatoria em caso de empreiteira sob investigação (Poder A8)

Hélio Schwartsman
Decisão de abortar só pertence à esfera íntima da mulher
Discordo do editorial da Folha no último domingo. Não acho que a descriminalização do aborto deva ser decidida em plebiscito. Não é correto delegar a vizinhos a decisão sobre o que a mulher pode fazer com suas vísceras. Existe uma esfera da vida privada tão íntima que o Estado não tem legitimidade para regular. (Opinião A2)

Editoriais
Leia “Um novo Universo”, sobre detecção das chamadas ondas gravitacionais, e “Nova provocação”, acerca de beligerância da Coreia do Norte. (Opinião A2)


Edição: Equipe Fenatracoop, Sábado 13 de Fevereiro de 2016

Compartilhe nossa Matéria