Manchete dos Jornais neste sábado, 21 de novembro de 2015
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 21st novembro 2015

Muçulmanos no Brasil preocupados
Líderes muçulmanos em São Paulo pedirão uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para discutir como prevenir a ação de extremistas nas Olimpíadas. O xeque Abdul Hamid Metwally se disse preocupado com o possível surgimento de movimentos radicais..

Oposição decide ir ao STF para tentar afastar Cunha
Um dia depois das manobras feitas pelo presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB) para atrasar o processo contra ele no Conselho de Ética, a oposição decidiu pedir ao Supremo Tribunal o afastamento do deputado do cargo. Partidos de oposição também ameaçam obstruir as sessões da Câmara enquanto Cunha estiver no comando..


O Globo

Manchete : Terror leva Europa a rever acordo de fronteiras
Ataque no Mali mata 27 e indica expansão de jihadistas na África
Controle de passaportes será rígido. Ministro francês admite que UE já perdeu muito tempo na guerra contra o terrorismo
Movida pelos atentados que mataram 130 pessoas em Paris, a União Europeia vai rever ainda este ano um de seus princípios fundamentais – o da livre circulação de pessoas pelos 26 países que compõem o Tratado de Schengen. (…) Jihadistas tomaram um hotel na capital do Mali e mataram 27 pessoas, evidenciando a presença cada vez mais ampla do terror em países africanos. (Págs. 24 a 27)

Muçulmanos no Brasil preocupados
Líderes muçulmanos em São Paulo pedirão uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para discutir como prevenir a ação de extremistas nas Olimpíadas. O xeque Abdul Hamid Metwally se disse preocupado com o possível surgimento de movimentos radicais. (Pág. 26)

Oposição decide ir ao STF para tentar afastar Cunha
Um dia depois das manobras feitas pelo presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB) para atrasar o processo contra ele no Conselho de Ética, a oposição decidiu pedir ao Supremo Tribunal o afastamento do deputado do cargo. Partidos de oposição também ameaçam obstruir as sessões da Câmara enquanto Cunha estiver no comando. (Pág. 3)

Samarco tenta evitar nova multa
Obrigada pela Justiça a reter a lama que vazou de uma de suas barragens antes que ela chegue ao mar, a mineradora Samarco respondeu no último minuto, mas o Ministério Público considerou as medidas adotadas insuficientes. A lama avança e, entre outras espécies, coloca em risco a vida do golfinho toninha, ameaçado de extinção. (Pág. 8)

Ancelmo Gois – Para Hartung, OS deveria gerir fundo do Rio Doce (Pág. 12)

Míriam Leitão – Acidente agrava cenário que já era ruim para a Vale (Pág. 20)

PIB vai cair 3,1%, prevê governo
O governo elevou a previsão de queda do PIB deste ano de 2,44% para 3,10%. A inflação deve ficar mais alta (9,99%), na estimativa oficial. E os gastos ainda devem subir. (Pág. 21)

Estradas do Rio terão ‘scanners’
Diante da crise financeira do estado, o governador Pezão anunciou um novo sistema para fiscalizar cargas em estradas e combater a sonegação, revela Selma Schmidt. (Págs. 10 e 11)

Festa do orgulho negro
O Dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado ontem com discursos de tolerância e festas em diversas cidades do país (Pág. 22)

Editorial
‘A defesa sem escrúpulos de Cunha’ (Pág. 16)


O Estado de S. Paulo

Manchete : Oposição recorre à Justiça para afastar Cunha do cargo
PPS e Rede entram com ação no STF contra presidente da Câmara; Conselho de Ética também estuda medida
Partidos de oposição preparam ofensiva judicial para afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. O PPS anunciou que vai encaminhar na terça-feira ao STF mandado de segurança sob o argumento de que o peemedebista usa prerrogativas do cargo para postergar o andamento de processo no Conselho de Ética. A deputada Eliziane Gama (Rede-MA) vai protocolar representação na Procuradoria-Geral da República como mesmo objetivo. O movimento ganhou força após manobras de aliados de Cunha anteontem na Câmara para evitar a leitura de um relatório no conselho. A ação do PPS pode ganhar apoio de PSDB e DEM. No Conselho de Ética, colegiado onde Cunha é alvo de ação por quebra de decoro parlamentar, a medida também está sendo estudada pelo presidente José Carlos Araújo (PSD-BA). A OAB anunciou que vai exigir do colegiado celeridade no julgamento. (Política / Págs. A4 e A5)

‘Encalacrada’
O ex-presidente Lula foi tratado como candidato no Congresso da Juventude do PT, mas ouviu gritos de “Lula, eu quero ver/você romper com o PMDB”. Para ele, Dilma está “encalacrada” e o PT precisa ajudá-la. (Pág. A6)

Governo estima redução de 3,1% no PIB de 2015
Relatório de despesas e receitas divulgado ontem pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento aponta que a inflação deve ficar em 9,99% em 2015, ante 9,29% no relatório divulgado há dois meses. Em relação ao Produto Interno Bruto, o governo projeta queda de 3,1%. A previsão anterior era de contração de 2,4%. (Economia / Pág. B8)

MG e ES vão processar em conjunto a Samarco
Os governadores de Minas, Fernando Pimentel (PT), e do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), articulam ação conjunta na Justiça contra a mineradora Samarco para recuperação do meio ambiente e pagamento de indenizações após o desastre em Mariana (MG), que deixou 7 mortos e 12 desaparecidos. A expectativa é de que a União se junte à ação. (Metrópole / Pág. A12)

Falta larvicida para combate a mosquito
O Ministério da Saúde informou Estados de que não há insumo suficiente para distribuição. Além da dengue, o Aedes aegypti é vetor da zika, suspeita por surto de microcefalia. (Metrópole / Pág. A21)

Ataque a hotel no Mali mata ao menos 19
Uma semana após os atentados em Paris, a invasão do hotel Radisson Blu, em Bamako, no Mali, por radicais islâmicos, deixou 19 mortos, segundo o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian. (Internacional/Pág. A12 e A14)

Campanha argentina vai para redes sociais (Internacional/Pág. A15)

Fernando Reinach
A camisinha e Mariana – O valor de rios e meio ambiente tem aumentado. Riscos são impensáveis. Provavelmente as barragens do tipo Mariana terão de ser desativadas. (Metrópole/Pág. A18)

Notas&Informações
Tolerância com corrupção – Punir apenas pessoas físicas, livrando empresas, não é bom caminho para combater a corrupção. (Pág. A3)

Mais uma forma de ‘pedalada’ – Para reforçar seus caixas, Prefeituras e Estados usam ilegalmente os salários dos servidores. (Pág. A3)


Zero Hora

Manchete : Deputado renuncia para evitar cassação
Acusado de ter servidores fantasmas, Diógenes Basegio (PDT) abre mão do mandato antes do julgamento marcado para terça na Assembleia Legislativa. (Notícias| 10 e 11)

RS já perdeu 58 mil empregos no ano
No Brasil, saldo negativo do mercado de trabalho em outubro foi de 169,1 mil vagas, o pior no mês desde 1992.

Marta Sfredo – Desemprego é a face mais feia da crise
(Notícias | 12 e 13)

Uma semana depois
Enquanto franceses foram às ruas lembrar os mortos do 13 de Novembro, em Mali, na África, ação de grupo jihadista em hotel fez ao menos 20 vítimas. (Notícias | 8 e 9)


Gazeta do Povo

LEVANTAMENTO NACIONAL
Manchete: Quase a metade das cidades brasileiras vão fechar 2015 no vermelho
Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que 43% das prefeituras do Brasil não vão conseguir fechar as suas contas em 2015. O levantamento foi realizado em 4.080 municípios do país. De acordo com os dados obtidos, o impacto econômico está tendo um efeito direto nos serviços prestados pelas prefeituras, como saúde e educação. Há também questões estruturais que levaram as administrações municipais a essa situação.

MERCADO DE TRABALHO
Brasil e Paraná têm saldo negativo de emprego pelo sétimo mês consecutivo

G IDEIAS
O futebol e a tolerância a imigrantes
Presença de jogadores estrangeiros ou naturalizados nos elencos de clubes e seleções da Europa enfraquece o nacionalismo

TERROR
Ataque em hotel deixa 27 mortos
Após sete horas, os reféns mantidos em um hotel de luxo no Mali (África)foram libertados. Dentro do prédio foram encontrados ao menos 27 corpos, segundo uma contagem preliminar das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

FENÔMENO
Depois do tornado
Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, contabiliza estragos e estuda decretar situação de emergência após a passagem de um tornado pela cidade. Pelo menos 7,5 mil pessoas foram atingidas pelo fenômeno, que afetou 1,5 mil residências .

TECNOLOGIA
Centrais de táxi usam aplicativos para enfrentar a concorrência
Surpreendidas pela migração de clientes para aplicativos de celular, as centrais de táxi esboçam uma reação para manterem-se relevantes em um negócio em constante transformação. As maiores empresas do ramo em Curitiba desenvolveram seus próprios apps e passaram a utilizar recentemente o WhatsApp.

RECEITA ESTADUAL
Paraná multa em R$ 725 milhões empresas do caso da Receita
As forças-tarefas criadas pela Receita Estadual para revisar as fiscalizações feitas por auditores fiscais réus nas ações penais propostas pelo Ministério Público de Londrina na Operação Publicano, já acumulam R$ 725 milhões em multas às empresas. O valor inclui impostos sonegados, multas e acréscimos legais exigidos.

HISTÓRIA
A bomba da França contra o Greenpeace
Há 30 anos, um ataque a bomba afundou o navio Rainbow Warrior, matando uma pessoa. O episódio deu novo fôlego à luta pela causa ambiental.

ESPORTIVA
Empate hoje dá título nacional ao Londrina
Após 35 anos, o Tubarão pode faturar mais uma vez um título nacional. Mas, para isso, precisa pelo menos empatar com o Vila Nova-GO, no Estádio Serra Dourada

VIOLÊNCIA
Curitiba registra queda de 7% em assassinatos no terceiro trimestre de 2015


Folha de S. Paulo

Manchete : Emprego formal cai em ritmo recorde
Outubro registra pior resultado desde 1992; no ano, país perde 819 mil vagas
Em outubro, mês em que o mercado de trabalho normalmente está aquecido, o Brasil teve o pior resultado para o emprego desde1992. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho, o ritmo de fechamento de vagas no mês já é o maior da série histórica. Foram eliminados 169.131 empregos com carteira assinada, uma alta de 458,5% ante o resultado do mesmo período do ano passado. No período de janeiro a outubro deste ano, o país acumula perda de 818,9 mil postos de trabalho formais. Construção civil e indústria de transformação seguem como os dois setores em que há maior corte. A taxa de desemprego registrada no mês passado foi de 7, 9% nas seis principais regiões metropolitanas do país, maior nível para outubro desde 2007 (8,7%), segundo dados do IBGE. Já a renda média do trabalhador caiu 7% em relação a outubro de 2014. (Mercado a15)

Lemann defende união e diálogo entre Lula e FHC
O empresário Jorge Paulo Lemann, 76, diz que a polarização política trava avanço do país e defende o diálogo entre Lula e FHC. “Pode haver um Brasil muito melhor, e vejo bons sinais. Há muito empreendedorismo lá”, disse Lemann, o mais rico do Brasil segundo a revista “Forbes”, em Nova York. (Poder a7)

Incêndio na Bahia é um dos três maiores do século
O incêndio que atinge a Chapada Diamantina (BA) já é considerado um dos três piores deste século. A estimativa é que o fogo tenha consumido a vegetação em uma área equivalente a 30 mil campos de futebol. Os primeiros focos de incêndio surgiram há 25 dias. (Cotidiano b6)

Europa pretende reforçar controle de suas fronteiras
A União Europeia decidiu aumentar a fiscalização de suas fronteiras após os ataques terroristas em Paris. Entre as medidas prioritárias estão o controle de reentrada de europeus na UE e a criação de um registro de todos os viajantes que entram e saem da região, informa Vinicius Torres Freire. O pacote pode entrar em vigor até o fim do ano. (Mundo a10)

Extremistas islâmicos matam 22 em hotel no Mali
Militantes armados invadiram um hotel em Bamaco, capital do Mali, numa ação terrorista que manteve170 pessoas reféns e deixou ao menos 22 mortos. A autoria do atentado foi reivindicada pela organização Al Murabitun, aliada da rede terrorista Al Qaeda no país do norte da África. (mundo a8)

Foto-legenda : Lata d’água
Fila para água em Colatina (ES) após rompimento de barragem de mineradora; Samarco não apresentou plano de alerta a moradores (Cotidiano b1 eb3)

Nizan Guanaes vende Grupo ABC para a Omnicom por cerca de R$ 1bi (Mercado A18)

Editoriais
Leia “Clima incerto”, sobre as dificuldades para alcançar um acordo para deter o aquecimento global, e “O futuro de uma ilusão”, acerca das loterias (Opinião A2)


Edição: Equipe Fenatracoop, 21 de Novembro de 2015

Compartilhe nossa Matéria