Setores preveem um ano com mais demissões e menos renda
Economistas e representantes de entidades da indústria, do comércio e de serviços avaliam que 2015 será um ano com mercado de trabalho debilitado, com desemprego em alta, queda na renda e mais demissões.
As causas são o ajuste fiscal, com corte de gastos e menos dinheiro para investir, a pressão inflacionária e o PIB estagnado… 

O Globo

Dilma assume com a missão de domar políticos e economia

Para tentar controlar Congresso em meio à crise da Petrobras, petista dá espaço recorde a aliados em seu Ministério; discurso de posse defenderá ajuste fiscal sem prejuízo na área social

Aos 67 anos, a presidente Dilma Rousseff assume hoje o segundo mandato num quadro oposto ao que encontrou quando chegou ao poder, em 2011. Dilma terá que enfrentar a crise na Petrobras, que pode contaminar o Congresso e pôr em risco a governabilidade. Para manter o controle do Legislativo, entregou o maior número de ministérios a aliados desde o primeiro governo Lula. Segundo levantamento do GLOBO, eles administrarão um orçamento recorde de R$ 106 bilhões, livres para investimentos. O Ministério foi concluído ontem com o anúncio de 14 nomes. Na economia, Dilma tem o desafio de domar a inflação, organizar as contas e retomar o crescimento sem prejudicar conquistas sociais. Esse será o mote de seu discurso de posse. A presidente desfila em carro aberto, faz dois discursos, dá posse aos ministros e recebe 13 chefes de Estado e de Governo, além do vice-presidente dos EUA, Joe Biden. (Págs. 1, 3 a 8 e 21 a 23)

Pezão toma posse de olho em projetos com a iniciativa privada (Págs. 1 e 14)
PSDB inicia o sexto mandato consecutivo no governo de SP (Págs. 1 e 9)

MERVAL PEREIRA

Ao definir Ministério, Dilma mostra a mesma mediocridade que marcou seu governo. (Págs. 1 e 4)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Dilma usará posse para explicar ajuste na economia

Petista dirá que medidas são necessárias para a retomada do crescimento do país

Em discurso de posse nesta quinta-feira (Io), a presidente Dilma Rousseff, 67, dirá que os recentes ajustes na economia são necessários para a volta do crescimento.

Reeleita para o segundo mandato, a petista autorizou medidas de contenção de gastos, como a redução de benefícios trabalhistas e previdenciários e a fixação do salário mínimo de 2015 R$ 2 abaixo do esperado.

O PT espera cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para a solenidade.

No último dia do ano, a reforma ministerial iniciada em novembro foi concluída com a indicação de Mauro Luiz Iecker Vieira para o comando das Relações Exteriores. Atual embaixador do Brasil em Washington, Vieira substitui Luiz Alberto Figueiredo. Foram mantidos 13 ministros, entre eles os petistas Aloizio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça). (Págs. 1 e Poder A 4)

PAULA CESARINO COSTA

E agora um deprimente novo ministério feito à base do velho loteamento. (Págs. 1 e Opinião A2)

Cortes rondam novos governos

Com a paralisia econômica e os ajustes anunciados pelo Planalto, a nova safra de governadores enfrentará o risco de interrupção da expansão de investimentos vista nos últimos oito anos.

Os Estados são dependentes de verba emprestada, em geral pela União, para investir, diz estudo de consultoria. Obras e compras de equipamentos são vítimas em época de cortes. (Págs. 1 e Poder A9)

‘Não me interessa’, diz novo ministro da Cultura sobre críticas de Marta (Págs. 1 e Ilustrada C1)
BERNARDO MELLO FRANCO

Petista começa 2º mandato em clima de ressaca (Págs. 1 e Opinião A2)

Setores preveem um ano com mais demissões e menos renda

Economistas e representantes de entidades da indústria, do comércio e de serviços avaliam que 2015 será um ano com mercado de trabalho debilitado, com desemprego em alta, queda na renda e mais demissões.

As causas são o ajuste fiscal, com corte de gastos e menos dinheiro para investir, a pressão inflacionária e o PIB estagnado. (Págs. 1 e Mercado A12)

Fonte: EBC
Edição: Equipe Fenatracoop

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.