Estratégia da petista dá sinais de esgotamento

A campanha de Dilma começa a enfrentar um dilema. Após 15 dias de bombardeio contra Marina, a estratégia do medo dá sinais de esgotamento. A campanha negativa começou a produzir um efeito contrário…

Estudo indica que adoçantes podem estimular diabetes

Estudo publicado na revista “Nature” sugere que adoçantes podem ajudar a causar diabetes…

 Nova alta em índices de inflação não preocupa economistas

Apesar dos aumentos registrados no IGP-10 e no IPC-S, especialistas descartam haver uma pressão inflacionária.

Desemprego nas usinas reflete mais a mecanização

A queda no número de postos de trabalho nas usinas de açúcar e etanol do Centro-Sul apresentadas nas estatísticas oficiais ainda não reflete, em sua maior parte, a crise que afeta o setor desde 2008. Ela decorre principalmente da mecanização do plantio e da colheita da cana.

Armínio diz que campanha sobre BC é ‘sórdida’

O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga confirmou ao Valor que “não consideraria” a hipótese de fazer parte da equipe econômica em um eventual governo de Marina Silva (PSB). Armínio acredita que a autonomia do Banco Central pode proteger o povo contra a inflação.

O Globo

Manchete : Dilma revê e Aécio insiste em ataques a Marina

Após Ibope, candidata do PSB também reforça estratégia

Petistas consideram já ter conseguido estancar crescimento da ex-senadora, que voltou a denunciar corrupção na Petrobras com PT

Após pesquisa do Ibope mostrar Dilma Rousseff em queda, Marina Silva estável e Aécio Neves subindo, os três principais candidatos à Presidência redefinem estratégias a 18 dias da eleição. Coordenadores do PT defendem que Dilma reduza os ataques a Marina, mas o marqueteiro João Santana ainda resiste. Já Aécio continuará a bater tanto no governo como em Marina, explorando o passado petista da candidata do PSB. No comitê de Marina, a ordem é não deixar ataques sem resposta e reforçar críticas aos adversários. Ontem, ela disse que o escândalo na Petrobras é o maior mensalão da História . (Pág. 3)

‘Dom Paulinho’ – O silêncio do delator

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa optou por ficar calado em sessão na CPI da Petrobras, mantendo em segredo o conteúdo de sua delação ao MP sobre corrupção na estatal. A CPI convocou para depor a contadora do doleiro Youssef, condenado a quatro anos de prisão em outro processo. (Pág. 8)

‘Ninguém governa sem o PMDB’, diz vice do PSB

O candidato a vice na chapa de Marina Silva, Beto Albuquerque (PSB), disse ontem que “ninguém governa sem o PMDB”, mas que “não é preciso entregar o governo para ter governabilidade”. (Pág. 6)

Rede federal no Rio sofre com déficit de 1.226 médicos

Levantamento da Defensoria Pública da União revela que os seis hospitais federais do Rio têm déficit de 1.226 médicos, 28% do quadro necessário, e fila de 13.851 à espera de cirurgia. Entre 2010 e 2013, o estado perdeu 4.621 leitos em toda a rede pública, a maior redução do país. (Pág. 14)

Eike pós-arresto – De volta à classe média

Eike Batista, que já foi o mais rico do país, diz não se preocupar por ter hoje patrimônio líquido negativo de US$ 1 bilhão: “F ui educado como um jovem de classe média.” (Pág. 23)

Enquanto isso… – Brasil já tem 61 bilionários

Segundo estudo da consultoria Wealth-X, São Paulo é a sexta cidade com mais bilionários do mundo, com 36 afortunados. No Brasil, eles já são 61. (Pág. 24)

Escócia decide se fica no Reino Unido (Págs. 31 e 32)

Ilimar Franco

No meio do caminho

Os institutos de pesquisa estão detectando “fadiga de material” e desencanto de Minas com os tucanos. O candidato do PSDB ao governo, Pimenta da Veiga, estaria pagando a conta do aeroporto de Cláudio. A obra também estaria impedindo Aécio Neves de liderar a eleição no estado. Nos institutos, avalia-se que os mineiros não gostaram da imagem do aeroporto nas terras de um Neves. (Pág. 2)

Merval Pereira

De volta ao jogo, Aécio atacará Marina para tentar chegar ao 2º turno. (Pág. 4)

Míriam Leitão

Campanha do PT distorce o passado e mente sobre adversários. (Pág. 24)

————————————————————————————

Zero Hora

Parcerias que não saem do discurso

PPPs poderiam, na opinião dos candidatos ao Palácio Piratini, ajudar a concretizar obras que o Estado não consegue realizar, mas crise financeira e burocracia dificultam contratos. (Notícias | 8 e 9)

Ana Amélia detalha corte de secretarias

Na terceira entrevista da série, candidata do PP fala sobre administração do RS. (Notícias | 12 e 13)

“Não se governa sem o PMDB”, diz Beto

Declaração contraria discurso de Marina e de Eduardo Campos. (Notícias | 14)

Caso Petrobras – Costa ri muito, mas nada fala

À CPI, ex-diretor disse 18 vezes “nada a declarar”. (Notícias | 15)

————————————————————————————

Brasil Econômico

Manchete : Cresce a disputa por serviços aos clientes sem-banco

Empresas de diferentes setores como Vivo, SPTrans e a própria Caixa Econômica correm para oferecer serviços de pagamento ao público “desbancarizado”. São 55 milhões de brasileiros que não possuem conta-corrente. (Págs. 20 e 21)

Apesar do risco ambiental, gás de xisto será explorado

O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, afirmou que o governo não abre mão de incentivar a exploração das reservas não convencionais. Segundo ele, se prevalecessem os alertas sobre riscos, o pré-sal não teria sido descoberto. (Págs. 10 e 11)

Ser ou não ser independente

O destino do Reino Unido será decidido hoje pelo voto dos indecisos. Na véspera do referendo, os partidários do “Sim” à independência mostraram força nas ruas. Mas as pesquisas indicavam leve vantagem de 2 a 4 pontos a favor do “Não”. (Págs. 26 e 27)

Dez anos de política industrial

No período, governo lançou três planos de incentivo ao setor. Ainda assim, a indústria vem perdendo participação no PIB brasileiro e diminui anualmente os investimentos necessários para alcançar a inovação. (Pág. 4)

Nova alta em índices de inflação não preocupa economistas

Apesar dos aumentos registrados no IGP-10 e no IPC-S, especialistas descartam haver uma pressão inflacionária. (Pág. 5)

Mosaico Político

Gilberto Nascimento

FALTA PT EM CAMPANHA PETISTA

Ligado historicamente ao PT, o sociólogo Aldo Fornazieri, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, critica o excesso de pasteurização das campanhas eleitorais do partido, em especial da presidenta Dilma Rousseff à reeleição e do ex-ministro Alexandre Padilha ao governo paulista. Para ele, os candidatos acabam aparecendo na TV praticamente sem diferencial em relação aos adversários. (Pág. 2)

Ponto de Vista

Carlos Thadeu de Freitas

VOLATILIDADE À VISTA

Após um período prolongado de calmaria, alguns importantes índices de volatilidade e também moedas de países emergentes registraram oscilações significativas durante o mês de agosto passado. Esses movimentos ocorreram por diversos motivos, entre eles o aumento das preocupações geopolíticas na Europa e as dúvidas quanto à sustentabilidade da recuperação global. (Pág. 7)

O mercado como ele é…

Luiz Sérgio Guimarães

CÂMBIO FORÇA A MÃO E CHAMA BC

Os mercados financeiros forçaram a mão ontem. Como não está nada fácil calibrar a rota do dólar e dos juros futuros com base naquilo que eles acham que vai acontecer, o jeito é distorcer a realidade para que ela caiba nos seus anseios. Desde o dia 6, os mercados operavam com dois pressupostos que pareciam evidentes por si mesmos: aceleração dos procedimentos monetários do Federal Reserve (Fed) e, no plano interno, fortalecimento da candidatura Dilma Rousseff. Dólar e juros dispararam desde então. (Pág. 23)

Ponto Final

Octávio Costa

A ORTODOXIA DE ARMINIO

Depois que Dilma Rousseff anunciou que, se reeleita, não pretende manter Guido Mantega à frente do Ministério da Fazenda (a pedido do próprio, disse depois), o mercado deu início a mais um de seus jogos especulativos. Desta vez, o desafio é adivinhar quem será o próximo responsável pela política econômica. (Pág. 32)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : Dilma suspende programa de governo após impasse

Divergência com alas do PT em alguns temas e ‘efeito Marina’ afetam decisão

Candidata à reeleição, a presidente Dilma suspendeu a divulgação do programa de governo após impasse com alas do PT que defendem propostas contrárias ao Planalto. Temas como “emprego” e “direitos humanos” geram divergências. A lei eleitoral exige dos postulantes à Presidência que, ao fazer o pedido de registro da candidatura, protocolem as propostas, mesmo que sejam textos genéricos ou diretrizes. Em julho, o PT entregou uma espécie de esboço do programa. A campanha petista admite que a experiência de Marina Silva (PSB) com o lançamento de seu projeto trouxe preocupação. (Eleições 2014 A4)

Vice de Marina afirma que ninguém consegue governar sem o PMDB. (A6)

Ex-diretor da Petrobras se nega a falar na CPI

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa se manteve calado em mais de duas horas de sessão da CPI que investiga irregularidades na estatal. Ele se recusou 17 vezes a responder questionamentos. O objetivo foi preservar o acordo de delação premiada firmado com a Justiça. (Eleições 2014 A10)

Acordo entre USP e sindicato deve pôr fim à greve

USP e funcionários chegaram a acordo, e a greve de quase quatro meses devem enfim acabar. Em audiência no TRT, as partes concordaram com reposição de uma hora extra, por no máximo 70 dias. (Cotidiano C1)

Prolongamento da estiagem agrava os conflitos por água no Nordeste (Cotidiano C4)

Para Eike, ‘voltar à classe média é um baque gigantesco’

Ao quebrar o silêncio de mais de um ano após suas empresas começarem a ruir, Eike Batista afirmou que retornou à mesma classe média em que nasceu. “É um baque gigantesco”. (Mercado B3)

A dieta de Marina

Marina Silva, que já tem dieta restrita por razões de saúde, reclama de fome na campanha, relatam Natuza Nery e Marina Dias. A agenda carregada da candidata só deixa espaço para uma refeição diária. Após a morte de Eduardo Campos, ela perdeu 3 kg. (Eleições 2014 A12)

Estudo indica que adoçantes podem estimular diabetes

Estudo publicado na revista “Nature” sugere que adoçantes podem ajudar a causar diabetes. (Saúde c6)

Escócia vai à urnas hoje para decidir se fica no Reino Unido

Comparecimento recorde e resultado equilibrado devem marcar nesta quinta (18) o plebiscito na Escócia que pode pôr fim à união de 307 anos com os ingleses, relata Leandro Colon. (Mundo A16)

Foto-legenda : Pegadinha

Em Campinas (SP), Dilma é alvo de ironia de eleitor de Marina, que quis lhe ‘agradecer’ pelo trem-bala entre a cidade e o Rio, obra que não saiu do papel. (Eleições 2014 A6)

Rogério Gentile

Estratégia da petista dá sinais de esgotamento

A campanha de Dilma começa a enfrentar um dilema. Após 15 dias de bombardeio contra Marina, a estratégia do medo dá sinais de esgotamento. A campanha negativa começou a produzir um efeito contrário. (Opinião A2)

Editoriais

Leia “Risco líquido e certo”, a respeito da crise da água em São Paulo, e “Separação imprevisível”, acerca do plebiscito sobre a independência escocesa. (Opinião A2)

Fonte: EBC

______________________________________________________________________________

valor.com.br/impresso

Governo estuda ampliação do desconto do PIS-Cofins

O governo prepara medidas para ampliar e simplificar a possibilidade de abatimento de tributos federais, como PIS e Cofins, incidentes sobre insumos. Pelo sistema atual, a concessão de crédito tributário só se aplica aos insumos incorporados ao produto final

‘Céus abertos’ vai reduzir tarifa aérea

O fluxo de passageiros e de cargas vai crescer a uma taxa média de 6,5% ao ano a partir do ano que vem, quando o acordo de “céus abertos”, assinado entre Brasil e EUA em 2011, entra na última etapa, na qual não haverá nenhum limite legal para voos entre aeroportos americanos e brasileiros

Eike tem ‘fortuna negativa’ de US$ 1 bi

Um dia depois de se tornar réu em ação penal na Justiça Federal do Rio, o empresário Eike Batista decidiu romper o silêncio. Ele disse ao Valor que não teve intenção de ludibriar investidores. Hoje, com a reestruturação da dívida em curso, afirmou ter patrimônio negativo de US$ 1 bilhão

Desemprego nas usinas reflete mais a mecanização

A queda no número de postos de trabalho nas usinas de açúcar e etanol do Centro-Sul apresentadas nas estatísticas oficiais ainda não reflete, em sua maior parte, a crise que afeta o setor desde 2008. Ela decorre principalmente da mecanização do plantio e da colheita da cana

Armínio diz que campanha sobre BC é ‘sórdida’

O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga confirmou ao Valor que “não consideraria” a hipótese de fazer parte da equipe econômica em um eventual governo de Marina Silva (PSB). Armínio acredita que a autonomia do Banco Central pode proteger o povo contra a inflação

Mais jovens

O perfil dos profissionais estrangeiros enviados por suas empresas para trabalhar no Brasil está mudando. Aumentou o número de expatriados com até 29 anos de idade, que tendem a se adaptar mais facilmente. É o caso do alemão Patrick Gerlich, de 24 anos, da Bayer CropScience

ArcelorMittal defende nova política cambial e reformas

A ArcelorMittal segue otimista em relação ao Brasil mesmo no cenário atual de baixo crescimento, disse o presidente-executivo da empresa para as Américas, Louis Schorsch. Mas ele faz algumas ressalvas: é importante o país ter um câmbio mais desvalorizado e realizar reformas estruturais

Argentina perde divisas apesar das restrições para importação

A Argentina não está conseguindo reter divisas apesar da restrição à liberação de dólares para pagamento de importações. O país tem hoje US$ 28,2 bilhões em reservas estrangeiras. Ou seja, US$ 2 bilhões a menos do que no fim de 2013 e US$ 8,7 bilhões menos que há um ano

BRASIL
Contas públicas
Novo PIS-Cofins deve ampliar crédito tributário

A proposta de reforma do PIS-Cofins permitirá que a compra de qualquer insumo pelas empresas gere créditos tributários, mas ao mesmo tempo reduzirá o valor do abatimento permitido

Orçamento de 2015 conta com receitas do pré-sal antes de leilão

Desembolso em infraestrutura chega a 31% da operação direta do BNDES

Alimentos sobem e pressionam IPCA-15, dizem analistas

O silêncio de Dilma sobre a saúde

O silêncio da candidata Dilma Rousseff sobre a proposta para a saúde defendida por seu governo em 2013 pode ser interpretado como uma rejeição ao que foi apoiado até agora por sua base política

Mulher “nem-nem” é dona de casa e mora no campo, aponta estudo

Estudo feito por economistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostra que mulheres com filhos e que vivem no meio rural têm maiores chances de serem jovens “nem-nem”

IGP-10 sobe em setembro, após três meses de deflação

Mais uma vez, de acordo com os dados da FGV, veio do atacado a principal pressão inflacionária

Energia
Indústria questiona margem de lucro das distribuidoras de gás

Levantamento da Abrace, associação dos grandes consumidores industriais de energia, aponta que pelo menos dez concessionárias têm rentabilidade assegurada de 20% ao ano

Para a CNI, dilema do ovo e da galinha trava novos gasodutos

Mantega atende construção e anuncia nova etapa do ‘Minha Casa’

Além de permitir a contratação de 350 mil unidades no primeiro semestre de 2015, governo prorrogou por mais quatro anos o Regime Especial de Tributação para as empresas do setor

Mais confiantes, pequenos empresários preveem faturamento em alta no 3º tri

Donos de pequenas e médias empresas estão um pouco mais otimistas com relação à economia e também à perspectiva de que o seu faturamento melhore, segundo indicador apurado pelo Insper

POLÍTICA

Eleições
‘Ninguém governa sem o PMDB’, diz Albuquerque

Vice de Marina suaviza discurso por “nova política” e França critica candidata por não apoiar Alckmin em SP

Para pessebista, Costa é fruto da governabilidade a se mudar

Sarney pede votos para Dilma e chama Marina de ‘raivosa’
Judiciário
Empresas da Lava-Jato podem ser enquadradas na Lei Anticorrupção

Empresas investigadas podem responder civil e administrativamente

Presidente da CPI da Petrobras vai ao STF para obter dados da operação

Justiça condena doleiro no caso Banestado

A busca de projeto próprio de poder

Indispensável a qualquer governo, PMDB quer sua vez

Marina sugere liberação do preço da gasolina e Aécio promete volta da Cide

Candidata do PSB e especialista do PSDB falaram ao Valor sobre os planos para o setor sucroalcooleiro; campanha de Dilma não respondeu

Política tarifária será ajustada, diz Temer

Eleições
Simples foi única reforma que deu certo, diz Dilma

Na TV, propaganda diz que Marina impedirá acesso ao crédito

Voz rouca e “vitimização” levam Marina a atuação sóbria em debate da CNBB

Eleições
Aécio sinaliza mudanças na diplomacia

Para tucano, financiamentos e parcerias com países produtores de drogas devem ser repensados

Tucano recuperou no Ibope votos que tinha perdido para Marina

INTERNACIONAL
Cofres vazios
Queda nas reservas cria dilema na Argentina

Se mantiver estratégia de conter importações para poupar dólares, governo vai frear a economia

China prepara estímulo ao sistema bancário

Segundo operadores e analistas, Pequim planeja injeção de US$ 81 bilhões para estimular o crescimento da segunda maior economia do mundo

Encontro de Xi e Modi

Plebiscito
Escócia decide hoje se vai se separar do Reino Unido

Pesquisas indicam votação apertada. Independência teria amplo impacto político e econômico, e não só no Reino Unido.

Com interesses próprios, potências globais torcem pela vitória do “não”

Separatistas querem controle sobre riquezas

Curtas

OPINIÃO

O mundo cor-de-rosa dos mercados

Os investidores têm confiado no apoio dos bancos centrais, certos de que as autoridades monetárias vão transformar o crescimento induzido por políticas públicas em um crescimento natural.
Editorial
Fed indica alta de juros mais rápida, mas não antecipada

A presidente do Fed, Janet Yellen não considera que o termo “tempo considerável”trace um horizonte temporal, mas outro, dependente dos dados econômicos que orientam suas decisões.

RDC, um caminho sem volta

Trata-se de regime de seleção, contratação e gestão de empreendimento diferenciado, pois valoriza a performance dos consórcios que respondem com eficiência e eficácia

A “criativa” democracia brasileira

O Brasil mostrou que é possível funcionar com vários partidos, contrariando a norma do bipartidarismo que tem predominado em outros países. Mas essa aberração tem um custo muito alto

Frase do dia

ESPECIAL

Eleições
Para Arminio, ajuste fiscal de 3% do PIB em 2 anos é possível

Resultado viria da volta do crescimento e do corte de despesas

EMPRESAS

Conglomerado
Acuado pela Justiça, Eike se defende e diz que seus ativos são de credores

Réu em ação penal, empresário alega que tem hoje patrimônio negativo de US$ 1 bilhão

“Tenho chance de recuperar patrimônio”

Destaques

Energia
EDP antecipa obras e inicia operação na Usina do Jari

Grupo estima receita de até R$ 150 milhões este ano com a venda da produção no mercado à vista
Porto
Complexo do Itajaí entra na disputa por super navios

O governo do Estado de Santa Catarina lança nesta quinta-feira o edital de licitação para a primeira etapa das obras dos novos acessos e nova bacia de evolução do complexo
Rodovias
Triunfo compra concessionária Transbrasiliana

Concessionária demanda R$ 630 milhões em investimentos, sendo metade até 2019

Siderurgia
ArcelorMittal diz que continua otimista com Brasil

Grupo de controle indiano considera, porém, importante o país ter um câmbio mais desvalorizado e reformas estruturais para acelerar a economia

Foco no setor automotivo com laminadora do Alabama

Farmacêutica
Takeda muda estrutura e põe sede da AL no Brasil

Como parte da reorganização, o comando das operações no Brasil e na América Latina foi unificado

Petróleo
Governo evita definir data de leilões

A previsibilidade na oferta de novas áreas é uma das principais reivindicações do setor

Silêncio é a marca da Petrobras na Oil & Gas

DNV GL estudará seguranças dos dutos no país

Construção
Cipasa prevê lançar, em 2014, R$ 600 milhões

Vendas estão um pouco abaixo do que loteadora projetava inicialmente

Movimento falimentar


Veículos
Anfavea tenta abrir mercado latino para carros brasileiros

Entidade quer reduzir dependência da Argentina nas exportações
Equipamentos
Argentina estuda plano para evitar falência da Impsa

A fabricante de turbinas para geração de energia elétrica anunciou que não poderá pagar as dívidas que vencem este mês

Shopping
Justiça suspende ‘cláusula de raio’

Iguatemi de Porto Alegre não poderá impedir lojistas de abrir unidades a menos de 3 km
Comércio eletrônico
Investidor desconfia, mas leva Alibaba

Fundos apostam na valorização do papel da maior companhia de comércio eletrônico da China

Varejo
Cencosud pode trazer novas redes ao Brasil

Aquisições estão no radar, mas hora é de melhorar operação

Tecnologia a serviço do varejista

As lições do ex-prefeito de Nova York

País receberá maiores somas do Carrefour

CEO diz que apostavam em seu fracasso

Fundador do Cencosud aconselha varejistas locais a manter seus negócios, mesmo com avanço de estrangeiros

Aviação
‘Céus abertos’ multiplicam voos dos EUA

Agência pública americana prevê aumento anual de 6,5% no tráfego de passageiro e carga após 2015

Conselho da Oi aprova venda de ativos na África, mas haverá conflito

Oi, em fusão com Portugal Telecom, tem ativos na África avaliados em cerca de US$ 1 bi, sendo US$ 700 milhões da Unitel

Anatel tende a indeferir pedidos de impugnação das teles ao leilão de 4G

Expectativa é da agência, das operadoras e de emissoras de TV aberta

Joias
Chineses levam venda de diamantes a novo recorde

De Beers estima que foram negociados US$ 79 bilhões, com alta de 3%

Acessórios
Figura popular em shopping é nova referência de luxo

Daisy Méssici é a dona loja Kér, que vende sapatos e bolsas de luxo no Shopping Iguatemi de Campinas
Beleza
Anvisa suspende lote de tintura para cabelos Beauty Color

Produto apresentou resultado insatisfatório na análise de rotulagem e teor de peróxido de hidrogênio (água oxigenada)

Produtos de limpeza 
Bombril faz captação de R$ 66 milhõesEmpresa de produtos de limpeza usará os recursos para aumentar a produtividade e para instalar nova unidade no ParáCurtas

THE WALL STREET JOURNAL AMERICAS

Recuperação e aumento de juros nos EUA ofuscam brilho dos emergentes

Investidores aplicaram US$ 9 bilhões em ações e títulos de dívida de mercados emergentes em agosto ante uma média mensal de US$ 38 bilhões entre maio e julho

Zara usa rádio frequência para controlar estoque

Empresa afirma que aprendeu com a experiência da concorrência e está implantando a tecnologia RFID em todas as operações da sua marca principal

AGRONEGÓCIOS

Agroenergia 
Mecanização ainda puxa demissões nas usinas

Perspectiva é que o efeito do fechamento de usinas no Centro-Sul ganhe fôlego no fim desta safra 2014/15

Retração nas fábricas vem desde 2011

Fim do corte manual extinguiu 87 mil vagas

Commodities Agrícolas

Grãos
Aprosoja vê prejuízo em polos de MT e MS

Entidade projeta rentabilidade em geral mais baixa em 2014/15, mas margens positivas na maior parte do país

Sanidade
Proibição de vermífugo afeta produto para cães e equinosIndústria veterinária de capital nacional fatura cerca de R$ 80 milhões por ano com as vendas de avermectinas para esses animaisMantida a resolução favorável ao Tegram

Decisão da Antaq mantém limitação a movimentação de soja e farelo no berço da Vale no porto de Itaqui (MA)

valor.com.br

FINANÇAS

Política monetária
Fed mantém promessa de juro baixo

Programa de compra de títulos acaba em outubro, mas taxas demoram a subir

BC mantém cautela, mas aperto está próximo

Destaques

Mercados
Dólar alcança máxima em seis meses após Fed

Dólar vai a máxima desde março ante real após Fed

Juro futuro sobe com títulos do Tesouro dos EUA

Taxas futuras acompanham reação dos Treasuries à decisão de política monetária do Federal Reserve

Bolsa acaba com repasse em aluguel de ações

BM&FBovespa anuncia mudanças nas tarifas com o fim de descontos em produtos a partir de 2015

Ibovespa perde fôlego, mas mantém 59 mil pontos

Comunicado e a revisão das projeções do banco central americano provocou volatilidade no mercado doméstico

Nova aposta de Gross


Mercados
Decisão do Fed traz mais volatilidade a ativos nos EUA

Títulos do Tesouro dos Estados Unidos caíram e o dólar se valorizou após a reunião de política monetária

G-20
Brasil apoia cerco a abutre das dívidas soberanas

Ao lado da França, país propôs análise do caso argentino

Reguladores preparam novas exigências para os bancos

Emergentes estão mais resistentes

Movimentação da Corval Corretora salta em três anos

Volume movimentado no mercado de câmbio subiu de US$ 5,6 milhões em 2011 para US$ 343 milhões em 2013

Agenda

EU & INVESTIMENTOS

Na onda cambial

Perspectiva de alta do dólar, com mudanças à vista na política monetária americana, tende a estimular procura por certificados de operações estruturadas, os chamados COEs, indexados à moeda para surfar valorização e se proteger

Portfólio
O saxofonista Kenny G vira “selecionador de ações”

Na última década, bolsa rendeu ao música tanto dinheiro quanto a indústria fonográfica

Palavra do gestor
Desafios do Asset Liability Management no BrasilModelo de Liability Driven Investment surge como uma alternativa, pois permite que fundações façam hedge do passivo e busquem outras classes de ativos que superem a meta atuarial
Radar do mercado
UBS revisa Gol, Brasil Plural corta Fleury e Credit retoma cobertura de CopelCompanhia aérea tem preço-alvo elevado, enquanto laboratório sofre corte. Elétrica tem recomendação de vendaEU & ESTILO

Vinhos
As ‘loucuras’ bem-sucedidas de Pablo Morandé

Pablo Morandé é um dos personagens mais importantes do cenário vinícola chileno da atualidade

EU & CARREIRA

Expatriação
Crescem as transferências para o país

Economia fraca não inibe fluxo de profissionais estrangeiros para o país

Executivos da LHH/DBM do Brasil assumem postos globais

Novas Conexões
A última turnê da empregabilidade e do networkingO colunista Rafael Souto fala sobre as novas maneiras de se conectar e estabelecer metas para a carreiraLEGISLAÇÃO & TRIBUTOS

Tributário
STF derruba acordo sobre comércio eletrônico

Ministros consideraram inconstitucional adicional de ICMS

Sistema S não precisa realizar concurso público

Decisão foi tomada ontem, por unanimidade, pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Rio publica novas regras de parcelamento especial

Medidas estão previstas em duas resoluções conjuntas publicadas recentemente

Curtas

Destaques

Opinião Jurídica
Indenização por dano social fere regras do CPC

O Código de Processo Civil veda que uma sentença confira benefícios a terceiros estranhos à lide

FONTE/em pautas: valor.com.br/impresso
Edição: Equipe Fenatracoop

Edição: Equipe Fenatracoop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.