PDT propõe a Dilma mudança em BC – No ato em que vai confirmar o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, o PDT deve aprovar carta em que sugere o “desmonte” do Banco Central e substituição por novas estruturas de formulação de objetivos e de execução da política monetária. O texto pretende servir como base para a formulação do programa de governo da petista…

Governo cede e sem-teto prometem trégua – A principal delas é a construção de unidades habitacionais na invasão conhecida como Copa do Povo, a cerca de 3,5 quilômetros do estádio do Itaquerão, na zona leste da capital paulista…

Não há clima para torcer para a seleção, afirma MPL – O ato dos metroviários reuniu militantes do MPL (Movimento Passe Livre), protagonista dos protestos de junho do ano passado. O grupo vem atuando em conjunto com os grevistas, diz Marcelo Hotimsky, integrante do Passe Livre…

Após 42 demissões, greve do metrô de SP é suspensa – Encurralados pelo governo e pela Justiça, e vendo a greve perder força ao completar cinco dias, os funcionários do Metrô de São Paulo decidiram suspender a paralisação até esta quarta (11), véspera da abertura da Copa…

O Globo

Temer faz corpo a corpo para garantir apoio à aliança com Dilma

Para garantir uma vitória na convenção do PMDB marcada para esta terça-feira, o vice-presidente Michel Temer participou de um jantar com integrantes do partido que votarão hoje, numa verdadeira maratona de cumprimentos e fotografias. O encontro ocorreu num hotel em Brasília.

Temer fez corpo a corpo para assegurar maioria dos votos à proposta de manutenção da aliança PMDB-PT e de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Até mesmo os chamados dissidentes, que votarão contra a aliança, estiveram no jantar, como o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Temer ficou mais de duas horas no local, saindo por volta das 23 horas.

Governo não revela obras do setor elétrico que não ficaram prontas

O governo não vai informar quais as obras do setor elétrico que ficaram inacabadas, entre aquelas previstas para assegurar o fornecimento contínuo de energia para as instalações da Copa do Mundo. Ontem, três dias antes da abertura do evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, promoveu uma reunião final do grupo de trabalho criado para a Copa, com governo e empresas do setor.

Depois da reunião, garantiu à imprensa o fornecimento de energia elétrica sem “surpresa desagradável” ao longo dos eventos e disse que as obras que não ficaram prontas eram dispensáveis para o evento, mas sem revelar quais seriam elas.

 

Correio Braziliense

PMDB faz convenção hoje para ratificar arranjo com PT no plano nacional

PMDB e PDT inauguram hoje, em Brasília, a série de convenções partidárias para definir as candidaturas e as alianças para a disputa eleitoral de outubro. Ambos devem aprovar a coligação com o PT, da presidente Dilma Rousseff, mas, nos estados, estudam deixar os respectivos pré-candidatos aos governos locais livres para os acertos que lhes forem mais convenientes. No caso do PMDB, a aprovação à chapa Dilma/Michel Temer deve se dar com uma votação entre 55% e 65% dos convencionais, mas sem o apoio do diretório fluminense, que está fechado com Aécio Neves (PSDB). A petista visita o evento do PDT no fim da manhã. À tarde, ela deve passar na convenção do PMDB.
Comandado por Jorge Picciani no Rio, o diretório estadual flerta com a candidatura de Aécio. Na semana passada, o tucano participou de ato na capital fluminense, batizado de Aezão, em referência a Aécio e ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que disputará a reeleição. Pezão, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ex-governador Sérgio Cabral, todos peemedebistas, não participaram do evento, mas tampouco se empenharam em convencer os correligionários a apoiar Dilma em vez de Aécio.

Os problemas se repetem nos estados. Na Bahia, o PMDB apoiará Aécio. Em Pernambuco, a sigla fechou com o presidenciável Eduardo Campos (PSB). Paraná, Piauí e Goiás devem abrigar os demais votos dissidentes. No caso goiano, o ex-governador Iris Rezende considerou uma traição o fato de Temer ter promovido, com o incentivo do Planalto e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a filiação de José Batista Júnior ao PMDB. Mais conhecido como Júnior da Friboi, o empresário seria o candidato peemedebista para tentar impedir a reeleição de Marconi Perillo (PSDB). Com o PMDB na mão, entretanto, Iris implodiu a iniciativa.

Ex-diretor da Petrobras depõe hoje na CPI do Senado; oposição faz boicote

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em março na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, e solto dois meses depois, vai prestar depoimento hoje na CPI da Petrobras no Senado. Ele comparece sem o habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) utilizado normalmente para garantir o direito de permanecer calado. Mesmo assim, o governo não teme as declarações do depoente, por ter o controle absoluto da CPI. Mais uma vez, a oposição não vai participar, por entender que o depoimento não passa de um jogo de perguntas e respostas combinadas.
Paulo Roberto da Costa vai prestar informações sobre a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e as obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Ele foi enquadrado pelas investigações da Polícia Federal porque teria recebido propina do doleiro Alberto Youssef, que continua preso em Curitiba.

Folha de S. Paulo

PMDB deve manter hoje seu apoio a Dilma, mas com críticas ao PT

Maior partido aliado da presidente Dilma Rousseff, o PMDB define nesta terça-feira (10) em convenção nacional se continuará ao lado da petista na disputa à reeleição.

Mesmo com a esperada confirmação do apoio, a sigla já prepara críticas a algumas das propostas defendidas pelo PT e pelo governo.

Entre elas está a rejeição a qualquer projeto de regulação da mídia, além de discordância em relação ao formato de reforma política defendido pelo PT e ao decreto de Dilma que obriga órgãos do governo a fazer consultas públicas antes de decidir sobre temas de interesse da sociedade.

Em relação à reforma política, os peemedebistas são contra a ideia petista de um plebiscito para deliberar sobre o tema, como defende o governo. Já sobre o decreto de Dilma, o PMDB dirá que o PT pretende “aparelhar” as decisões governamentais.

Após 42 demissões, greve do metrô de SP é suspensa

Encurralados pelo governo e pela Justiça, e vendo a greve perder força ao completar cinco dias, os funcionários do Metrô de São Paulo decidiram suspender a paralisação até esta quarta (11), véspera da abertura da Copa.

Nesta segunda (9), a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) endureceu a postura contra os grevistas e enviou telegramas de demissão por justa causa para 42 funcionários.

Segundo o governo, eles participaram de atos de vandalismo em estações, incitaram a população a pular catracas ou usaram o sistema de som de trens para veicular mensagens sobre a greve.

“Não há o que retroceder um milímetro”, disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O sindicato dos metroviários diz que as demissões são injustificadas e foram usadas para intimidar a categoria.

Não há clima para torcer para a seleção, afirma MPL

O ato dos metroviários reuniu militantes do MPL (Movimento Passe Livre), protagonista dos protestos de junho do ano passado. O grupo vem atuando em conjunto com os grevistas, diz Marcelo Hotimsky, integrante do Passe Livre.

Sobre as greves às vésperas da Copa, ele afirma: “tivemos mobilizações interessantes, dos rodoviários, metroviários, MTST, o que tem animado as lutas que vêm por aí”.

Quanto a torcer pela seleção, respondeu: “O movimento não está em clima de torcer, está em clima de fazer luta, trazer melhorias na vida das pessoas, que é o que todo movimento social faz”, diz.

“A gente acha que o nacionalismo é uma coisa ruim. Mas também não achamos que o problema é as pessoas torcerem a favor ou contra”.

Governo cede e sem-teto prometem trégua

Após a ameaça de um “junho vermelho”, com promessa de transtornos durante a Copa do Mundo, o governo federal e a Prefeitura de São Paulo anunciaram nesta segunda-feira (9) uma série de medidas para atender às reivindicações dos sem-teto.

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) afirmou que grande parte das demandas foi atendida e prometeu trégua nos atos.

A principal delas é a construção de unidades habitacionais na invasão conhecida como Copa do Povo, a cerca de 3,5 quilômetros do estádio do Itaquerão, na zona leste da capital paulista.

Turistas têm outras opções, diz Marta sobre museus em greve

A ministra da Cultura Marta Suplicy disse nesta segunda-feira (9) que os turistas que vierem ao país durante a Copa do Mundo terão outras opções além dos museus federais fechados por causa de greve de servidores do ministério.

“Museus federais são 30 e nós temos 3.000 museus no Brasil. No Rio, temos também outros museus, como o de Arte Moderna. Claro que gostaríamos que os museus federais do Rio estivessem com as portas já abertas, mas não faltarão opções de qualidade”, disse.

A paralisação começou no início de maio. Os funcionários da pasta ameaçam manter a greve durante o Mundial.

Marina diz que Alckmin não vai afastá-la de Campos

A ex-senadora Marina Silva afirmou nesta segunda-feira (9) que sua divergência em relação à indicação do PSB de apoiar a reeleição do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não irá afastá-la da chapa de Eduardo Campos para a disputa da Presidência.

Candidata à vice de Campos (PSB), Marina reafirmou, no entanto, que não subirá no palanque de Alckmin.

“Não estamos discutindo a chapa. A chapa e o programa [de governo] estão compatíveis com o que foi a nossa discussão no dia 5″, disse em visita a Belo Horizonte.

Stuart Angel foi enterrado no Rio, diz capitão

Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade (CNV), o capitão reformado Álvaro Moreira de Oliveira Filho, 89, disse que o corpo de Stuart Angel foi enterrado por militares da Aeronáutica na Base Aérea de Santa Cruz, localizada na zona oeste do Rio.

O depoimento, prestado em dezembro de 2013, abre uma nova linha de investigação sobre o paradeiro do corpo do militante do MR-8, até hoje desaparecido.

Em nota, o Comando da Aeronáutica disse não ter sido informado oficialmente sobre o assunto. “A busca pela verdade é um compromisso assumido por esta instituição que atende de forma responsável e cooperativa aos pedidos da Comissão Nacional da Verdade”, informou a nota da Aeronáutica.

Os integrantes da Comissão da Verdade consideram o depoimento verossímil. A expectativa é que até dezembro seja elaborado um relatório final sobre o caso.

Filho da estilista Zuzu Angel, Stuart Angel foi preso em 14 de maio de 1971. De acordo com depoimentos, ele foi torturado até a morte na Base Aérea do Galeão, na zona norte do Rio. De lá, o corpo de Stuart teria sido levado para a Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste.

Tanto Aécio quanto Campos venceriam Dilma em São Paulo

Se a eleição presidencial fosse só entre os 31,8 milhões de eleitores de São Paulo, tanto Aécio Neves (PSDB) quanto Eduardo Campos (PSB) venceriam a presidente Dilma Rousseff num eventual segundo turno. E com folga. Com o tucano, o resultado seria 46% a 34%. Com o ex-governador de Pernambuco, 43% a 34%.

Realizada com um número maior de entrevistas no Estado, o Datafolha de 3 a 5 de junho dá dimensão do tamanho das dificuldades de Dilma no maior colégio eleitoral do Brasil, com 22,4% dos votantes.

Dá dimensão também do contraste entre o comportamento dos paulistas e o de eleitores dos outros 25 Estados mais o Distrito Federal.

Em São Paulo, a rejeição a Dilma chega a 46%. Em todas as outras regiões é de 32%.

O Estado de S. Paulo

PMDB explicita diferenças com PT em convenção que deve definir apoio a Dilma

‘Sem fantasmas’, petistas põem Lula em propaganda

PDT também anuncia hoje apoio à presidente

Aécio diz que Campos se inspirou em sua gestão

Vice de tucano será anunciado após convenção

Após revés em São Paulo, Marina marca posição em Minas

Eleição sem empresa abre brecha para facções, diz Mendes

PT tira deputado estadual de relação de candidatos

Capitão indica base onde estaria corpo de Stuart Angel

Valor Econômico

Temer dobra resistências e conduz PMDB a apoio à reeleição de Dilma

Mesmo sem garantir sólidas alianças com o PT nos Estados, o PMDB deve aprovar hoje em sua convenção nacional a coligação para reeleger a presidente Dilma Rousseff, mantendo na chapa o vice-presidente Michel Temer. O cálculo dos governistas oscila entre 75% e 80% dos votos. Será a primeira vez que o partido fecha uma coligação presidencial com tão pouco lastro regional. A convenção contará com a presença da presidente em sua parte final.

Aécio reivindica posto de líder da oposição

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, confirmou ontem a manutenção da aliança entre seu partido e o PSB em Pernambuco. Em entrevista a uma rádio do Recife, Aécio evitou entrar em conflito com o também presidenciável Eduardo Campos (PSB), mas reivindicou o posto de legítimo representante da oposição do PT.

Sigla apresenta oito propostas para 2º mandato

Na convenção nacional em que deve referendar a candidatura de Michel Temer a vice de Dilma, o PMDB aprovará um documento em que cobrará “participar efetivamente do governo do país”, com “ideias e propostas”. O texto, ao qual o Valor PRO teve acesso, apresenta oito sugestões. Em 2010, eram sete.

Paulinho contrata empresa da filha para 1º de Maio da Força

O presidente do Solidariedade (SD) e deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP) contratou a empresa de sua filha Juliana Pereira da Silva para organizar eventos milionários da Força Sindical, entidade que comanda desde 1999 e da qual está atualmente está licenciado. A Efettiva Comunicação & Marketing organiza há três anos o 1º de Maio da Força Sindical e foi a responsável pela estrutura do 7º Congresso nacional da entidade em 2013.

PDT propõe a Dilma mudança em BC

No ato em que vai confirmar o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, o PDT deve aprovar carta em que sugere o “desmonte” do Banco Central e substituição por novas estruturas de formulação de objetivos e de execução da política monetária. O texto pretende servir como base para a formulação do programa de governo da petista.

Executivos da CAF espanhola são denunciados por cartel de trens

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) ofereceu denúncia contra quatro executivos da empresa espanhola CAF – multinacional fabricante de trens – por prática de conluio e fraudes a licitação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a reforma de composições. A acusação foi oferecida contra dois brasileiros e dois espanhóis, um deles residente no Brasil, como aditamento à denúncia já encaminhada à Justiça em março deste ano. O contrato que coloca sob suspeita os quatro executivos da CAF é o da reforma de trens das séries 2000, 2100 e 3000 da CPTM.

Sete projetos têm chances de aprovação

Com a semana reduzida pelo início da Copa do Mundo, na quinta-feira, as pautas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal têm 38 propostas com relevância econômica destacadas para votação em plenário ou em caráter terminativo nas comissões (quando dispensam votação em plenário), mostra o Valor Política.

Senado descarta adiar votação de PEC 63

A Mesa Diretora do Senado rejeitou ontem, por falta de adesões, duas emendas de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que possibilitariam o adiamento da votação da proposta de emenda constitucional que cria um adicional por tempo de serviço para magistrados e integrantes do Ministério Público, a PEC 63.

Brasil Econômico

Manchete: Inflação deixará brasileiro em casa durante a Copa

Com o IPCA acumulado em 6,37%, os torcedores optaram por assistir aos jogos pela TV e gastar muito pouco com lazer. É o que mostra pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, que coletou as intenções de consumo para os 31 dias de Mundial de 18 mil brasileiros em todas as capitais e respectivas regiões metropolitanas do país no mês de maio. (Págs. 1 e P4 e 5)

Luxo: E-commerce é o desafio para marcas

Apesar da perspectiva de crescer até 6% neste ano, o mercado de artigos de luxo engatinha na venda pela internet. Hoje, o total de consumidores desses produtos chega a 4,5% dos 7,2 bilhões de habitantes no mundo. (Págs. 1 e P17)

BB e Caixa no dilema entre o crédito e a rentabilidade

Os dois maiores bancos brasileiros com controle federal buscam calibrar o crédito para evitar que o excesso comprometa os índices de alavancagem e a falta não provoque a alta dos índices de inadimplência. (Págs. 1 e P22 e 23

Bad boys da Copa: As seleções ainda não entraram em campo, mas os jogadores famosos pelas encrencas, como o holandês Arjen Robben, começam a aprontar. (Págs. 1 e P10)

Relatório D.C.: O debate sobre a crise global põe na berlinda crenças antes tidas como verdades. (Págs. 1 e P9)

Mundial 2014: A Fifa fatura mais de US$ 4,5 bi em marketing, vendas de ingressos e direitos de TV. (Págs. 1 e P19)

EBC – congressoemfoco

Edição: Equipe Fenatracoop

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.