Carne do Brasil está liberada; Organismo internacional diz que não há risco do mal da vaca louca no produto e exportações devem ser retomadas… – Esperança no combate ao Parkinson; Um novo exame, ainda em teste, pode ajudar na descoberta da doença na fase inicial, facilitando seu controle… – Onda de insegurança: Facções desafiam o governo de SC; Dois carros foram queimados no estacionamento do Centro Administrativo…

O Globo

Manchete: O sagrado: Trono vazio no Vaticano

Primeiro Papa a renunciar em 600 anos, Bento XVI alega saúde frágil; sucessor será eleito até a Páscoa.

Em pleno carnaval, anúncio do fim do pontificado, marcado por escândalos de pedofilia e vazamento de documentos secretos, surpreende o mundo. Dois brasileiros aparecem na ampla lista de candidatos. Jornada da Juventude, no Rio, em julho, está confirmada.

Líder religioso dos 1,2 bilhão de católicos, o Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar que aos 85 anos não tem mais a força física e mental para exercer suas funções e que renunciará no dia 28 ao pontificado, após quase oito anos no cargo. Um novo conclave será convocado, e 118 cardeais deverão eleger um Papa até a Páscoa. Dois brasileiros, dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, aparecem na ampla lista de candidatos para suceder Bento XVI, que nomeou mais da metade dos cardeais. Escândalos de pedofilia envolvendo padres e vazamento de documentos confidenciais da Vaticano ofuscaram o seu papado. (Págs. 1 e 15 e 22)

Colunistas: Ancelmo Gois: O bom filho à casa torna

Com apartamento comprado em São Conrado e passagem pela Sapucaí, FH volta aos poucos ao Rio. (Págs. 1 e Rio 6)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Fragilizado, Bento XVI surpreende e renuncia

No comunicado, papa fala que ‘força da mente e do corpo’ diminuiu e em ‘incapacidade de administrar’. Ele ficará até 28 de fevereiro, quando será convocado conclave. Último pontífice a deixar o cargo em vida foi há seis séculos.

O papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar ontem, em uma reunião com cardeais, sua renúncia ao pontificado, para o qual foi eleito em 19 de abril de 2005. Aos 85 anos, Joseph Ratzinger alegou idade avançada e falta de vigor físico e espiritual para cumprir sua missão. A decisão de fazer o comunicado em um consistório indica que o papa quis evitar algum tipo de comoção. Bento XVI disse que permanecerá no cargo até 28 de fevereiro, quando deverá ser convocado o conclave para a eleição do novo sumo pontífice. O processo deverá ser rápido, pois não será necessário observar o prazo de nove dias previsto para funerais. Imediatamente após a notícia da renúncia, começaram as especulações sobre quem será eleito para chefiar a Igreja. A escolha caberá a 117 cardeais de todo o mundo – o Brasil tem cinco eleitores. O papa não participará da eleição. O último pontífice que deixou o cargo em vida foi Gregório XII, em 1415.

Bento XVI

“Minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro”

O processo de escolha do sucessor

Conclave. Reúne 117 cardeais eleitores – 5 brasileiros. A votação é aberta no lº dia. Conclave não tem prazo para acabar.

Quórum. É necessário dois terços dos votos (78) para eleger o papa

Quem pode ser eleito. Geralmente é escolhido um cardeal

A votação. Se não houver definição até o 34º escrutínio, é realizado 2º turno entre os 2 mais votados. (Págs. 1 e Caderno especial)

Novo papa virá ao Rio em julho para fórum de jovens

O novo papa vai ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho. Segundo o arcebispo d. Orani Tempesta, toda a agenda organizada de acordo com a orientação de Bento XVI será mantida, mas o novo líder poderá acrescentar eventos que desejar. (Págs. 1 e H7)

Economia dominará discurso de Obama (Págs. 1 e Internacional A7)

Fundos querem mudar leilão de aeroportos (Págs. 1 e Economia B1)

Notas & Informações: Boa safra, grandes problemas

A previsão é recebida como prenúncio de sérios problemas de armazenagem, transporte e portos. (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: Renúncia do Papa expõe dilema da Igreja Católica

Em mensagem que surpreendeu o mundo, Bento XVI admitiu não ter mais forças para continuar à frente do Vaticano. O Santo Padre disse que falta-lhe vigor físico e espiritual para pregar a doutrina cristã num mundo em constante mutação. Pontificado de oito anos encerra em meio a polêmicas e denúncias.

Líderes e religiosos elogiam “ato de humildade e coragem”

Cardeais latinos e africanos são cotados para a sucessão

Jornada da Juventude, no Rio, será com o novo pontífice. (Págs. 1 e 12, 17 Visão do correio 10)

Carne do Brasil está liberada

Organismo internacional diz que não há risco do mal da vaca louca no produto e exportações devem ser retomadas. (Págs. 1 e 9)

Esperança no combate ao Parkinson

Um novo exame, ainda em teste, pode ajudar na descoberta da doença na fase inicial, facilitando seu controle. (Págs. 1 e 19)

Nota Legal só até sexta-feira

Os contribuintes têm mais três dias para indicar o uso dos créditos do programa. Até ontem, só 214 mil dos 605 mil inscritos haviam feito a opção de desconto no IPVA ou no IPTU. Técnicos da Secretaria de Fazenda alertam para o risco de lentidão no site do GDF. (Págs. 1 e 24)

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes – Padroeira do enfermos Papa Bento XVI renuncia

Cinco brasileiros participarão do conclave a ser realizado até o fim de março para eleger o novo pontífice e são possíveis sucessores de Bento XVI, que pegou todo o mundo de surpresa ao anunciar que deixa o cargo dia 28. Dois são mineiros: dom Raymundo Damasceno (arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB) e dom Geraldo Majella Agnelo (arcebispo emérito de Salvador). Os outros são dom Cláudio Hummes (arcebispo emérito de São Paulo), dom Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo) e dom João Braz de Aviz (arcebispo emérito de Brasília). Atualmente há 119 cardeais em condições de votar. São apontados como favoritos, além de Scherer, o italiano Angelo Scola (arcebispo de Milão), o canadense Marc Ouellet (prefeito da Congregação para os Bispos) e o argentino Leonardo Sandri (prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais).

Quem vai calçar as sandálias do pescador?

Juventude

Jornada mundial em julho no Rio está mantida, com a presença do novo Papa.

História

Renúncia ao trono de Pedro, prevista no direito canônico, é a primeira em 600 anos.

Legado

O que o pontificado de Joseph Ratzinger deixa para a igreja e para a humanidade.

‘‘Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino” Bento XVI. (Págs. 1 e 12 a 16 e Editorial, ‘Os desafios do Vaticano’, 6)

Banco de DNA vai ajudar no combate ao crime em Minas (Págs. 1 e 17 18)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Papa renuncia

Aos 85 anos, Bento XVI anuncia que deixará papado dia 28, por “falta de forças”. Sucessor deve ser escolhido até a Páscoa. (Págs. 1 e 6 e 7)

Tragédia indiana

Autoridades culparam a multidão pelo tumulto que matou ao menos 36 pessoas na cidade indiana de Allahabad, em festival religioso. (Págs. 1 e 8)

Lei seca

Blitzes da lei seca fizeram 4.851 abordagens entre sexta-feira e sábado. Dezenove motoristas tiveram a CNH recolhida. (Págs. 1 e Capa dois)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: “Já não tenho forças”

Em pronunciamento que surpreendeu até os cardeais, Bento XVI renuncia e deflagra sucessão no Vaticano.

Como será a escolha do próximo papa e quem são os mais cotados.

O legado de um conservador que se enclausurou na Santa Sé. (Págs. 1 e 4 a 11 e Editorial 14)

Onda de insegurança: Facções desafiam o governo de SC

Dois carros foram queimados no estacionamento do Centro Administrativo. (Págs. 1 e 31)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.