O Globo

Manchete : Lula preso
Primeiro ex-presidente a cumprir pena por corrupção, petista se entrega à PF depois de quase 26 horas
Em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, desafiou autoridades e atacou Judiciário, MP e mídia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso ontem, depois de se entrincheirar por quase 26 horas após o prazo final dado pelo juiz Sergio Moro para que se entregasse. Ex-líder sindical que fundou o Partido dos Trabalhadores e chegou à Presidência, Lula governou por oito anos e deixou o poder como um dos políticos mais populares do país, mas acabou condenado a 12 anos de prisão, tornando-se o primeiro ex-presidente da história do Brasil a cumprir pena por corrupção.Em discurso ontem de manhã, cercado por militantes e líderes da esquerda, desafiou as autoridades, atacou o Judiciário, o MP e a mídia. Às 22h30, chegou à sede da PF, em Curitiba. (Págs. 3 a 11)

Mais de 100 políticos, de 14 partidos, já foram investigados na Lava-Jato
A operação que levou Lula à cadeia já colocou no alvo ex-presidentes, ministros, parlamentares e o presidente Michel Temer. Em quatro anos de La-va-Jato, 14 legendas foram atingidas pela investigação. (Pág. 6B)

Discurso do petista tem erros e distorções
Checagem do discurso de Lula mostra declarações falsas e inconsistentes do petista. Ele nega relação com o tríplex, mas reportagens, documentos e delações mostram sua ligação com o imóvel. Lula também distorceu declarações da Lava-Jato e disse não ser contrário à operação, apesar de atacá-la. (Pág. 6)

Operação contra milícia tem 149 detidos e 32 armas apreendidas (Págs. 12 e 13)

Merval Pereira
Encenação só piorou situação política e jurídica. (Pág. 4)

Miriam Leitão
Petista fez parecer vitória a sua maior derrota. (Pág.30)

Ascânio Seleme
É bom se acostumar ao PT como partido-satélite. (Pág. 6A)

Bernardo Mello Franco
Discurso foi carta-testamento do ex-presidente. (Pág. 2)

Frei Betto
Minha segunda despedida de Lula. (Pág. 4)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Lula preso
Condenado a 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro, petista começa a cumprir pena em Curitiba • Ele é o primeiro ex-presidente a ir para a cadeia por crime comum • Prisão ocorreu sob forte tensão, 26 horas após fim de prazo dado por Moro.O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 72 anos, foi preso às 18h40 de ontem pela Polícia Federal e levado para Curitiba, sede da Operação Lava Jato, onde começará a cumprir pena. Condenado a 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula é o primeiro ex-presidente da República preso por crime comum, conforme sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá.A prisão ocorreu sob forte tensão, após a defesa de Lula negociar sua rendição com as autoridades e 26 horas depois do fim do prazo estipulado por Moro para que ele se entregasse. Militantes simpáticos ao ex-presidente chegaram a impedir que o carro em que ele estava deixasse a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde permaneceu desde a noite de quinta-feira. Lula teve de sair do local a pé, protegido por seguranças. De lá, foi levado para a sede da PF e depois para o Aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Curitiba. (Política / Págs. A4 a A9)

No último ato, ataques contra MP e Judiciário
Em discurso horas antes da prisão, feito num carro de som no Sindicato dos Metalúrgicos, Lula criticou a Lava Jato, o Judiciário e a imprensa. Disse ainda que se mantém na disputa presidencial e sairá da prisão “mais forte e inocente”. (Pág. A6)

Vera Magalhães
Que as instituições falem alto
Lula age como chefe de bando. Zombou da Justiça, escondeu-se atrás de biombo humano e mostrou ser alguém que quer para si lei própria. (Pág. A8)

Eliane Cantanhêde
Produto de exportação
Prisão de Lula é por ambição, cobiça e uma promiscuidade com empreiteiras incompatível com a Presidência. (Pág. A6)

Entrevista : Gustavo Franco
EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL
‘AGENDA LIBERAL ESTÁ SENDO USADA DE FORMA OPORTUNISTA’
• Um dos formuladores do Plano Real, Gustavo Franco vê “oportunis-* mo” nos que abraçam a agenda liberal sem convicção ou afinidade com ela, caso, segundo diz, de Geraldo Alck-min (PSDB). Filiado ao Novo, Franco coordena o programa de João Amoê-do à Presidência. (Economia / Pág. B5)

Celso Ming
O outro lado desta guerra
Disputa com a China não pode desprezar o efeito sobre os títulos da dívida dos EUA. (Economia / Pág. B2)

Notas & Informações
Um olhar para o futuro
A sessão do STF que negou a concessão de habeas corpus a Lula da Silva mostrou que, à luz da Constituição, tratava-se de um cidadão comum. (Pág. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : Lula preso
Após 26 horas de negociação, ex-presidente se entrega à PF e segue para Curitiba em discurso, petista diz que se apresentaria para enfrentar os que o condenaram
Luiz Inácio Lula da Silva, 72, foi preso ontem após se entregar à Polícia Federal às 18h40. É o primeiro ex-presidente do Brasil detido após condenação criminal. Sentenciado a 12 anos e um mês de detenção por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex, o petista seguiu para Curitiba. Ele é réu em mais seis processos.
Foram mais de 48 horas entre o decreto do juiz federal Sergio Moro, na quinta (5), e a prisão. Lula ignorou prazo para que se apresentasse voluntariamente em Curitiba até as 17h de sexta. Em vez disso, negociou se entregar ontem após missa para a mulher, Marisa, morta em 2017.
0 petista passou os últimos dois dias no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde militantes se reuniram e jornalistas foram hostilizados. Ele enfrentou resistência de apoiadores para deixar o local e precisou sair a pé para entrar em carro da polícia.
Em discurso de 55 minutos ao meio-dia, Lula disse que se entregaria para enfrentar aqueles que o condenaram. “Eu vou atender ao mandado deles, porque quero fazer a transferência de responsabilidade”, afirmou, em referência à Lava Jato e à imprensa. “Quanto mais dias me deixarem lá, mais Lulas vão nascer no país.” Nascido em Garanhuns (PE), ele liderou o movimento sindical no ABC paulista no final dos anos 1970 e fundou o PT em 1980, galvanizando a esquerda.
Chegou ao Planalto em2002 e conquistou novo mandato em 2006. No período, houve crescimento da renda e redução da pobreza. Elegeu como sucessora Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016 em meio à maior recessão em três décadas e ao escândalo do petrolão. (Poder A4)

Supremo errou ao julgar o caso, afirma advogado
Para o advogado Nabor Bulhões, o Supremo Tribunal Federal errou ao pôr em julgamento e negar o habeas corpus pedido por Lula. Bulhões diz que teria sido mais produtivo decidir sobre a prisão de condenados em segunda instância.

Ontem, Edson Fachin, do Supremo, negou liminar para suspender a prisão do ex-presidente. (Poder A4 e A16)

Marcelo Coelho
Para o PT, resta apenas a espera pela ressurreição
Lula não é mais um ser humano, como disse no discurso, mas uma ideia, e quando seu coração parar continuará batendo no peito de milhões de outros Lulas. A despedida em São Bernardo foi uma espécie de Última Ceia, entre apóstolos, contra os fariseus, com caldo de mocotó e não vinho francês. (Poder A10)

Álvaro Dias
Leis governam os homens; assim se constrói a nação (OpiniãO A3)

G. Boulos e M. D’avila
Não sairemos das ruas; futuro do país está em jogo (OpiniãO A3)

Fernando Canzian
Será perverso se mesmo rigor não atingir os demais (Poder A8)

Leandro Colon
Em seu discurso, petista procura unir a esquerda (Poder A11)

Vinícius Torres Freire
Cidade natal do ex-presidente fica alheia à prisão (Poder A13)

Ricardo Kotscho
Rendição reviveu método de greves da década de 1970 (Poder A13)

Editorial
“Alckmin, o discreto”, sobre desempenho do presidenciável tucano no governo paulista, e “Rota sinuosa”, acerca de benefícios ao setor automotivo. (Opinião A2)

————————————————————————————

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.