Igor Gielow: Levy, o que você acha sobre salvar uma empresa?

A palavra de Joaquim Levy de prometer acabar com socorros aos “amigos do rei” já é posta à prova. Dilma mandou BNDES e Banco do Brasil amaciarem um salvamento para a Sete Brasil, parceira da Petrobras, no melhor estilo patrimonialista…

Indonésia nega apelo de Dilma para brasileiro não ser morto

O presidente da Indonésia negou pedido de Dilma Rousseff para evitar a execução de Marco Moreira, condenado à morte no país asiático por tráfico de droga.
O apelo era a última aposta da família do brasileiro. “Eu ainda tinha esperança. Agora, só Deus”, afirmou Maria de Lourdes Pinto, tia de Moreira, relata o enviado especial Ricardo Gallo.
Ela está na capital Jacarta, onde o sobrinho será fuzilado neste domingo (18), no horário local.

O Globo

Manchete: Indonésia nega a Dilma clemência a brasileiro

Governo recorreu até ao Papa; instrutor de voo será fuzilado hoje

Carioca Marco Archer, de 53 anos, foi condenado à morte por entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos numa asa-delta

O presidente da Indonésia negou à presidente Dilma Rousseff pedido de clemência para o instrutor de voo livre carioca Marco Archer, de 53 anos, que será fuzilado às 15h de hoje (horário de Brasília) por ter entrado no país com 13,4kg de cocaína, em 2003. Dilma fez um apelo como “chefe de Estado e mãe” e, após a negativa, recorreu ao Papa Francisco, por meio da Santa Sé. Uma tia de Marco viajou para a Indonésia, levando cartas de amigos e bacalhau. (Págs. 1, 3 e 4)

Seguro-desemprego: Nova regra deve afetar 2,3 milhões

As novas regras para o seguro-desemprego limitam o acesso de 2,27 milhões de trabalhadores ao benefício. O número representa 26,58% dos 8,55 milhões que pediram o benefício no ano passado. O Ministério do Trabalho fez o cálculo projetando as regras recém-anunciadas às solicitações de 2014. (Págs. 1 e 21)

Casa própria: Mutuário tem que negociar taxas

Com os juros da Caixa para a casa própria mais próximos das taxas dos bancos privados, a saída para os mutuários agora é se fiar no relacionamento com as instituições e negociar condições melhores. (Págs. 1 e 19)

Fim da greve: Volks cancela 800 demissões

A Volkswagen cancelou a demissão de 800 funcionários em São Bernardo (SP). Os trabalhadores, que entraram em greve porque a montadora prometera estabilidade dos empregos, voltam na segunda-feira. (Págs. 1 e 21)

Estudos da Nasa: 2014 foi ano mais quente da História

O ano de 2014 foi o mais quente já registrado na Terra, segundo estudos feitos pela Nasa e pela Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA. Desde o início das medições, em 1880, a temperatura média ficou 0,8 grau Celsius mais alta. (Págs. 1 e 11)

Cerveró: conselho foi negligente

Ex-diretor volta a culpar órgão que era presidido por Dilma

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró apresentou à Justiça um parecer no qual volta a responsabilizar o Conselho de Administração da estatal pela compra da refinaria de Pasadena, em 2006, que causou prejuízo de US$ 792 milhões. Segundo Cerveró, o conselho, presidido à época por Dilma Rousseff, cometeu “grave falha” e foi negligente. Preso em Curitiba, o ex-diretor prestará depoimento na segunda. (Págs. 1 e 7)

Zuenir Ventura

Internet não é a única culpada por zeros na redação do Enem. (Págs. 1 e 17)

Panorama Político

Governo teve déficit de comunicação, conclui Dilma. (Págs. 1 e 2)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Sartori aprova reajuste para salários mais altos

Depois de começar o mandato anunciando cortes, governador sancionou projetos que aumentam vencimentos de magistrados, promotores, secretários e o dele próprio. Índices aprovados pela Assembleia vão de 14% a 64%. (Págs. 1 e Notícias, 10, 12, 14, 23 e 24)

Qualidade de vida desafia PIB maior

Riqueza dos municípios não é proporcional a indicadores sociais como saúde e educação. (Págs. 1 e Notícias, 8 e 9)

Indonésia nega apelo de Dilma

Presidente havia pedido extradição de brasileiro que será executado por tráfico de drogas. (Págs. 1 e Notícias, 20)

2014, o ano do calor recorde

Nunca havia sido tão quente desde 1880, no início dos registros, confirmaram estudos. (Págs. 1 e Sua Vida, 32)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Temperatura da Terra em 2014 foi recorde histórico

Estudos apontam ano como o mais quente já registrado; século 21 tem nove das dez mais altas médias anuais

Com a temperatura média no planeta em 14,6°C, 2014 superou 2010 como o ano mais quente desde 1880. A informação é de duas instituições norte-americanas, a Nasa (agência espacial) e a Noaa (agência governamental responsável por monitorar oceanos e atmosfera).

O século 21 registrou nove dos dez anos com as médias mais elevadas de temperatura desde que o levantamento teve início, no século 19 – 1998 é a exceção.

Desde 1976, a temperatura na Terra tem ultrapassado a média do século 20. No Brasil, a região Sudeste esteve no ano passado mais de 2°C mais quente do que a média do último século.

A temperatura da superfície do planeta subiu 0,8°C desde 1880, em média, principalmente pelo aumento das emissões de gases-estufa, como o CO2. (Págs. 1 e Ciência, C6)

Indonésia nega apelo de Dilma para brasileiro não ser morto

O presidente da Indonésia negou pedido de Dilma Rousseff para evitar a execução de Marco Moreira, condenado à morte no país asiático por tráfico de droga.

O apelo era a última aposta da família do brasileiro. “Eu ainda tinha esperança. Agora, só Deus”, afirmou Maria de Lourdes Pinto, tia de Moreira, relata o enviado especial Ricardo Gallo.

Ela está na capital Jacarta, onde o sobrinho será fuzilado neste domingo (18), no horário local. (Págs. 1 e Cotidiano, C1)

Delator diz que propina a lobista foi paga em sete países

Um dos principais delatores da Operação Lava Jato, Julio Camargo detalhou à Justiça que os pagamentos de propina a Fernando Soares, lobista ligado ao PMDB, passaram por contas de pelo menos sete países e envolveram empresas de fachada.

Segundo o Ministério Público, o dinheiro repassado ao lobista abasteceu a propina que teria sido paga ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Ele nega ter recebido. A defesa de Soares não comentou.(Págs. 1 e Poder, A4)

Igor Gielow: Levy, o que você acha sobre salvar uma empresa?

A palavra de Joaquim Levy de prometer acabar com socorros aos “amigos do rei” já é posta à prova. Dilma mandou BNDES e Banco do Brasil amaciarem um salvamento para a Sete Brasil, parceira da Petrobras, no melhor estilo patrimonialista. (Págs. 1 e Opinião, A2)

Inflação baixa eleva incertezas sobre aumento de juros nos EUA (Págs. 1 e Mercado, B1)

PF diz não ter achado indícios de dinheiro em piscina aterrada (Págs. 1 e Poder, A5)

Editoriais

Leia “Ensino além da retórica”, acerca de desafios do Brasil na educação, e “Falta de luz e de respeito”, sobre cortes de energia elétrica em São Paulo. (Págs. 1 e Opinião, A2)

EBC

Edição: Equipe Fenatracoop

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.