Manchete nos Jornais deste Sábado, 30 de Março de 2013

70

Páscoa da tolerância zero tem 5 mil multas na largada do feriado; Aperto na fiscalização se reflete no aumento de 83,7% nas infrações em 24 horas de Operação Viagem Segura, em relação ao mesmo período de 2012…- Institutos acumulam problemas; Mesmo com o governo incentivando o ensino profissionalizante, os institutos federais enfrentam problemas de evasão escolar, baixo índice de conclusão, falta de professores e infraestrutura insuficiente. Auditoria do TCU mostra que, em cursos para jovens e adultos que não terminaram a escola, o abandono é de 24% Dilma baseará campanha em tripé de energia, juros e comida; Um “tripé” de energia, comida e juros será a base da campanha da presidente Dilma Rousseff a reeleição em 2014…

O Globo

Manchete: Iphan preserva invasões no Jardim Botânico

Estudo sobre tombamento da área diz que 316 famílias podem ficar onde estão
Na queda de braço com os defensores das ocupações e com o Ministério do Meio Ambiente, diretor do parque perde a batalha e o cargo
Os invasores do Jardim Botânico têm motivos para comemorar. Parecer do Iphan sobre a abrangência do tombamento do parque – peça fundamental no processo no Tribunal de Contas da União que vai definir o futuro das ocupações – defende que 316 famílias permaneçam no local. Essa conclusão vai contra a proposta da direção do Jardim Botânico, que durante 30 anos pede a transferência dos invasores para a ampliação de sua área de pesquisa e do espaço aberto à visitação. O presidente Liszt Vieira será exonerado. (Págs. 1 e 10)

Institutos acumulam problemas

Mesmo com o governo incentivando o ensino profissionalizante, os institutos federais enfrentam problemas de evasão escolar, baixo índice de conclusão, falta de professores e infraestrutura insuficiente. Auditoria do TCU mostra que, em cursos para jovens e adultos que não terminaram a escola, o abandono é de 24%. (Págs. 1 e 3)

Corte de US$ 85 bi muda a vida nos EUA

Falta de acordo político leva a uma histórica redução de gastos
A partir da semana que vem, americanos passam a sofrer, na prática, os efeitos do corte histórico de US$ 85 bilhões nos gastos federais. Pelo menos 149 torres de controle de tráfego aéreo serão fechadas, falta papel higiênico em repartições públicas, milhares de tomografias deixarão de ser feitas e mais de 500 mil doses de vacinas não serão aplicadas. Até visitas guiadas à Casa Branca estão canceladas por falta de verba. O corte automático é fruto do impasse fiscal em que os EUA mergulharam por falta de acordo político para reduzir despesas e elevar impostos. (Págs. 1 e 21)

Produção de óleo da Petrobrás cai

A estatal registrou, em fevereiro, uma queda de 2,1% na produção de petróleo e gás natural, na comparação com janeiro. Segundo a Petrobrás, resultado é conseqüência de paradas programadas em plataformas. (Págs. 1 e 25)

Itália continua sem governo

Os principais partidos italianos rejeitaram a idéia de apoiar um premier tecnocrata, mantendo o impasse 32 dias após a eleição. O país pode continuar sem um governo funcional até maio, quando uma nova eleição deverá ser convocada. (Págs. 1 e 26)

BRT entra em obra outra vez

Inaugurado há apenas nove meses, o BRT Transoeste entrou em obras pela terceira vez. Agora, entre Campo Grande e Santa Cruz, é para tapar buracos e resolver problemas de drenagem. (Págs. 1 e 15)
————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Governo vai prorrogar redução de IPI para carros

Mau resultado no primeiro trimestre faz Fazenda avaliar se mantém alíquota indefinidamente
O governo vai adiar o aumento da alíquota do IPI para automóveis, que deveria ser elevada na segunda-feira. O imposto pode até ser congelado no patamar atual por tempo indeterminado, informa Eduardo Cucolo. O cronograma em 2013 previa três reajustes. O primeiro, em janeiro, aconteceu. O segundo seria o de abril. O último está marcado para julho. O fraco desempenho das vendas no início do ano levou a decisão de não aumentar o tributo. A informação de que o imposto não subiria foi antecipada na quarta-feira pela coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy. (Págs. 1 e B1)
Emprego no setor
Industria automobilística contratou quase 2 mil pessoas em 2013 e, com 131,7 mil trabalhadores, está perto do recorde histórico. (Págs. 1, B4 e B5)

Dilma baseará campanha em tripé de energia, juros e comida

Um “tripé” de energia, comida e juros será a base da campanha da presidente Dilma Rousseff a reeleição em 2014. Esta linha já estará presente no programa de televisão do PT, a ser exibido em 9 de maio, informa Vera Rosa. Estratégia é mostrar que a desoneração da cesta básica, a queda dos juros e a diminuição do preço da energia fazem parte de um pacote para promover a distribuição de renda e transformar o Brasil em um país de classe média. Dilma avalia já ter marcas próprias para exibir na propaganda eleitoral. O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, disse que o governo tem muitos problemas e as bases da estabilidade “estão ameaçadas”. (Págs. 1 e A4)

Aeroportos fecharam 1.804 vezes em 2012

Os aeroportos brasileiros fecharam 1.804 vezes no ano passado, o que dá uma média de quase cinco fechamentos por dia. Os principais motivos foram meteorológicos: chuva, nevoeiro e vento. O aeroporto mais atingido foi Joinvile (SC), com 163 paralisações. Congonhas fechou 34 vezes. (Págs. 1 e C1)

Pasta de Portos reabre apuração

A mando da presidência, será reaberta investigação da Secretaria dos Portos para apurar suposto envolvimento do secretário executivo Mário Lima Júnior com o grupo flagrado na Operação Porto Seguro. O Estado mostrou que o responsável pelo caso foi subordinado de Lima. (Págs. 1 e A7)

Oriente Médio é tema do Papa

O sofrimento de cristãos e muçulmanos no Oriente Médio por causa da violência da guerra e do terrorismo foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração da Via-Sacra, ontem, diante do Coliseu. O pontífice pediu aos cristãos que respondam ao mal com o bem. (Págs. 1 e A13)

China e Rússia advertem a Coréia do Norte. (Págs. 1 e A10)

Sem estrutura, 21% dos parques estão fechados. (Págs. 1 e A12)

Epidemia de dengue mata 31 pessoas em Minas. (Págs. 1 e A12)

Evaristo E. de Miranda / A seca e o Bolsa-Família

Uma combinação virtuosa de ações sociais está obtendo resultado inédito na proteção dos mais pobres na pior seca do Nordeste em 30 anos. (Págs. 1 e A2)

David Kang e Vitor Cha / Mitos e verdades sobre o regime

Se Kim Jong-um de fato arriscar um ataque militar contra o Sul ou mesmo os EUA, estará colocando seu pescoço, e o de seu país, em risco. (Págs. 1 e A11)

Notas & Informações / A reforma política

Projeto que será posto em votação em abril finge mudar alguma coisa para, no fim, nada mudar. (Págs. 1 e A3)
————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: A morte: A ressurreição: A guerra

A morte: Professora de 37 anos sai para comprar ovos de Páscoa e é encontrada estrangulada no Parque da Cidade. Polícia prende suposto assassino.
A ressurreição: Mais de 90 mil pessoas sobem o Morro da Capelinha, em Planaltina, e se emocionam com a encenação da via-sacra mais famosa do DF.
A guerra: Ditador norte-coreano anuncia confronto com o país vizinho e põe tropas de prontidão em nova provocação aos EUA. Rússia pede calma. (Pág. 1)

Montadoras vencem: IPI de carro será congelado

Sem conseguir domar a inflação e temendo aumento no preço dos veículos, o governo anuncia na segunda-feira o congelamento do tributo em 2% para automóveis 1.0; em 7% no caso dos modelos flex 2.0 e em 8% para os de 2 mil cilindradas movidos a gasolina. (Págs. 1 e 11)

O vale-tudo das tarifas bancárias

Banco Central estabelece novas regras para aumentar a transparência e permitir um maior controle, pelos próprios clientes, das taxas cobradas. Algumas chegam a variar 227% de uma instituição financeira para outra. (Págs. 1 e 8)

Quem segura Feliciano na comissão

Além do próprio partido, o PSC, o deputado e pastor Marco Feliciano conta com o apoio de lideres do PMDB e do PR para se manter à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. (Págs. 1 e 2)
————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: Dengue/ Onde mora o perigo

Triângulo, Norte e Vale do Aço registram maior incidência da doença, que já matou 34 pessoas.
Tempo favorável à proliferação do mosquito, como chuva e calor, mudança de prefeito e falta de prevenção são apontados pela Secretaria Estadual de Saúde como causas da maior incidência da doença no Triângulo, Norte e Vale do Aço. Mas até cidades consideradas de baixo risco sofrem com a epidemia, como Doresópolis, Oeste de Minas, que ocupou o topo do ranking em março com o maior número de notificações por 100 mil habitantes. Em uma semana, houve seis mortes no estado e o total de notificações passou de 123 mil para 148 mil, alta de 20%. Os casos suspeitos já superam mais de 25 mil os registrados no primeiro trimestre de 2010, até então a pior epidemia em Minas. (Págs. 1 e 17)

Venda de pílula terá maior rigor

Anvisa criou grupo multissetorial para estudar a obrigatoriedade da receita para venda de contraceptivos e anti-inflamatórios. Especialistas apoiam, mas alertam que muitos entraves podem sobrecarregar sistema público de saúde e gerar mais abortos e gravidez indesejada. (Págs. 1 e 7)

Domésticas/ Nova lei exige revisão do orçamento familiar

Com a entrada em vigor das mudanças trabalhistas, patrões terão maiores gastos, como pagamento de 40% do FGTS por demissão sem justa causa. (Págs. 1 e 12)

Webjet/ Demitidos sobrevivem de bicos

Funcionários dispensados pela companhia fazem atividades diversas, como vender sorvete em parque, enquanto aguardam decisão judicial. (Págs. 1 e 10)

Líderes do PMDB e do PR sustentam Feliciano. (Pág. 1)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Menino atropelado na areia da Praia do Pina (Pág. 1)

Feliciano, agora, desafia a presidente (Pág. 1)

Novos trens do Metrô do Recife já estão operando. (Pág. 1)

Paises ricos têm leis específicas para domésticas (Pág. 1)

Coreia do Norte aponta misseis para os EUA (Pág. 1)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Humildade Franciscana

Em gesto de adoração, Papa rezou deitado no chão da Basílica de São Pedro na primeira Sexta-feira Santa de seu pontificado. (Pág. 1)

Páscoa da tolerância zero tem 5 mil multas na largada do feriado

Aperto na fiscalização se reflete no aumento de 83,7% nas infrações em 24 horas de Operação Viagem Segura, em relação ao mesmo período de 2012. (Págs. 1 e 28)

Imposto de Renda/ Só 20% dos gaúchos já entregaram declaração

Quem aproveitar o fim de semana para acertar as contas com o Leão poderá estar nos primeiros lotes de restituição. (Págs. 1 e 18)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *