Manchete nos Jornais para este Sábado 03 de Dezembro de 2011

62

Lupi na mira: A Xerife da Ética que reprovou ministro – Insistência em segurar Lupi expõe governo Dilma – Sistema de cotas formou 1.024 alunos – Integração tem 52 vagas e salários de até R$ 5.460 – Final do Brasileiro põe polícia em alerta no País – Teto cai e adia inauguração em Cumbica – Caso Lupi: Dilma diz que não é adolescente nem romântica. – Valério preso por fazendas fantasmas do mensalão…

O Globo

Manchete: Valério preso por fazendas fantasmas do mensalão
Seis anos depois, STF só espera voto do relator para julgar escândalo

Operador do mensalão, maior escândalo do governo Lula e da história do PT, o lobista Marcos Valério foi preso ontem em Belo Horizonte sob a acusação de usar fazendas fantasmas – com registros fraudados no interior baiano – como garantia de empréstimos e dívidas descobertos na época do escândalo. Também foram presos três ex-sócios de suas agências de publicidade e mais 11 acusados de fraudes. Valério já tinha sido detido em 2008, mas por caso não relacionado ao mensalão. Agora, a investigação envolve também o Banco Rural, que tem ex-dirigentes como réus no STF. O Supremo aguarda apenas o voto do relatar, Joaquim Barbosa, para levar todos os 38 réus a julgamento. (Págs. 1 e 3 a 12)

Pacote mira crescimento de 4,5% ano que vem
As medidas do pacote do governo de incentivo à economia, incluindo corte de impostos para estimular o consumo, o crédito e os investimentos, foram desenhadas para garantir crescimento de 4,5% em 2012. Fabricantes de eletrodomésticos esperam vender até 25% mais no início do ano. (Págs. 1 e 41)

Europa: FMI adverte para ‘década perdida’
A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse que, se uma solução abrangente para a crise europeia não for aplicada em tempo hábil, a região enfrentará uma “década perdida” semelhante à dos países latinos nos anos 80. (Págs. 1 e 43)
Falta de teto em Cumbica
Enquanto o ministro Wagner Bittencourt, da Aviação Civil, anunciava medidas para evitar um apagão aéreo, parte da estrutura do novo terminal de Cumbica, em construção, desabou. Para Bittencourt, não há caos aéreo, “mas momentos com volume maior de passageiros”. (Págs. 1 e 47)

Dispensa de polícia em acidentes sem vítimas pode chegar a estradas federais (Págs. 1 e 35)

Caso Lupi: Dilma diz que não é adolescente nem romântica. (Págs. 1, 13 e 16)

Líder da Rocinha é flagrado em vídeo com Nem
Principal líder comunitário da Rocinha e ex-presidente da União Pró-Melhoramentos – hoje controlada por um candidato apoiado pelo traficante Nem -, William de Oliveira foi preso, acusado de associação para o tráfico. Um vídeo de l8 minutos, que chegou às mãos da polícia, mostra William, Nem e o servidor Alexandre Leopoldino – lotado na Casa Civil do governo do estado – negociando a venda de um fuzil AK-74. Alexandre, que trabalhava no Palácio Guanabara, entregou-se. Ele e William, que era funcionário comissionado na Câmara, foram exonerados dos cargos. (Págs. 1, 26 e 27)

Destaques – Congressoemfoco para O Globo

Lupi burlou Justiça Eleitoral ao se candidatar ao Senado em 2002

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (foto acima), não pediu afastamento do cargo de assessor da liderança do PDT para se candidatar ao Senado pelo Rio em 2002. Levantamento preliminar da assessoria da Mesa da Câmara informa que não consta licença de Lupi entre janeiro de 2001 e maio de 2006.

Nesse período, o ministro estava na lista de auxiliares do líder do PDT em Brasília. Pela lei complementar 64, de 1990, funcionário público, sem cargo de chefia, é obrigado a se licenciar com, pelo menos, três meses de antecedência da eleição, caso queira se candidatar.

Pela lei 8.112, que rege o funcionalismo público, Lupi poderia pedir licença remunerada para concorrer ao Senado. Mas teria que abrir mão da gratificação legislativa e, com isso, perder 50% do salário.

Lupi foi contratado para um cargo de natureza especial 07. Hoje, o salário de um servidor classificado nessa categoria gira em torno de R$ 12 mil. A não desincompatibilização do cargo é considerada uma falta grave e poderia implicar na perda do mandato, caso o ministro tivesse sido eleito.

Valério preso por fazendas fantasmas do mensalão

Operador do mensalão, maior escândalo do governo Lula e da história do PT, o lobista Marcos Valério foi preso ontem em Belo Horizonte sob a acusação de usar fazendas fantasmas – com registros fraudados no interior baiano – como garantia de empréstimos e dívidas descobertos na época do escândalo. Também foram presos três ex-sócios de suas agências de publicidade e mais 11 acusados de fraudes. Valério já tinha sido detido em 2008, mas por caso não relacionado ao mensalão. Agora, a investigação envolve também o Banco Rural, que tem ex-dirigentes como réus no STF. O Supremo aguarda apenas o voto do relatar, Joaquim Barbosa, para levar todos os 38 réus a julgamento.

Reunido em BH, PT proíbe comentar prisão de Valério

“Um fantasma que lambe as nossas orelhas”. Assim um dirigente nacional do PT definiu o lobista Marcos Valério, considerado o operador do mensalão, preso na sexta-feira, em Belo Horizonte, no mesmo dia e cidade em que o partido realizava seu encontro do Diretório Nacional.

Os petistas tentaram se isolar da prisão do lobista, detido por suspeita de fraude e grilagem de terra, mas o assunto foi tema das conversas informais das dezenas de dirigentes reunidos em um hotel da capital mineira.

Antes de deixar o evento, o presidente do PT, Rui Falcão, chegou a dar bronca em dirigentes que comentaram a prisão de Valério com jornalistas.

– Não sei se alguém falou sobre isso pelos cantos. No Diretório Nacional, (o caso) não foi sequer mencionado – despistou Falcão, afirmando que soube da prisão pelos jornais e que se tratava de uma coincidência.

Depois da entrevista, o petista retornou à sala de reuniões para advertir os companheiros que falaram sobre o assunto.

Pacote mira crescimento de 4,5% ano que vem

As medidas do pacote do governo de incentivo à economia, incluindo corte de impostos para estimular o consumo, o crédito e os investimentos, foram desenhadas para garantir crescimento de 4,5% em 2012. Fabricantes de eletrodomésticos esperam vender até 25% mais no início do ano.

Europa: FMI adverte para ‘década perdida’

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse que, se uma solução abrangente para a crise europeia não for aplicada em tempo hábil, a região enfrentará uma “década perdida” semelhante à dos países latinos nos anos 80.

Falta de teto em Cumbica

Enquanto o ministro Wagner Bittencourt, da Aviação Civil, anunciava medidas para evitar um apagão aéreo, parte da estrutura do novo terminal de Cumbica, em construção, desabou. Para Bittencourt, não há caos aéreo, “mas momentos com volume maior de passageiros”.

Líder da Rocinha é flagrado em vídeo com Nem

Principal líder comunitário da Rocinha e ex-presidente da União Pró-Melhoramentos – hoje controlada por um candidato apoiado pelo traficante Nem -, William de Oliveira foi preso, acusado de associação para o tráfico. Um vídeo de l8 minutos, que chegou às mãos da polícia, mostra William, Nem e o servidor Alexandre Leopoldino – lotado na Casa Civil do governo do estado – negociando a venda de um fuzil AK-74. Alexandre, que trabalhava no Palácio Guanabara, entregou-se. Ele e William, que era funcionário comissionado na Câmara, foram exonerados dos cargos.

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Merkel quer refundação da UE e união fiscal rigorosa
Chanceler alemã e Sarkozy discutirão plano que prevê expulsão de país que desrespeitar equilíbrio.
A chanceler alemã, Angela Merkel, propôs ontem um novo tratado de integração e a criação de uma união fiscal como forma de solucionar a crise do euro. Ela quer maior controle de Bruxelas sobre as contas dos países que usam a moeda e mecanismos rápidos para punir e até expulsar governos que desrespeitem a lei do equilíbrio fiscal. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, já havia indicado na quinta-feira que ele e Merkel tinham planos para refundar a União Europeia e que começariam a debater medidas efetivas na segunda-feira. A meta é ter um acordo até o dia 9, para apresentá-lo na cúpula da UE. Os mercados comemoraram a iniciativa e terminaram a semana com a maior taxa de ganho desde a eclosão da crise, em 2008. (Págs. 1 e Economia 91)

EUA: cai busca por trabalho

A taxa de desemprego nos EUA caiu para 8,6% em novembro, a mais baixa desde março de 2009. O recuo, no entanto, não foi comemorado porque 315 mil americanos desistiram de procurar trabalho. (Págs. 1 e Economia 94)

Foto Legenda: De novo
O empresário Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, foi preso ontem em Belo Horizonte, acusado de envolvimento em esquema para grilagem de terras na Bahia e fraudes com registros de imóveis inexistentes. (Págs. 1 e Nacional A10)

Alta-comissária da ONU pede ação urgente na Síria
A alta-comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, conclamou ontem a comunidade internacional para que adote medidas para frear o massacre de civis sírios. “À luz da manifesta falha das autoridades sírias em proteger seus cidadãos, a comunidade internacional precisa tomar medidas urgentes e efetivas para proteger o povo sírio”, discursou Pillay na abertura da reunião do Conselho de Direitos Humanos sobre a situação na Síria. Na mesma reunião, o Brasil recuou de sua intenção inicial de apoiar uma resolução que condenasse a repressão de Damasco. O Itamaraty justificou a decisão dizendo querer evitar que a situação dos direitos humanos na Síria seja usada como justificativa para uma intervenção militar, como ocorreu na Líbia. (Págs. 1 e Internacional A16)

Faysal Khabbaz Manoui
embaixador da Síria na ONU

“É problema doméstico da Síria. A solução não virá dos corredores da ONU”.

Reunião poupa Cuba e Venezuela
Dilma e Chávez durante cúpula latino-americana em Caracas; temas sensíveis a Venezuela e Cuba, como democracia, foram evitados. (Págs. 1 e Nacional A12 )

Dilma diz que será ‘objetiva’ sobre Lupi
A presidente Dilma Rousseff disse que fará uma “análise objetiva” sobre o ministro Carlos Lupi (Trabalho) “a partir de segunda-feira”. Aliado de Lupi, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) defende a saída do ministro agora. (Págs. 1 e Nacional A4)

Teto cai e adia inauguração em Cumbica
Parte do teto do novo terminal do Aeroporto de Cumbica, em obras, desabou ontem, quando o governo anunciava medidas antiapagão aéreo. Com o acidente, a inauguração do novo terminal, prevista para o dia 20, será “reavaliada”. (Págs; 1 e Cidades C1)

Líder da Rocinha é preso após negociar com Nem (Págs: 1 e Cidades C6)

Justiça faz SP dobrar gastos com remédios (Págs: 1 e Vida A24)

Final do Brasileiro põe polícia em alerta no País (Págs. 1 e Esportes E1)

Tutty Vasques
O segredo da Dilma!

O constrangimento com Lupi é tal que não restou alternativa a Dilma senão ir a Caracas, onde ninguém sabe quem é ele ou para que serve. (Págs. 1 e Cidades C10)

Miguel Reale Júnior
‘Presos políticos’

Ao se arrogarem o status de presos políticos, os invasores da USP afrontam a memória de tantos que sofreram nos cárceres por seus ideais. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações
O novo-rico e o FMI

Na visita de Christine Lagarde, Mantega fez mais um comentário digno de novo-rico emergente. (Págs. 1 e A3)

Destaques – Congressoemfoco – Para O Estado de S.Paulo

PSB se desvincula do PT e já sonha com o Planalto

Aos gritos de “Brasil, pra frente, Eduardo presidente”, por parte de militantes partidários, o PSB abriu ontem o seu 12.º Congresso do partido, em Brasília, mostrando que já inicia uma ofensiva para se desvincular do PT nas eleições presidenciais de 2014 e até ter uma candidatura própria. Ou, se repetir a aliança, ter cacife suficiente para tomar o posto de vice, hoje com o PMDB.

Para tanto, o objetivo do PSB é crescer nas eleições municipais do ano que vem. Eduardo Campos disse que o partido participará do pleito em 4 mil municípios, com cabeça de chapa em cerca de 1,5 mil. Nas contas do partido, será possível eleger perto de 500 prefeitos. Hoje, o PSB tem 302. O partido faz as contas. Quando Luiz Inácio Lula da Silva venceu a eleição em 2002, o PT fez 292 prefeitos.

“Nosso partido foi o que mais cresceu em 2008, em 2010 e será também o que mais crescerá em 2012″, proclamou Campos, para delírio da plateia que tomou o Auditório Petrônio Portella, no Senado. De acordo com informações de bastidores do PSB, para crescer o partido decidiu abrir o leque de alianças no ano que vem. Fará parcerias com os aliados tradicionais, como PT, PC do B e PDT, além do recém-criado PSD e do PSDB.

PT cita FHC e ataca ‘nau sem rumo’ tucana

A versão preliminar da última resolução de 2011 do PT nacional aproveita o comentário do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a indefinição entre os tucanos para atacar a “nau sem rumo” do PSDB e ao mesmo tempo defender as medidas da presidente Dilma Rousseff diante da crise internacional. A provocação, no entanto, gerou discussão entre os petistas, que deixaram para a semana que vem a divulgação do texto final.

A referência ao ex-presidente tucano, chamado de “guru mor” pelos petistas, está logo na abertura do texto-base discutido nos últimos dois dias, primeiro pela executiva e depois pelo diretório nacional. “Ao reconhecer com sinceridade proverbial que é mais fácil falar do futuro do euro do que do PSDB, o guru mor dos tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, diagnosticou uma parte visível da crise mundial do sistema capitalista e ao mesmo tempo jogou ao mar a nau sem rumo em que se converteu o principal partido da oposição conservadora do País”, diz a versão preliminar da resolução.

Merkel quer refundação da UE e união fiscal rigorosa

A chanceler alemã, Angela Merkel, propôs ontem um novo tratado de integração e a criação de uma união fiscal como forma de solucionar a crise do euro. Ela quer maior controle de Bruxelas sobre as contas dos países que usam a moeda e mecanismos rápidos para punir e até expulsar governos que desrespeitem a lei do equilíbrio fiscal. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, já havia indicado na quinta-feira que ele e Merkel tinham planos para refundar a União Europeia e que começariam a debater medidas efetivas na segunda-feira. A meta é ter um acordo até o dia 9, para apresentá-lo na cúpula da UE. Os mercados comemoraram a iniciativa e terminaram a semana com a maior taxa de ganho desde a eclosão da crise, em 2008.

EUA: cai busca por trabalho

A taxa de desemprego nos EUA caiu para 8,6% em novembro, a mais baixa desde março de 2009. O recuo, no entanto, não foi comemorado porque 315 mil americanos desistiram de procurar trabalho.

De novo

O pivô do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza, foi preso no início da manhã de ontem em Belo Horizonte, acusado de envolvimento em esquema montado na Bahia para grilagem de terra e fraudes com registros de imóveis inexistentes. Além de Valério, foi decretada a prisão preventiva, na capital mineira, de Ramon Hollerbach Cardoso, Francisco Castilho e Margareth Queiroz de Freitas, ex-sócios do empresário na agência DNA Propaganda.

A ação faz parte da operação batizada Terra do Nunca, que resultou na prisão de outras 11 pessoas na Bahia e em São Paulo. Além das prisões, a Justiça em São Desidério (BA) decretou também buscas e apreensões de documentos que comprovariam as fraudes. O Estado apurou que apenas na casa de uma funcionária do cartório do município baiano teriam sido apreendidas 250 escrituras de imóveis.

Alta-comissária da ONU pede ação urgente na Síria

A alta-comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, conclamou ontem a comunidade internacional para que adote medidas para frear o massacre de civis sírios. “À luz da manifesta falha das autoridades sírias em proteger seus cidadãos, a comunidade internacional precisa tomar medidas urgentes e efetivas para proteger o povo sírio”, discursou Pillay na abertura da reunião do Conselho de Direitos Humanos sobre a situação na Síria. Na mesma reunião, o Brasil recuou de sua intenção inicial de apoiar uma resolução que condenasse a repressão de Damasco. O Itamaraty justificou a decisão dizendo querer evitar que a situação dos direitos humanos na Síria seja usada como justificativa para uma intervenção militar, como ocorreu na Líbia.

Reunião poupa Cuba e Venezuela

Dilma e Chávez durante cúpula latino-americana em Caracas; temas sensíveis a Venezuela e Cuba, como democracia, foram evitados.

Dilma diz que será ‘objetiva’ sobre Lupi

Depois de desautorizar a Comissão de Ética da Presidência da República e bancar a permanência do ministro Carlos Lupi, a presidente Dilma Rousseff desdenhou ontem, em Caracas, da declaração de amor feita pelo titular do Trabalho e disse que fará uma análise objetiva para decidir, “a partir de segunda”, o destino do presidente licenciado do PDT.

A decisão iminente da presidente desencadeou no PDT uma operação de afastamento “suave” de Lupi e a tentativa de se manter na pasta ou em outro posto na Esplanada. Questionada se o “Dilma, eu te amo” de Lupi, pronunciado durante depoimento na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, pesou na sua decisão de mantê-lo no cargo, a presidente respondeu: “Eu tenho 63 anos de idade, uma filha com 34 anos, um neto de um ano e dois meses. Não sou propriamente uma adolescente e eu diria também uma romântica. Faço análises muito objetivas”.

“Qualquer situação referente ao Brasil vocês podem ter certeza de que eu resolvo a partir de segunda-feira”, acrescentou.

Teto cai e adia inauguração em Cumbica

Parte do teto do novo terminal do Aeroporto de Cumbica, em obras, desabou ontem, quando o governo anunciava medidas antiapagão aéreo. Com o acidente, a inauguração do novo terminal, prevista para o dia 20, será “reavaliada”.

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: Servidor inativo vai ganhar gratificação
Um benefício que o governo federal criou com o objetivo de premiar os funcionários que mais produzem terá de ser pago também a servidores aposentados e pensionistas. Os inativos cobram na Justiça o direito de receber a gratificação por desempenho. Diante das sucessivas vitórias judiciais que vêm obtendo, a Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu partir para um acordo de conciliação. Pelo acerto, a União terá uma despesa extra de R$ 600 milhões. Ainda não há data para o pagamento, mas sabe-se que a fatura envolve 200 mil processos individuais e coletivos. Como há 565 mil servidores ativos, há o risco de a conta aumentar e chegar a R$ 5 bilhões. É o que mais teme o Palácio do Planalto. Pesquisa mostra que, nos últimos 20 anos, o aumento real dos salários do setor público no DF superou em quase oito vezes o da iniciativa privada. (Págs. 1, 22 e 44)
Integração tem 52 vagas e salários de até R$ 5.460 (Págs. 1 e 22)

Foto-legenda: Do mensalão à grilagem
O empresário Marcos Valério, acusado de operar um esquema de corrupção no governo federal, foi preso sob suspeita de falsificar documentos na Bahia. (Págs. 1 e 2)
Justiça pune piloto de lancha
José da Rocha Costa Júnior pegou dois anos de prisão, em regime aberto, pelo acidente que matou duas jovens em 2010. (Págs. 1 e 35)
Direito vetado pelo Detran
Órgão nega isenção na compra de carros a mulheres que perderam a mama após tratamento contra o câncer. (Págs. 1 e 41)
O “renascer” após o coma
Médicos pesquisam os mecanismos do corpo que fazem uma pessoa acordar após longos períodos de inconsciência. (Págs. 1 e 31)
Sistema de cotas formou 1.024 alunos
Sete anos após ser implementado, o programa provocou polêmica e é questionado na Justiça, mas garantiu o ingresso de 6.180 negros e pardos à instituição. Por outro lado, só 77 índios foram beneficiados. Hoje e amanhã, 56 mil estudantes fazem as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS). (Págs. 1, 33 e 34)
O aeroporto caiu
Às vésperas da inauguração, o teto de um anexo do terminal de Congonhas desabou, ferindo duas pessoas. Governo anuncia medidas contra o caos aéreo. (Págs. 1 e 16)
Fim do amor, Lupi
A presidente ironizou o “eu te amo” do ministro do Trabalho. A demissão do pedetista deve ser definida numa reuinião na segunda-feira. (Págs. 1 e 3)

Destaques – Congressoemfoco – Para O Correio Braziliense

Servidor inativo vai ganhar gratificação

Um benefício que o governo federal criou com o objetivo de premiar os funcionários que mais produzem terá de ser pago também a servidores aposentados e pensionistas. Os inativos cobram na Justiça o direito de receber a gratificação por desempenho. Diante das sucessivas vitórias judiciais que vêm obtendo, a Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu partir para um acordo de conciliação. Pelo acerto, a União terá uma despesa extra de R$ 600 milhões. Ainda não há data para o pagamento, mas sabe-se que a fatura envolve 200 mil processos individuais e coletivos. Como há 565 mil servidores ativos, há o risco de a conta aumentar e chegar a R$ 5 bilhões. É o que mais teme o Palácio do Planalto. Pesquisa mostra que, nos últimos 20 anos, o aumento real dos salários do setor público no DF superou em quase oito vezes o da iniciativa privada.

Do mensalão à grilagem

O empresário Marcos Valério, acusado de operar um esquema de corrupção no governo federal, foi preso sob suspeita de falsificar documentos na Bahia.

Justiça pune piloto de lancha

José da Rocha Costa Júnior pegou dois anos de prisão, em regime aberto, pelo acidente que matou duas jovens em 2010.

Direito vetado pelo Detran

Órgão nega isenção na compra de carros a mulheres que perderam a mama após tratamento contra o câncer.

O “renascer” após o coma

Médicos pesquisam os mecanismos do corpo que fazem uma pessoa acordar após longos períodos de inconsciência.

Sistema de cotas formou 1.024 alunos

Sete anos após ser implementado, o programa provocou polêmica e é questionado na Justiça, mas garantiu o ingresso de 6.180 negros e pardos à instituição. Por outro lado, só 77 índios foram beneficiados. Hoje e amanhã, 56 mil estudantes fazem as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS).

O aeroporto caiu

Às vésperas da inauguração, o teto de um anexo do terminal de Congonhas desabou, ferindo duas pessoas. Governo anuncia medidas contra o caos aéreo.

Fim do amor, Lupi

A presidente ironizou o “eu te amo” do ministro do Trabalho. A demissão do pedetista deve ser definida numa reuinião na segunda-feira.

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: Insegurança nos fóruns
Repórter do Estado de Minas entra armada com faca em quatro repartições na Grande BH

A equipe de reportagem constatou que o detector de metais do fórum de Betim estava desligado. Nos de BH, Contagem e Ribeirão das Neves o aparelho apitou, mas ninguém foi abordado pelos vigilantes, deixando evidente que os juízes mineiros estão expostos à violência, já que outros aparatos, como câmeras e a própria infraestrutura dos prédios, também são precários. Há um ano e oito meses, o Conselho Nacional de Justiça determinou a implantação de sistemas de proteção nos prédios das varas criminais. Mas pouco foi feito. Para tentar melhorar a condição de trabalho dos juízes, a Associação dos Magistrados do Brasil, em parceria com a Associação Mineira dos Magistrados, lançou ontem um manifesto nacional por segurança. (Págs. 1)
Operação Terra do Nunca: Marcos Valério preso
Empresário e três sócios são acusados de forjar a aquisição de terras inexistentes na Bahia para dá-las em garantia de operações financeiras. (Pág. 1)
Aviação: Esforço em terra para evitar caos aéreo
Governo federal e companhias aéreas lançam pacote de medidas para melhorar o atendimento nos terminais do país no período das festas. Operação prevê maior número de funcionários, aviões de reserva e endosso de passagens entre empresas. (Pág. 1)
Cortes no MEC: Tesoura até na PUC
Ministério extingue mais 1.287 cadeiras em cursos mal avaliados, 130 delas em Minas. A PUC Minas perde 24 de serviço social, no câmpus de BH; e a Fead, oito de fonoaudiologia. Também foram cortadas vagas de educação física. (Pág. 1)
Ofertas
Pacote de incentivo leva consumidores às compras
Eletrodomésticos mais baratos atraem compradores e estimulam promoções em lojas. (Pág. 1)
————————————————————————————

Jornal do Comercio

Manchete: A lei seca no caminho da praia
Cerco será fechado e banhista que for beber deverá deixar o carro em casa. Na nova fase de blitzes, quetro motoristas já tiveram a carteira recolhida e foram multados. Um foi levado à delegacia e autuado em flagrante. (Págs. 1 e 6/Cidades)
Insistência em segurar Lupi expõe governo Dilma
Manutenção do titular da pasta do Trabalho causou reações de políticos e populares. Presidente disse que fará análise objetiva do caso a partir de segunda. (Págs. 1, 9 e 10)
Mais ônibus nas ruas para ajudar os feras da UPE
Vestibular começa amanhã e 80 linhas receberão veículos extras. Quase 40 mil estudantes estão escritos. (Págs. 1 e 8/Cidades)
Policiais vão à Justiça para garantir férias
Associação de Delegados de Polícia de Pernambuco entrou com mandado de segurança contra a determinação da SDS. (Pág. 1/Cidades)
Mais aviões no ar contra o caos nos aeroportos (Págs. 1 e 2 / Economia)

Nova indústria: Fabricante de caminhões chinesa pode abrir montadora em Caruaru (Págs. 1 e 7 / Economia)

Ligação Perigosa: Líder comunitário da Rocinha é preso por “negócios” com o traficante Nem (Págs. 1 e 11)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Aeronáutica permitirá mais aviões por rota para prevenir caos
Com a redução das distâncias entre aeronaves, a capacidade de operação vai crescer 47%, como tentativa de suportar o movimento de fim de ano. (Págs. 1 e 20)
Volta às aulas
Por que a greve do magistério terminou

Momento inoportuno, divisões internas e afinidade com o governo põem fim a paralisação. (Págs. 1, 38 e 39)
Lupi na mira: A Xerife da Ética que reprovou ministro
Relatora da recomendação de demissão, jurista baiana é descrita como sensível e dura. (Págs. 1 e 6)
Ação em Tapes
Ataque a banco com explosivo aciona alerta. (Págs. 1 e 44)
Treino para salvar vidas
Esquadrão Pantera, da Base Aérea de Santa Maria, fez exercício com novos helicópteros Black Hawk, em Florianópolis. (Págs. 1 e 40)
Clipping Radiobrás/congressoemfoco



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *