Manchete nos Jornais para este Sábado 24 de Novembro de 2012

67

Operação: PF faz busca em escritório da Presidência; Chefe de gabinete de Dilma em São Paulo é investigada por venda de pareceres técnicos… –Ensino fundamental: Justiça libera matrícula para menores de 6; Liminar da Justiça Federal de Minas suspende efeitos de resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e autoriza inscrição de crianças que estão para completar 6 anos. Escolas, porém, poderão aplicar testes para avaliar a capacidade intelectual do aluno… –Média dos alunos caiu no Enem; De 2010 para 2011, a média nas provas objetivas dos alunos que fizeram o Enem caiu de 511 para 495, deixando o país mais longe da meta do MEC, de 600 pontos…

O Globo

Manchete: No coração do poder- PF vasculha escritório da Presidência em São Paulo

Advocacia Geral da União e agências reguladoras também são alvo da operação

Rosemary Noronha, chefe de gabinete e ex-secretária de Lula, está entre os indiciados; ela é suspeita de tráfico de influência ao favorecer empresas em órgãos federais em troca de favores. A PF prendeu seis pessoas acusadas de participação em um esquema de fraudes de pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos federais. Entre os presos estão os irmãos Paulo Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Rubens Vieira, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e Marcelo Vieira. Foram indiciados Rosemary Noronha, ex-secretária de Lula no escritório da Presidência em SP, e José Weber Holanda Alves, o segundo na hierarquia da Advocacia Geral da União. Rosemary, que conheceu Lula quando assessorava José Dirceu, vai responder por corrupção ativa. (Págs. 1, 3 e 4)

Foto-legenda: Um STF sem firulas e salamaleques

Na festa realizada anteontem em Brasília após a posse de Joaquim Barbosa na presidência do STF, quem roubou a cena foi o ministro Luiz Fux, que subiu ao palco para cantar, em homenagem a Joaquim, “Um dia de domingo”, famosa na voz de Tim Maia. Também em Brasília, dois dias antes, José Dirceu confidenciou em jantar com advogados que ainda tem esperança de reduzir sua pena no mensalão, mas disse saber que não escapará da prisão. (Págs. 1 e 8 a 10)

O fim da era Mano

Rachada, CBF deixa para janeiro o nome de novo treinador

Em decisão surpreendente, a CBF demitiu o técnico Mano Menezes. A nova comissão técnica só será anunciada em janeiro, indicando que, se conquistar o mundial de clubes pelo Corinthians, Tite será o substituto. Os outros candidatos são Muricy, preferido do presidente da CBF, José Maria Marín, e Felipão, do vice Marco Polo del Nero. Mostrando divisão na entidade, o diretor da seleção, Andrés Sanchez, disse que foi voto vencido. Mano ficou à frente da equipe durante dois anos e quatro meses (33 jogos). (Pág. 1 e Esportes)

Renato M. Prado: Felipão é o favorito ao cargo. Disparado!

Fernando Calazans: Hora de técnico de maus bofes e irritado.

Comércio é acusado de maquiagem

Na terceira edição brasileira da “Black Friday” — megapromoções do varejo na sexta-feira após o feriado americano de Ação de Graças —, os consumidores ficaram revoltados. Nas redes sociais, o evento foi logo apelidado de “Black fraude” porque preços teriam subido antes. O Procon-SP notificou sete redes de varejo. (Págs. 1 e 35)

Gol fecha Webjet e demite 850

Menos de dois meses após a aprovação da compra da Webjet pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Gol anunciou ontem o fim da empresa e a demissão de 850 funcionários. O Sindicato dos Aeronautas anunciou greve para dezembro. (Págs. 1 e 37)

Média dos alunos caiu no Enem

De 2010 para 2011, a média nas provas objetivas dos alunos que fizeram o Enem caiu de 511 para 495, deixando o país mais longe da meta do MEC, de 600 pontos. A piora ocorreu nas provas de ciências humanas e da natureza. Em matemática e português, as médias aumentaram. (Págs. 1 e 14)

15 anos de cadeia para Macarrão

Ex-braço direito do goleiro Bruno, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, foi condenado a 15 anos de prisão pela morte da modelo Eliza Samudio. Ex-namorada de Bruno, Fernanda Gomes de Castro recebeu pena de cinco anos em regime aberto. Bruno será julgado em março. (Págs. 1 e 26)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: PF indicia chefe do escritório da Presidência em São Paulo

Rosemary Noronha é suspeita de falsidade ideológica e de tráfico de influência em órgãos federais

A Polícia Federal indiciou a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, sob suspeita de tráfico de influência, corrupção e falsidade ideológica.

A PF investiga esquema de pagamento de propina em órgãos federais.

Nomeada por Lula e mantida no cargo por Dilma, Rosemary trabalhou com José Dirceu por 12 anos. (Págs. 1 e Poder, A4)

CBF tira Mano Menezes do comando da seleção

Após 40 partidas no comando da seleção brasileira, o técnico Mano Menezes foi demitido pelo presidente da CBF. A intenção de José Maria Marin e de seu vice, Marco Polo Del Nero, é ter um treinador contratado por eles. Mano era uma herança de Ricardo Teixeira.

Com ele, a seleção caiu nos dois torneios disputados: Copa América e Olimpíada. Mas o aproveitamento nos 40 jogos foi de 72%. (Págs. 1 e Esporte, D1)

Gol anuncia o fim da Webjet e demite 850 funcionários

Com o objetivo de reduzir custos, a Gol anunciou o fim da Webjet e a demissão de 850 dos 1.500 funcionários da companhia, adquirida em julho de 2011. Os passageiros com bilhete da Webjet serão remanejados para os voos da Gol, que teve em outubro 30% dos assentos vazios. Em SP, terminal fechado confundiu passageiros. (Págs. 1 e Mercado, B9)

Filha de Temer pode ocupar secretaria de SP

O PMDB se reúne hoje com o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para apresentar nomes e cargos que deseja ocupar na administração. A advogada Luciana Temer, filha do vice-presidente Michel Temer, será indicada para a Secretaria de Assistência Social. O partido pode ganhar três pastas. (Págs. 1 e Cotidiano, C5)

Foto-legenda: Às ruas

José Genoino, João Paulo Cunha e José Dirceu em ato de apoio a petistas condenados no mensalão; o ex-chefe da Casa Civil disse que é preciso “ir às ruas” para debater o que está ocorrendo. (Págs. 1 e Poder, A8)

Nota dos alunos em ciências cai no Enem 2011

O desempenho médio dos alunos nas áreas de ciências da natureza e de ciências humanas caiu no Enem 2011 em relação aos dois anos anteriores. Já em matemática e português a média subiu.

Cerca de 60% dos colégios paulistanos que estavam no ranking 2010 ficaram de fora da lista. (Págs. 1 e Cotidiano, C6 e C7)

Hélio Schwartsman

É ótimo que haja tantos testes para avaliar o ensino. (Págs. 1 e Opinião, A2)

Investigação vê articulação entre policiais e mortes na Grande SP (Págs. 1 e Cotidiano, C1)

Suspeita de coação, mulher de Cachoeira é indiciada pela PF (Págs. 1 e Poder, A16)

Mantega afirma que o dólar acima de R$ 2 ‘veio para ficar’ (Págs. 1 e Mercado, B10)

Editoriais

Leia “A mão visível”, a respeito de intervenção estatal no preço da gasolina, e “Ciclomodismo”, sobre necessidade de infraestrutura para bicicletas. (Págs. 1 e Opinião, A2)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: PF indicia a chefe de gabinete de Dilma em SP e o nº 2 da AGU

Operação visa organização que age em órgãos públicos federais para obter pareceres técnicos fraudulentos

A chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, e o advogado-geral da União adjunto, José Weber Holanda Alves, braço direito do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, são os dois principais alvos da Operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo desarticular organização criminosa infiltrada em órgãos federais para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos. A PF apreendeu documentos no gabinete de Holanda, localizado no mesmo andar da sala de Adams, em Brasília, e no escritório da Presidência em São Paulo, na Avenida Paulista, conforme antecipou ontem o estadão.com.br. Holanda já prestou depoimento. A PF imputa a ele e a Rosemary crime de corrupção ativa. (Págs. 1 e Nacional, A4)

Gol anuncia fechamento da Webjet e faz 850 demissões

A Gol anunciou ontem a extinção da companhia aérea Webjet, comprada em julho do ano passado, e a dispensa de 850 de seus 1.500 funcionários. Os passageiros serão atendidos pela equipe da Gol, que vai devolver a frota de 20 jatos Boeing 737-300 da Webjet às empresas de leasing. (Págs. 1 e Economia, B1)

Mano cai e seleção deve ter novo técnico só em janeiro

O técnico Mano Menezes foi demitido ontem da seleção brasileira. A decisão foi tomada em reunião entre o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice, Marco Polo del Nero, e o diretor de Seleções, Andrés Sanchez. “Fui voto vencido”, disse Sánchez, contrariado. Oficialmente, Mano saiu porque a cúpula da CBF chegou à conclusão de que é preciso “estabelecer nova metodologia e novo planejamento” para que a equipe tenha êxito na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. O novo técnico deverá ser anunciado em janeiro. Luiz Felipe Scolari, Tite, Muricy Ramalho, Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo são nomes cotados. (Págs. 1, E1 e E3)

Análise: Antero Greco

Queda começou com saída de Ricardo Teixeira. (Págs. 1 e E2)

Família deixa comando do banco BMG

A família Pentagna Guimarães deixará o comando do BMG, banco envolvido no escândalo do mensalão. Alcides Tápias assume a presidência do conselho de administração e Antonio Hermann, a presidência executiva. (Págs. 1 e Economia, B23 e B24)

Foto-legenda: Reclamação

Consumidores disputam TV durante Black Friday; Procon notificou sete empresas que não teriam dado desconto prometido. (Págs. 1 e Economia, B14)

Egípcios lotam a Praça Tahrir contra presidente

A Praça Tahrir foi ocupada por milhares de pessoas que protestavam contra o presidente do Egito, Mohamed Morsi. Ele aumentou seus poderes por meio de decretos. Houve confrontos entre ativistas seculares e islâmicos. (Págs. 1 e Internacional, H1 e H2)

Filha de Temer deve ter secretaria na gestão Haddad (Págs. 1 e Direto da Fonte, D2)

Mantega diz que dólar a R$ 2 ‘veio para ficar’ (Págs. 1 e Economia, B6)

Paul Krugman: O grande e velho planeta

Como os EUA vão continuar competitivos na biotecnologia, se as aulas de biologia evitarem matérias que possam ofender os criacionistas? (Págs. 1 e Visão Global, H14)

Marco Aurélio Nogueira: Violência e distensão

O mais democrático é que União, Estados e municípios se deem as mãos e cooperem entre si. Em termos práticos, não de modo protocolar. (Págs. 1 e Espaço Aberto, A2)

Notas & Informações

A sagração de Barbosa

O novo presidente do STF tornou-se mais do que uma celebridade instantânea. (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: PF indicia nº 2 da AGU e chefe de gabinete da Presidência

Organização criminosa pagava para que fraudassem pareceres técnicos no serviço público. Um funcionário do TCU que aceitou suborno de R$ 300 mil e depois se arrependeu foi quem denunciou o esquema

José Weber Holanda Alves, adjunto do advogado-geral da União, e a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, são acusados de integrar a quadrilha que corrompia servidores encarregados de fraudar os pareceres técnicos para acelerar processos de interesse de empresários. Em troca, os integrantes do esquema recebiam propina e outros benefícios. Segundo a PF, a quadrilha cooptou funcionários das agências reguladoras Anac, ANA e Antaq, da Secretaria do Patrimônio da União, do TCU, da Advocacia-Geral da União (AGU), dos Correios e do Ministério da Educação. Seis pessoas foram presas e 18 indiciadas. Não é a primeira vez que José Weber é suspeito de cometer irregularidades. Em 2003, ele foi exonerado do posto de procurador-geral federal após reportagem do Correio sobre suposto desvio de dinheiro público. Voltou à cúpula da AGU no fim de 2009, trazido pelo atual advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. (Págs. 1, 2 e 3)

Os caminhos do sucesso no Enem

Victor e Thaynara estudam no Cemi, do Gama, a melhor escola pública do DF no exame. Eles destacam o bom relacionamento com os professores. Nas particulares, o maior investimento faz a diferença. (Págs. 1 e 25 a 27)

É, Mano, sua Copa acabou

Depois de sofrer pressão durante dois anos e quatro meses, técnico é demitido quando vivia sua melhor fase. Felipão, Tite e Muricy são cotados para assumir a Seleção e prepará-la para a Copa das Confederações. (Págs. 1 e Super Esportes, Capa e págs. 2 a 6)

Macarrão pega 15 anos pela morte de Eliza

Justiça mineira condenou Luiz Henrique Romão à prisão pelos crimes de assassinato, sequestro e cárcere privado da então amante do goleiro Bruno. Ex-namorada do jogador, Fernanda Castro também foi punida. (Págs. 1 e 10)

Black Friday à brasileira decepciona

Lentidão dos sites e propaganda enganosa provocaram frustração. Irritados, consumidores batizaram a liquidação de “Black Fraude”. Pelo menos 500 ofertas falsas foram retiradas do ar. (Págs. 1 e 14)

PIB do Distrito Federal cresce abaixo da média (Págs. 1, 11 e 12)

Lei Seca aperta o cerco para pegar bêbados (Págs. 1 e 28)

Gol tira aviões da Webjet do ar e demite 850 (Págs. 1 e 16)

Agora livre, ele ameaça contar tudo

Enquanto o PT e o PSDB não se entendem sobre o relatório final da CPI do Cachoeira, o bicheiro passeia com a mulher, Andressa, pelas ruas de Anápolis (GO) e diz que goianos ainda vão se orgulhar dele. “Vou falar a história toda”, afirma. (Págs. 1 e 4)

————————————————————————————

Estado de Minas

 

Manchete: Minas conquista mais espaço no PIB do país

Estado foi o que mais aumentou participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro entre 2002 e 2010, saltando de 8,6% para 9,3% de toda a produção de bens e serviços. É o que revela pesquisa divulgada ontem pelo IBGE. O avanço da contribuição de Minas, de 0,7 ponto percentual, foi quase o dobro da expansão de 0,4 ponto registrada por Espírito Santo e Pará, que aparecem logo em seguida. Como resultado, a economia mineira ainda reduziu à metade a distância em relação à do Rio de Janeiro, segunda maior do país, que responde por 10,8% do PIB nacional. São Paulo lidera com 33,1% do total. (Págs. 1 e 12)

Desgaste na CBF derruba Mano

De nada adiantaram as animadoras apresentações recentes da Seleção e a conquista do título do Superclássico das Américas, quarta-feira. As divergências internas na CBF desde a renúncia de Ricardo Teixeira falaram mais alto e Mano Menezes foi demitido pelo presidente da entidade, José Maria Marin, que estaria disposto a afastar todos os profissionais ligados a Teixeira. Veja ao lado os cotados para o lugar de Mano. (Págs. 1 e 3)

Felipão

Prós: Campeão mundial com a Seleção em 2002, com sete vitórias em sete jogos. Campeão da Copa do Brasil 2012 com o Palmeiras.

Contras: Comandou o rebaixado Palmeiras em 24 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro deste ano.

Muricy

Prós: Quatro vezes campeão brasileiro entre 2006 e 2010, com o São Paulo e o Fluminense, e da Libertadores com o Santos em 2011.

Contras: Recusou convite da CBF para ser técnico da Seleção em 2010 para cumprir o contrato que mantinha com o Fluminense.

Tite

Prós: Campeão brasileiro no ano passado e da Libertadores este ano, ainda pode ganhar o Mundial no mês que vem.

Contras: Seria o segundo técnico seguido do Corinthians a ser chamado para a Seleção. Treinou o Galo no ano do rebaixamento.

Caso Bruno: Promotoria usa sangue e telefonemas contra réus

Último dia do julgamento de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda de Castro, ex-namorada de Bruno, foi marcado por fortes argumentos da acusação, que usou dados de perícia e tecnologia capaz de comprovar troca de ligações entre os acusados. (Págs. 1, 21 e 22)

Golpe: Empréstimos falsos põem seis na cadeia

Estelionatários simulavam operação de oferta de crédito, pediam adiantamento às vítimas, mas não depositavam a quantia prometida. Esquema pode ter lesado 5 mil pessoas no Brasil e rendido R$ 1 milhão aos criminosos, que usavam empresas de fachada. (Págs. 1 e 23)

Corrupção: Quadrilha forjava parecer técnico de órgãos federais

Operação da PF desarticula quadrilha que subornava servidores de agências, ministérios e tribunais de conta para obter ou falsificar documentos. Págs. 1 e 4)

Ceia de Natal: Preço do peru dispara e o do bacalhau cai

Levantamento do site Mercado Mineiro para o Estado de Minas mostra alta de 24,21% no preço médio do peru nos últimos 12 meses, que está custando de R$ 13,98 a R$ 14,52, conforme a marca, e de 26% no chester. Em compensação, o bacalhau despencou até 12,08% e o pernil, 6,6%, no comércio de BH. (Págs. 1 e 15)

Enem: Os segredos da segunda melhor escola no exame

Só uma sala comaté 35 alunos em cada ano e integração entre alunos, pais e professores garantiram o destaque do Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga. (Págs. 1 e 25)

Ensino fundamental: Justiça libera matrícula para menores de 6

Liminar da Justiça Federal de Minas suspende efeitos de resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e autoriza inscrição de crianças que estão para completar 6 anos. Escolas, porém, poderão aplicar testes para avaliar a capacidade intelectual do aluno. (Págs. 1 e 24)

Suplemento mostra nesta edição o trabalho de ONGs e movimentos sociais que fazem marcação cerrada no trabalho de políticos e na gestão de recursos no país (Pág. 1)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Reservatórios D’água em estado de elerta (Pág. 01)

Substituto de Mano terá 5 meses para armar a seleção brasileira (Pág. 01)

Macarrão pega 15 anos de cadeia (Pág. 01)

Prazo para SUS tratar pacientes com câncer (Pág. 01)

Fechamento da Webjet provoca 850 demissões (pág. 01)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Um ano após compra, Gol extingue Webjet e demite 300 no RS

Justificando falta de rentabilidade, herdeira da Varig fecha braço que operava 136 voos diários de baixo custo. Em todo o país, 850 funcionários foram dispensados. (Págs. 1 e 18)

Já era, Mano

Dois dias depois de ganhar o seu segundo título, chegam ao fim os dois anos e quatro meses do técnico Mano Menezes à frente da Seleção. (Págs. 1, 4, 5 e Esportes)

David Coimbra: A mudança na Seleção foi política.

Rodrigo Müzell: O último ato de um ano de mudanças na CBF.

Operação: PF faz busca em escritório da Presidência

Chefe de gabinete de Dilma em São Paulo é investigada por venda de pareceres técnicos. (Págs. 1 e 6)

UFRGS: Os candidatos por vaga em cada curso

Medicina, Psicologia e Jornalismo lideram procura no vestibular de 2013. Confira a lista completa. (Págs. 1 e 35)

Clipping Radiobrás

 



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *