Oitenta e uma vassouras verde e amarelas, uma para cada senador, foram colocadas em forma de cruz em frente ao Congresso Nacional nesta quarta-feira por manifestantes contrários à candidatura do senador Renan Calheiros, do PMDB alagoano, à presidência do Senado. Renan foi denunciado na semana passada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pelo suposto uso de notas fiscais frias.

A intenção dos movimentos anticorrupção era lavar a rampa do Congresso, mas foram impedidos pela polícia legislativa de entrar no prédio. Pouco mais de 20 pessoas com vassouras e baldes fizeram uma lavagem simbólica da mureta do espelho d’água em frente ao Congresso. Antônio Carlos Costa, fundador do movimento Rio de Paz e um dos organizadores da manifestação, considera uma desmoralização para o Congresso a volta de Renan Calheiros, que renunciou à presidência do Senado em 2007, em meio a uma série de denúncias. Apesar da presença de poucos manifestantes, Antônio destaca que foram colhidas 100 mil assinaturas, em cinco dias, através das redes sociais, contra a candidatura de Renan Calheiros.

“Nós não esperávamos uma multidão. Uma quarta-feira, três horas da tarde. Um assunto cuja dimensão é difícil de ser mensurada pelo cidadão comum, mas não podemos nos esquecer que nós temos 100 mil pessoas que assinaram nossa petição que estão sendo representadas hoje, aqui, por nós. E que também temos aproximadamente 25 instituições de combate à corrupção que se uniram”

A bancada do PMDB se reúne nesta quinta-feira para formalizar o nome de Renan Calheiros, que ainda não se declara candidato, mas é o favorito para ganhar as eleições. Até agora, apenas o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lançou seu nome na disputa, mas o grupo dos chamados “independentes” se articula para lançar o senador Pedro Taques (PDT-MT) na corrida à presidência do Senado. Em reunião nesta quarta-feira, a bancada do PSB no Senado decidiu não apoiar a candidatura de Calheiros à presidência da Casa. A eleição será na sexta-feira. O presidente do Senado preside também o Congresso Nacional.

[jwplayer config=”Out-of-the-Box_copy” mediaid=”26844″]

Rádio Câmara.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.