Motoristas e cobradores da TIL entram em greve nesta segunda-feira
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 7th junho 2015

unnamed (3)Os funcionários da TIL Transportes Coletivos vão entrar em greve a partir das 4 horas da madrugada desta segunda-feira (8). A paralisação vai afetar o transporte metropolitano entre Cambé, Ibiporã e Londrina e, também, o serviço urbano realizado pela empresas nos municípios de Cambé e Ibiporã. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva, a TIL chegou a fazer uma proposta à categoria em reunião realizada no início da tarde de sexta-feira (5). No entanto, conforme o sindicalista, a companhia voltou atrás, horas depois, com a inclusão de uma condição que acabou inviabilizando a votação da proposta em assembleia. “O sindicato tinha a intenção de defender o que havia sido proposto, mas tudo foi por água abaixo”.

De acordo com Silva, a empresa ofereceu, primeiramente, 7,12% de reajuste salarial mais vale-alimentação de R$ 104 para cada trabalhador. “O índice proposto não iria cobrir a inflação de 8,34%, mas o tíquete seria uma conquista nova, e significaria ganho mensal de 12,24% ao motorista, mais de 15% ao cobrador e cerca de 17% aos funcionários dos serviços gerais”, argumentou.

O problema, segundo o sindicalista, foi a empresa ter exigido, em contrapartida, a não contratação de mais cobradores. “Eles apresentaram essa condição de última hora e acabaram inviabilizando toda a negociação”, observou o presidente do Sinttrol. A exigência da TIL, na avaliação de Silva, poderia acabar com o cargo de cobrador em menos de um ano. “Se o sindicato concorda com isso, em seis meses eles começam a demitir todo mundo e extinguem os postos de trabalho”, destacou.

A TIL conta, atualmente, com 370 funcionários, entre eles 165 motoristas e 105 cobradores. A empresa ainda não se pronunciou a respeito da greve.

Fonte: Portal Bonde

Compartilhe nossa Matéria