unnamedUm Movimento que abriga todas as religiões, idades e perfis, o “Cristma-Movimento Cristo Te Ama”, fundado e coordenado por Aparecida Pascueto, existe há mais de 20 anos e permanece unindo famílias e pessoas, pautando sempre o mesmo ideal: superar vícios e problemas familiares.

Esse grupo que promove a união das famílias e a superação dos vícios, organizou na última terça-feira (7 de janeiro), na Casa de Aparecida, uma confraternização para celebrar a ampliação do Movimento, que hoje possui cinco sedes, nos seguintes bairros: Jardim Ana Rosa, Jardim Santo Amaro, Cambé 2, Jardim Novo Bandeirantes e Centro.Aparecida, atual Vice-Prefeita de Cambé, mais conhecida por Cidinha, fala sobre o Grupo que ao longo do tempo, já auxiliou mais de mil pessoas “Digo que nós vivemos , que nós evoluímos e não sobrevivemos há 20 anos, já que a cada ano chegam mais pessoas para participarem do Grupo. Tudo começou com cinco jovens que se reuniam na sala de minha casa, para buscarem apoio para enfrentarem esse vício terrível.”

unnamed (1)Vícios por drogas ilícitas, ou por álcool e/ou cigarro prejudicam a saúde de todo ser humano que faz uso de tais substâncias, mas indiscutivelmente o consumo dessas drogas é nocivo também à estrutura familiar. Um exemplo claro, sobre o quanto as drogas podem prejudicar e até separar pessoas, é o caso da família Silva. Jorge Luiz da Silva, hoje aposentado, marido, pai , avô e sogro,correu o risco de não ver sua filha crescer e também de não conviver com sua esposa, neto e genro, pois havia se divorciado de Maria Aparecida Figueiredo Silva “ O vício cega você, eu fui alcóolatra por anos e cheguei a aceitar o divórcio, que minha esposa tinha pedido. Eu não enxergava que precisava mudar, não via que além de me prejudicar, prejudicava toda minha família com minha compulsão por bebida”, conta Jorge.

As dificuldades da família foram inúmeras, conta Maria “ Meu marido teve de passar por duas internações, entre os anos de 94 e 96 e sei que a desintoxicação não seria suficiente, se ele não tivesse percebido que ele tinha de tomar a decisão de nunca mais beber e se ele não percebesse que ele não era o único, provavelmente ele não estaria firme e longe do vício.”

“Eu e minha família só temos a agradecer ao “Movimento Cristo Te Ama”, que deu força e minha família de nos mantermos unidos. Hoje, conto com orgulho que meus pais são Coordenadores do Grupo do Jardim Alvorada”, completa Ana Carolina da Silva, filha do casal.

O jantar, que reuniu cerca de 60 pessoas, contou também, com a presença do casal César Nogueira e Joana Nogueira (nomes fictícios), que se empenham em comparecer aos encontros semanais em um dos cinco Grupos de Cambé para ajudarem o filho que é alcóolatra em recuperação “ Eu me desesperava em ver meu filho naquela situação, então quando soube desse Movimento levei minha esposa e filho para as reuniões, lá são dados depoimentos, testemunhos e aí a gente percebe que muitas famílias passam por dificuldades. Os testemunhos dão forças aos que lutam contra o vício. Nos mantemos vigilantes pois sabemos que sozinho um dependente se sente fraco”, conta César Nogueira ( nome fictício).

“O Cristma é laico ,ou seja, não prega nenhuma religião específica e se mantém aberto para novos integrantes. Mais informações sobre os encontros do Movimento pelo celular: (43) 9604-2831.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.