tn_620_600_palmas6_JTA massa de ar polar que está derrubando as temperaturas em toda a região Sul do Brasil trouxe neve para os municípios do sul do Paraná. Até as 23h desta segunda-feira (22) relatos, fotos e vídeos do fenômeno foram registrados em pelo menos vários municípios, como Palmas, Pinhão, General Carneiro, União da Vitória e Guarapuava, entre outros. No entanto, oficialmente o Instituto Tecnológico Simepar não confirmou o fenômeno. A neve pode cair novamente entre a madrugada e as primeiras horas da manhã desta terça-feira (23).

No Paraná, a maior probabilidade de nevar é para municípios que ficam na fronteira com Santa Catarina, como General Carneiro, Palmas e Clevelândia, e no sul da Região Metropolitana de Curitiba, como Mandirituba e Agudos do Sul. “A umidade e as baixas temperaturas favorecem a ocorrência, mas, de qualquer modo, seria neve de fraca intensidade”, comenta o meteorologista Lizando Jacóbsen, do Simepar.

Em municípios como Pato Branco e Palmas também houve registro de um fenômeno meteorológico semelhante, a chuva congelada, conhecida como “sleet”. A técnica em meteorologia do Instituto Somar Patrícia Vieira explica que a diferença começa já em sua formação. “A chuva congelada acontece quando as gotas de chuva congelam conforme estão caindo. Com a neve, o floco se forma já nas nuvens”, diz. “Quando a neve cai no chão, ela continua por ali. Com a chuva congelada, as gotas derretem assim que tocam alguma superfície”, completa.

Ajuda

Não há um instrumento que consiga precisar se houve ou não neve, e, para que o fenômeno possa ser comprovado, o Simepar precisa da ajuda dos cidadãos. “Pedimos que as pessoas nos enviem fotos e vídeos daquilo que eles acreditam ser neve para que possamos verificar e registrar a ocorrência”, informa Jacóbsen. Até as 19h de segunda-feira, o instituto não havia recebido imagens de neve.

Com neve ou sem neve, as temperaturas vão continuar baixas no Paraná. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos oito graus. Em Palmas, a mínima pode chegar até os três graus negativos. A partir de quarta-feira, a tendência é que a umidade diminua bastante, o que deve fazer com que o estado registre fortes geadas.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.