O que considerar antes de comprar um carro usado

463

O sonho de ter um carro é mais que o desejo por um bem de consumo. É uma busca por liberdade, por mobilidade. É aquela horinha extra no passeio com a família. É usar uma rota alternativa para chegar em casa, fugindo do trânsito e do transporte coletivo.

Se nas cidades grandes, ter seu automóvel faz diferença, imagine em cidades pequenas, ou até mesmo na zona rural de algumas localidades, onde o transporte coletivo é limitado, inexistente em alguns casos. Apesar de o carro zero ser o ideal, o bolso pode fazer a balança pender para o lado de um veículo usado ou seminovo.

Há, sim, riscos em adquirir um bem que, mesmo com valor menor que o carro zero quilômetro, ainda é um grande investimento. Mas é só planejar um pouco que tudo dá certo. Vamos às dicas?

Descubra que tipo de carro você precisa

Ainda no momento da pesquisa por um veículo, pense bem no uso que você fará do seu carro. Como você pretende utilizá-lo? Em viagens mais longas? É bom pensar em um automóvel mais confortável, com um motor mais potente. Vai ser usado no dia a dia, para se deslocar dentro da sua cidade? Então a melhor pedida é um carro mais econômico.

Em todos os casos, contudo, você precisa fazer uma boa avaliação geral do automóvel.

Calcule os gastos fixos

Pense que o carro traz muitos benefícios mas ainda é um passivo. Ou seja, gera despesas. Portanto, não calcule apenas o investimento necessário para a compra do veículo. Você precisará investir continuamente em revisões, consertos, combustível, IPVA, licenciamento, seguro de carros.

Para ajudar na manutenção, escolha marcas com boa distribuição de concessionárias e mecânicas autorizadas. É bem comum ver um veículo de marca que não tem ampla assistência na região custar mais barato. O valor economizado, entretanto, será desembolsado logo no primeiro conserto. Sem contar o tempo maior que o auto passará na oficina.

Verifique a conservação do carro

Ao observar a conservação interna do veículo, o estado dos bancos e acabamentos, você já tem uma noção dos cuidados que o carro recebeu ao longo dos anos. O mesmo vale para riscos e amassados na lataria, portas desalinhadas e peças não encaixadas adequadamente.

O ponto principal, contudo, é observar se há algum indício contrário. Excesso de limpeza pode ocultar avarias que o vendedor não está tão interessado em apontar. Confira sempre a pintura do veículo. Se houver pequenas diferenças na tonalidade de cor, o auto pode ter se envolvido em alguma batida.

Carros à venda com valor muito abaixo do praticado no mercado também indicam mau negócio. O proprietário pode estar apenas precisando fazer uma transação com urgência, mas pode ter algum problema mais sério escondido. Por isso, observe bem os detalhes. Para ajudá-lo a verificar se o carro foi bem cuidado, peça também o manual e os comprovantes das revisões obrigatórias.

Leve um bom mecânico para uma vistoria

Por mais que você entende bastante de carros, ter um mecânico de confiança ao seu lado é fundamental. O profissional será capaz de encontrar e identificar pequenos problemas visíveis e invisíveis. Ele pode ajudá-lo a reduzir o valor do veículo na hora da negociação o fazê-lo desistir de uma compra ruim.

Você e o seu mecânico têm direito a fazer um teste com o automóvel. Esse passeio é importante para verificar o funcionamento e desempenho do carro. Afinal, por mais bonito que o veículo esteja, ele provocará um grande transtorno se não conseguir levá-lo ao seu destino.

Verifique se o carro tinha seguro

Um carro segurado é garantia de que o motorista teve o suporte necessário, feito por equipe certificada. Isso já é um grande passo na hora da compra, uma vez que probabilidade dos serviços terem sido realizados com peças originais aumenta.

Se você optar por adquirir o veículo, transfira ou contrate uma seguradora para atendê-lo(a). É a melhor forma de dirigir com segurança e manter o funcionamento adequado do seu usado ou seminovo por mais tempo.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *